Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, considerando as ideias suscitadas pelo texto e a trajetória política do ensino da arte no Brasil.
A reforma educacional de 1971 inseriu no currículo educacional a ideia de arte como prática polivalente (artes plásticas, música e artes cênicas).
Julgue os itens seguintes, considerando as ideias suscitadas pelo texto e a trajetória política do ensino da arte no Brasil.
As primeiras influências educacionais no Brasil ocorreram no período colonial, decorrentes da atuação dos jesuítas, que introduziram a dicotomia entre as artes liberais e a dos ofícios manuais.
Julgue os itens seguintes, considerando as ideias suscitadas pelo texto e a trajetória política do ensino da arte no Brasil.
A institucionalização do ensino da arte no Brasil ocorreu com a divisão do território brasileiro em capitanias hereditárias.
A partir do conceito de arte desenvolvido por Gombrich, julgue os itens de 97 a 100, relativos à arte na educação brasileira.
O conceito de arte como expressão da humanidade estimula a construção de habilidades cognitivas e favorece o desenvolvimento de propostas significativas e interdisciplinares.
A partir do conceito de arte desenvolvido por Gombrich, julgue os itens de 97 a 100, relativos à arte na educação brasileira.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica introduzem o conceito de arte como linguagem ao incorporar a proposta triangular e seus eixos articuladores no processo de ensino e aprendizagem.
A partir do conceito de arte desenvolvido por Gombrich, julgue os itens de 97 a 100, relativos à arte na educação brasileira.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a flexibilidade da estrutura curricular estabelece concepções e técnicas para o ensino da arte com uma prática descontextualizada da aprendizagem.
A partir do conceito de arte desenvolvido por Gombrich, julgue os itens de 97 a 100, relativos à arte na educação brasileira.
O conceito de arte como linguagem pressupõe estratégia pedagógica que contemple a transdisciplinaridade e o aspecto transmetodológico.
Na Proposta Curricular, os Territórios de Arte&Cultura propõem outro modo de olhar para a arte como objeto de estudo no contexto escolar, oferecendo em cada território um foco específico que se conecta com os demais territórios. Quando um foco de estudo é no território de patrimônio cultural, propõe-se
ampliação do olhar acerca da cultura e das heranças culturais que marcam e dão referência sobre quem somos.
inclusão do patrimônio cultural africano como tema transversal e referência sobre a identidade brasileira.
valorização de um mosaico cultural composto de artefatos ou objetos feitos pelo homem e compartilhados entre as gerações.
ênfase na educação patrimonial para que sejam preservados os bens imateriais da escola e da comunidade.
visitas a prédios históricos e museus por meio do Programa Cultura é Currículo, criando o hábito cultural nos alunos e professores da rede pública.
De acordo com Rejane Coutinho (Programa Cultura é Currículo), tratar a questão da cultura na educação exige reflexões e posicionamentos, pois não há consensos. Para situar e reconhecer esse campo de estudos é fundamental
o reconhecimento da missão de transmissão cultural atribuída tradicionalmente à escola, único espaço que pode definir os repertórios e usos legítimos da cultura.
o entendimento de que cultura envolve apenas as chamadas artes puras, comportando também a categoria das artes aplicadas, como o artesanato, a decoração, o design.
a constatação de que cultura hoje refere-se exclusivamente às produções das indústrias culturais que, por serem tão próximas do cotidiano dos alunos, devem embasar o estudo de cultura visual.
a clareza de que a relação entre cultura e educação está na identidade cultural, que deve ser trabalhada com a perspectiva afirmativa de reforço à autoestima dos alunos.
a certeza de que cultura é uma construção histórica e social, que mantém proximidade com as relações de poder.
Em Horizontes Culturais: lugares de aprender (Programa Cultura é Currículo), são apresentados os lugares de aprender da cidade de São Paulo. O Projeto de Formação de Público em Artes Cênicas é oferecido pelo Centro
Universitário Maria Antonia.
Trianon de São Paulo.
de Referência Mário Covas.
Cultural FIESP.
da Cultura Judaica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...