Questões de Arquivologia da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Arquivologia da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para produzir um fundo de arquivo, uma organização, entidade, seja ela pública ou privada, deve possuir os seguintes elementos, exceto:

  • A.

    atribuições precisas e estáveis.

  • B.

    posição no seio da hierarquia administrativa definida com exatidão.

  • C.

    política arquivística institucional independente e autônoma.

  • D.

    chefia responsável, gozando de poder de decisão.

  • E.

    organização interna conhecida e fixada em um organograma.

A criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados, gestão de correio e telecomunicações, análise de sistemas, produção e a manutenção de programas de documentos vitais fazem parte de um programa de gestão de documentos da fase de

  • A.

    utilização e conservação.

  • B.

    produção.

  • C.

    criação e normatização.

  • D.

    destinação e eliminação.

  • E.

    recolhimento.

O nível mínimo de aplicação de programas de gestão de documentos contempla

  • A.

    os programas de retenção e eliminação de documentos e procedimentos para recolhimento ao arquivo nacional daqueles documentos de valor permanente.

  • B.

    a gestão de diretrizes administrativas, de correspondência e telecomunicações, de máquinas copiadoras, uso de recursos informatizados, entre outros.

  • C.

    a existência de um ou mais centros de arquivamento intermediário.

  • D.

    a adoção da elaboração e gestão de formulários, elaboração de sistemas de arquivos correntes, gestão de correspondência e documentos vitais.

  • E.

    a gestão de documentos estratégicos e depósitos de arquivos permanentes.

A gestão de documentos vitais determina a necessidade de duas atividades principais:

  • A.

    descrição e preservação.

  • B.

    identificação e proteção.

  • C.

    difusão e indexação.

  • D.

    classificação e arranjo.

  • E.

    transferência e recolhimento.

Os arquivos correntes têm as seguintes características:

 

I. documentos com pequena possibilidade de uso.

II. documentos com valor primário elevado.

III. documentos que ficam próximos aos usuários diretos.

IV. documentos com valor informativo.

 

Os itens corretos são

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    I e IV

  • D.

    II e III

  • E.

    II e IV

As quatro idades propostas pelo italiano Elio Lodolini correspondem à

  • A.

    divisão da fase corrente em pré-arquivística e arquivo ativo.

  • B.

    criação de uma fase de armazenamento dos documentos sigilosos.

  • C.

    divisão do arquivo intermediário em duas fases.

  • D.

    divisão do arquivo permanente em duas fases: uma com restrição de acesso e, outra, com acesso público.

  • E.

    criação de uma fase de armazenamento dos documentos reformatados (microfilmados ou digitalizados).

É atividade do arquivo intermediário:

  • A.

    protocolo.

  • B.

    expedição de documentos.

  • C.

    gestão das correspondências.

  • D.

    gestão de informes.

  • E.

    armazenamento de baixo custo.

Evitar o congestionamento dos arquivos permanentes com documentos que ainda não chegaram à idade de serem custodiados ou que serão destruídos ao fim dos prazos indicados para a eliminação é um objetivo do arquivo

  • A.

    corrente.

  • B.

    inativo.

  • C.

    intermediário.

  • D.

    de gestão.

  • E.

    ativo.

O curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa é conhecido como

  • A.

    distribuição.

  • B.

    tramitação.

  • C.

    expedição.

  • D.

    registro.

  • E.

    protocolização.

O desentranhamento é a

  • A.

    juntada definitiva de um processo a outro.

  • B.

    juntada provisória de um processo a outro.

  • C.

    separação de processos após a juntada provisória.

  • D.

    retirada de folhas do processo.

  • E.

    abertura de um novo volume do mesmo processo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...