Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na execução dos trabalhos de auditoria, ao determinar a amostra a ser trabalhada, devem ser considerados os seguintes fatores:
erro circunstancial, efeitos irrelevantes, tamanho da amostra
risco da amostragem, erro tolerável, população objeto da amostra
efeitos irrelevantes, erros circunstanciais, erro esperado
erro inesperado, risco da amostragem, população objeto da amostragem
desvio estatístico, estratificação objeto da amostra, efeitos retardatários
A Resolução CFC nº 986/03, em seu capítulo 12.3 – Normas Relativas ao Relatório da Auditoria Interna, estabelece a finalidade do relatório de auditoria. Com base neste capítulo, assinale qual das alternativas a seguir é a correta:
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, com limitações, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido parcialmente e com imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pelos fornecedores".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta as horas incorridas dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e parcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
O objetivo de uma auditoria das demonstrações contábeis de uma empresa é permitir ao auditor independente:
estudar e controlar o patrimônio da empresa, para fornecer informações sobre a sua composição e suas variações.
expressar opiniões e planejar maneiras a fim de registrar os fatos administrativos, de conformidade com as normas contábeis.
implantar normas e procedimentos de controles internos para proteção dos bens da empresa.
expressar opiniões se essas demonstrações estão ou não preparadas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com as práticas contábeis aplicáveis às circunstâncias.
implantar normas e regulamentações contábeis, através de análises dos controles e pesquisa adequada.
Qual é a principal finalidade do trabalho de auditoria interna?
Avaliar a qualidade e aderência às normas da empresa no que se refere aos procedimentos operacionais e controles internos exercidos por terceiros que não prestam serviço à empresa.
Atestar a qualidade dos valores irrelevantes nos demonstrativos financeiros e contábeis da empresa.
Avaliar a qualidade e aderência às normas da empresa no que se refere aos procedimentos operacionais e controles internos exercidos pela empresa
Verificar a pontualidade dos funcionários e o cumprimento das suas tarefas, bem como identificar fraudes.
Constatar a aplicação das punições adequadas, quando uma fraude é apurada.
Assinale a alternativa que contém um objetivo aplicável ao Programa de Auditoria para exame de Empréstimos e Financiamentos:
verificar no extrato os créditos relativos à liberação de empréstimos obtidos.
verificar o cálculo dos juros sobre empréstimos.
certificar-se quanto à real existência de empréstimos em nome da instituição.
certificar-se quanto à liquidação subseqüente das parcelas do empréstimo.
Método gráfico de demonstrar pormenores das atividades, fornecendo uma visão geral e concisa do mesmo. Facilita a análise, o acompanhamento e a atualização das rotinas registradas, bem como auxilia a Auditoria Interna no entendimento dos processos executados pela empresa. Esta definição refere-se a um:
fluxograma.
organograma.
programa de Auditoria.
modelo de Gestão.
índice funcional.
A respeito da Auditoria Independente, analise as afirmativas a seguir.
I. A opinião do auditor expressa se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro.
II. A auditoria conduzida em conformidade com as normas de auditoria e as exigências éticas relevantes capacita o auditor a formar opinião sobre as demonstrações contábeis.
III. A auditoria em conformidade com as normas de auditoria é conduzida com base na premissa de que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança têm conhecimento de certas responsabilidades que são fundamentais para a condução da auditoria.
Assinale:
Onde a Auditoria Interna da Caixa exerce suas atividades?
I. Nas unidades da Caixa e em Fundos e Programas por ela administrados.
II. Em Coligadas e Controladas e em Entidades externas.
III. Em Unidades da Administração Indireta e em órgãos de controle interno e externo.
IV. Em permissionários, autorizados e em fundações patrocinadas.
Apenas a afirmativa I está correta
As afirmativas II e IV estão incorretas
As afirmativas I, III e IV estão corretas
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
As afirmativas I, II e IV estão corretas
Assinale a alternativa que indica a finalidade para a qual é usada a documentação de auditoria.
Com relação aos procedimentos técnicos praticados pelos profissionais da Auditoria Interna da CAIXA, podemos afirmar que:
No RA - Relatório de Auditoria - são consignadas as informações e as constatações que constituem as evidências de auditoria e fundamentam a opinião do Auditor
O escopo deve conter o Universo e a Amostra, o período examinado, o critério de amostragem, bem como o objetivo do trabalho.
A NA – Nota de Auditoria é emitida pelo Auditor quando comprovada a existência de fato ou situação relevante relacionado ao Programa de Trabalho que estiver sendo aplicado.
No desenvolvimento do trabalho são aplicadas técnicas e procedimentos usuais de auditoria, calcados no conjunto de critérios que compreende a materialidade, a relevância, o risco relativo e a vulnerabilidade.
O PA - Parecer de Auditoria - contém a opinião do Auditor sobre gestão, produtos ou serviços da CAIXA e são emitidos, exclusivamente, em processos de Tomada de Contas Especial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...