Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Proposta Curricular apresenta outro modo de pensar a arte como objeto de estudo no contexto escolar, por meio da criação e composição de sete Territórios da Arte&Cultura. Observe atentamente a imagem abaixo, que mostra de forma visual os territórios.
Na imagem, está ausente o território
materialização.
materialidade.
musicalização.
saberes matéricos.
história dos materiais.
Observe atentamente as imagens e as colunas 1 e 2 abaixo.
Segundo os processos educativos a partir da Proposta Curricular, a relação correta entre o conteúdo a ser estudado e o Território da Arte&Cultura correspondente, por meio das duas colunas, é apresentado em
I-B; II-A; III-D.
I-C; II-D; III-A.
I-A; II-C; III-B.
I-D; II-B; III-C.
I-A; II-B; III-C.
Em Universos da Arte, a artista e professora Fayga Ostrower expõe os princípios fundamentais de composição das artes plásticas ao mesmo tempo que relata sua experiência de ministrar um curso para
professores de arte.
mediadores de um centro cultural.
operários de uma fábrica.
jovens de uma escola pública.
educadores de ONGs.
Os atuais textos sobre ensino de arte trazem a abordagem do conceito de experiência de Jorge Larrosa. Outro teórico importante que estudou este conceito e influenciou o ensino de arte brasileiro foi
Gilles Deleuze.
Walter Benjamin.
Fernando Hernández.
John Dewey.
Raimundo Martins.
O estudo da arte no Brasil, a partir do modernismo, inclui leituras, contextualização e análises das produções artísticas brasileiras do século XX, que refletiam uma cultura mais nacionalista, com temas e aspectos da natureza e realidade brasileira. Entre os artistas da época, tem-se
Anita Malfatti, Di Cavalcante, Tarsila do Amaral.
Cândido Portinari, Almeida Junior e Aleijadinho.
Claude Monet, Lasar Segall e Anita Malfati.
Manoel da Costa Ataíde, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.
Maria Bonomi, Lygia Pape e Hélio Oiticica.
Da mesma maneira que lemos um livro podemos ler uma produção artística. Ao lermos estaremos produzindo sentido. Em relação à leitura de uma obra de arte, marque a alternativa correta.
O elemento cor em uma obra figurativa ou abstrata será interpretado da mesma maneira por todos que observarem.
Ao assistir um filme ou uma música, você interpretará sem interferência de fatores externos, somente aqueles produzidos pelo autor.
Você vê a obra de acordo com sua ótica, ou seja, de acordo com suas referências pessoais e culturais.
Uma obra de arte existe, desde o momento em que ela é concluída, e terá sempre significados sem que ninguém precise apreciá-la.
Não é necessário ter conhecimento prévio para compreender a produção estética da humanidade.
A educação artística foi incluída no currículo escolar em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de então. A partir da atual LDB Lei n.º 9.394/1996 , a arte passou a ser considerada disciplina obrigatória na educação básica.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A implementação da arte na escola, no âmbito da arte-educação, objetiva, unicamente, estabelecer um momento de lazer e descanso durante a jornada de aula.
Considerando as informações acima, julgue os itens seguintes.
A prática pedagógica da arte deve-se ater principalmente ao ensino do desenho, realizado segundo as técnicas da perspectiva linear.
Considerando as informações acima, julgue os itens seguintes.
interdisciplinaridade no ensino da arte pode ocorrer tanto na interconexão das diversas manifestações artísticas, quanto na relação da arte com outras áreas do conhecimento.
Considerando as informações acima, julgue os itens seguintes.
No conhecimento dos conteúdos artísticos, aspectos como a estrutura, os elementos formais, a temática e o contexto histórico e social das obras de arte não são considerados critérios essenciais para o ensino da arte na escola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...