Questões sobre Arte/Educação

Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens seguintes, considerando as ideias suscitadas pelo texto e a trajetória política do ensino da arte no Brasil.

A reforma educacional de 1971 inseriu no currículo educacional a ideia de arte como prática polivalente (artes plásticas, música e artes cênicas).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, considerando as ideias suscitadas pelo texto e a trajetória política do ensino da arte no Brasil.

As primeiras influências educacionais no Brasil ocorreram no período colonial, decorrentes da atuação dos jesuítas, que introduziram a dicotomia entre as artes liberais e a dos ofícios manuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, considerando as ideias suscitadas pelo texto e a trajetória política do ensino da arte no Brasil.

A institucionalização do ensino da arte no Brasil ocorreu com a divisão do território brasileiro em capitanias hereditárias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do conceito de arte desenvolvido por Gombrich, julgue os itens de 97 a 100, relativos à arte na educação brasileira.

O conceito de arte como expressão da humanidade estimula a construção de habilidades cognitivas e favorece o desenvolvimento de propostas significativas e interdisciplinares.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do conceito de arte desenvolvido por Gombrich, julgue os itens de 97 a 100, relativos à arte na educação brasileira.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica introduzem o conceito de arte como linguagem ao incorporar a proposta triangular e seus eixos articuladores no processo de ensino e aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do conceito de arte desenvolvido por Gombrich, julgue os itens de 97 a 100, relativos à arte na educação brasileira.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a flexibilidade da estrutura curricular estabelece concepções e técnicas para o ensino da arte com uma prática descontextualizada da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do conceito de arte desenvolvido por Gombrich, julgue os itens de 97 a 100, relativos à arte na educação brasileira.

O conceito de arte como linguagem pressupõe estratégia pedagógica que contemple a transdisciplinaridade e o aspecto transmetodológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na Proposta Curricular, os Territórios de Arte&Cultura propõem outro modo de olhar para a arte como objeto de estudo no contexto escolar, oferecendo em cada território um foco específico que se conecta com os demais territórios. Quando um foco de estudo é no território de patrimônio cultural, propõe-se

  • A.

    ampliação do olhar acerca da cultura e das heranças culturais que marcam e dão referência sobre quem somos.

  • B.

    inclusão do patrimônio cultural africano como tema transversal e referência sobre a identidade brasileira.

  • C.

    valorização de um mosaico cultural composto de artefatos ou objetos feitos pelo homem e compartilhados entre as gerações.

  • D.

    ênfase na educação patrimonial para que sejam preservados os bens imateriais da escola e da comunidade.

  • E.

    visitas a prédios históricos e museus por meio do Programa Cultura é Currículo, criando o hábito cultural nos alunos e professores da rede pública.

De acordo com Rejane Coutinho (Programa Cultura é Currículo), tratar a questão da cultura na educação exige reflexões e posicionamentos, pois não há consensos. Para situar e reconhecer esse campo de estudos é fundamental

  • A.

    o reconhecimento da missão de transmissão cultural atribuída tradicionalmente à escola, único espaço que pode definir os repertórios e usos legítimos da cultura.

  • B.

    o entendimento de que cultura envolve apenas as chamadas artes puras, comportando também a categoria das artes aplicadas, como o artesanato, a decoração, o design.

  • C.

    a constatação de que cultura hoje refere-se exclusivamente às produções das indústrias culturais que, por serem tão próximas do cotidiano dos alunos, devem embasar o estudo de cultura visual.

  • D.

    a clareza de que a relação entre cultura e educação está na identidade cultural, que deve ser trabalhada com a perspectiva afirmativa de reforço à autoestima dos alunos.

  • E.

    a certeza de que cultura é uma construção histórica e social, que mantém proximidade com as relações de poder.

Em Horizontes Culturais: lugares de aprender (Programa Cultura é Currículo), são apresentados os lugares de aprender da cidade de São Paulo. O Projeto de Formação de Público em Artes Cênicas é oferecido pelo Centro

  • A.

    Universitário Maria Antonia.

  • B.

    Trianon de São Paulo.

  • C.

    de Referência Mário Covas.

  • D.

    Cultural FIESP.

  • E.

    da Cultura Judaica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...