Questões de Arquivologia da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Como é chamada a identifi cação das unidades de classifi cação?

  • A.

    Ordenação.

  • B.

    Notação.

  • C.

    Grau.

  • D.

    Nível.

  • E.

    Etiqueta.

Quando a estrutura orgânica fornece a base para grandes agrupamentos de documentos, estamos falando de qual tipo de classificação?

  • A.

    Funcional.

  • B.

    Por assuntos.

  • C.

    Por atividades.

  • D.

    Organizacional.

  • E.

    Temática.

O arquivo intermediário é formado por documentos com

  • A.

    grande valor informativo.

  • B.

    valor primário decrescente.

  • C.

    valor secundário.

  • D.

    valor probatório e secundário.

  • E.

    grande valor primário.

A teoria das três idades tem uma aplicação direta nas estratégias de qual função arquivística?

  • A.

    Classificação.

  • B.

    Descrição.

  • C.

    Criação.

  • D.

    Preservação.

  • E.

    Avaliação.

No nível institucional, qual é o primeiro nível de classificação?

  • A.

    Série.

  • B.

    Grupo.

  • C.

    Fundo.

  • D.

    Classe.

  • E.

    Bloco.

A disposição de documentos de uma unidade de classificação, a partir de elemento convencionado para sua recuperação é a definição de:

  • A.

    ordenação.

  • B.

    indexação.

  • C.

    classificação.

  • D.

    arquivamento.

  • E.

    arranjo.

Quais os três conceitos envolvidos na organização de documentos de arquivo?

  • A.

    Indexação, ordenação e arquivamento.

  • B.

    Classificação, ordenação e arquivamento.

  • C.

    Catalogação, indexação e classificação.

  • D.

    Catalogação, ordenação e arquivamento.

  • E.

    Indexação, arquivamento e classificação.

Quais são os três tipos de método de classificação?

  • A.

    Funcional, organizacional e por assuntos.

  • B.

    Funcional, numérico e alfabético.

  • C.

    Por assunto, numérico e automático.

  • D.

    Cronológico, organizacional e por assunto.

  • E.

    Estrutural, por assunto e cronológico.

A correspondência se constitui numa parte bastante volumosa dos documentos de arquivo, podendo ser de caráter oficial ou particular. Entre as opções apresentadas a seguir, assinale aquela que não se refere a uma correspondência oficial.

  • A.

    Envelope dirigido a uma instituição ou a suas unidades ou subunidades administrativas, sem indicação nominal de um servidor.

  • B.

    Envelope dirigido a uma instituição ou a suas unidades administrativas, contendo, em segundo plano, o nome do servidor, sem fazer menção ao cargo que exerce.

  • C.

    Envelope dirigido a servidor de uma instituição, sem a indicação do cargo que exerce.

  • D.

    Envelope dirigido a servidor de uma instituição, contendo, em segundo plano, o cargo que exerce, mesmo que o nome do servidor não corresponda ao real titular do cargo.

  • E.

    Envelope dirigido aos titulares dos cargos, mesmo quando, em segundo plano, conste um nome que não seja o do atual ocupante do cargo.

Constituem atividades de protocolo, exceto:

  • A.

    separar a correspondência oficial da particular e distribuir a correspondência particular, sem submetê-la às demais rotinas de controle.

  • B.

    separar a correspondência ostensiva da sigilosa e encaminhar a correspondência sigilosa aos respectivos destinatários.

  • C.

    interpretar e classificar a correspondência, com base no plano de classificação da instituição, se existente.

  • D.

    ler a correspondência ostensiva e verificar a existência de antecedentes.

  • E.

    atender aos pedidos de empréstimo de documentos das unidades administrativas.

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