Questões sobre Arte/Educação

Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Ana Mae Barbosa, em seu livro Teoria e Prática da Educação Artística, “um dos papéis da arte é preparar o povo para os novos modos de percepção, largamente introduzidos pela revolução tecnológica e da comunicação de massas.” Em relação ao uso das linguagens tecnológicas no ambiente escolar, é CORRETO afirmar:

  • A. Não se deve estimular a educação através de meios de comunicação de massas, já que estes são prejudiciais à criança e ao adolescente.
  • B. A mudança nos padrões de percepção visual, provocada pela comunicação eletrônica, não deve ser aproveitada pelo professor.
  • C. A influência da comunicação de massa só começa através de experiências na escola.
  • D. O estudo das linguagens multimídias é significativo para os estudantes contemporâneos.

Com relação ao histórico do ensino de Arte no Brasil e as suas perspectivas, é INCORRETO afirmar:

  • A. Na escola tradicional, valorizavam-se, principalmente, as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando, ao mesmo tempo, uma visão utilitarista e imediatista da arte.
  • B. Entre os anos 20 e 70, muitas escolas brasileiras viveram também outras experiências no âmbito do ensino e aprendizagem de Arte, fortemente sustentadas pela estética modernista e com base nas tendências pedagógicas e psicológicas que marcaram o período.
  • C. No final dos anos 60 e na década de 70, nota-se a tentativa de distanciamento entre as manifestações artísticas ocorridas fora do espaço escolar e a que se ensina dentro dele.
  • D. Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias.

Com relação ao ensino de Arte no ensino fundamental, é esperado que os alunos sejam capazes de:

  • A. Compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
  • B. Pesquisar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e informação.
  • C. Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas.
  • D. Experimentar e explorar as possibilidades de uma linguagem artística específica.

Assinale a alternativa que indica o perfil ideal do professor de artes na contemporaneidade.

  • A. Professor que incentiva o gosto pelas manifestações artístico-culturais que estejam mais próximas da realidade do aluno, impedindo-o de estabelecer contatos com as outras variantes.
  • B. Professor que saiba incentivar, de modo diversificado, o gosto artístico nas mais variadas manifestações da arte e da cultura.
  • C. Professor que incentive a produção artística do aluno, priorizando-a em detrimento das produções artístico-culturais já existentes.
  • D. Professor que trabalhe o desenho livre em sala de aula como forma de escape às suas responsabilidades no ato de pesquisar para continuar aprendendo.

Para conhecer o processo histórico do ensino de Arte e nele saber interferir com consciência, é importante a leitura de diversas bibliografias da autora Ana Mae Barbosa, como: Arte-Educação no Brasil (1978), O Ensino da Arte e sua História (1990), Inquietações e Mudanças no Ensino de Arte (2008), entre outras. Essa autora, bastante conhecida no mundo acadêmico por seus posicionamentos, suas contribuições e reflexões acerca do ensino de Arte, difundiu uma concepção de construção de conhecimento em artes que tem por base um trabalho pedagógico integrador denominado:

  • A. Proposta Triangular do Ensino da Arte.
  • B. DBAE.
  • C. Critical Studies.
  • D. Proposta Educação através da Arte.

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O aluno desenvolve sua sensibilidade e percepção tanto pelo processo de elaboração de formas artísticas quanto pela apreciação e pelo conhecimento das formas produzidas por ele e seus colegas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Ao conhecer a arte de diferentes culturas, o aluno é capaz de compreender e valorizar a diversidade da imaginação humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

A arte contribui para o desenvolvimento do pensamento e da percepção artística, elementos que caracterizam uma maneira individual de dar sentido à experiência humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O ensino da arte contribui para o exercício de uma observação do cotidiano, podendo criar condições para que se possa construir projetos de vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

No contexto educativo, a arte tem importante papel no processo de construção da cidadania. A apreciação e o desenvolvimento de diferentes linguagens artísticas são fundamentais para a educação. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. O ensino da arte visa à integração entre a aprendizagem e a estética nos diversos campos artísticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No contexto educativo, a arte tem importante papel no processo de construção da cidadania. A apreciação e o desenvolvimento de diferentes linguagens artísticas são fundamentais para a educação. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos. A arte pode contribuir para a prática complementar do lúdico com o conhecimento, isto é, para o aprendizado por meio da brincadeira.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...