Lista completa de Questões sobre Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito de auditorias interna e externa e da avaliação dos controles internos, julgue os próximos itens.
Para avaliar a eficácia da configuração ou da operação de controles internos, a evidência obtida indiretamente, pela formulação de perguntas, fornece mais segurança que a obtida diretamente, por meio de observação pelo auditor.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Assinale a afirmativa CORRETA:
O controle contábil compreende o plano de organização e todos os métodos e procedimentos referentes principalmente à eficiência operacional e a obediência às diretrizes administrativas que normalmente se relacionam apenas indiretamente com os registros contábeis e financeiros.
O controle interno compreende o plano de organização e todos métodos e medidas adotados numa empresa para proteger seu ativo, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, incrementar a eficiência operacional e promover a obediência às diretrizes administrativas estabelecidas.
O controle interno administrativo compreende o plano de organização e todos os métodos e procedimentos referentes diretamente relacionados com a salvaguarda do ativo e a fidedignidade dos registros financeiros.
A avaliação dos controles internos visa supervisionar todo o trabalho de auditoria, desde seu planejamento até a emissão do parecer e o conseqüente acompanhamento dos resultados.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
O auditor está elaborando seu planejamento de auditoria para a empresa NovaData S.A, cliente novo da carteira. Em seu planejamento inclui:
I. Ter conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade e seu grau de confiabilidade.
II. Identificar a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas.
III. A forma de utilização dos trabalhos de outros auditores independentes, especialistas e auditores internos.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens subseqüentes, a respeito da execução do trabalho de auditoria.
De acordo com a estrutura conceitual da análise de risco do tipo COSO, é imprescindível a existência de controles internos para o cumprimento das metas e objetivos da entidade. Caso se detecte potencial de risco na obtenção desses objetivos, poderá o controle interno atuar como a auditoria interna.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Um dos objetivos fundamentais da auditoria é a avaliação dos controles internos dos órgãos e entidades sob exame. Somente por meio do conhecimento da efetiva estruturação e funcionamento desses controles, poderá o auditor fundamentar, com a devida segurança, a sua avaliação sobre a gestão examinada. Considerando as práticas de auditoria governamental, julgue os itens subseqüentes.
O planejamento de auditoria objetiva a elaboração do programa de auditoria. Nessa fase, a equipe de auditoria deve buscar, por meio de fontes internas e externas, elementos que permitam o pleno conhecimento da organização que se vai auditar. Como exemplo de fontes internas citam-se as secretarias de controle externo e a secretaria de controle interno.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das normas de auditoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), julgue os itens subseqüentes
O auditor independente deve, no planejamento da auditoria, considerar a ocorrência de fatos relevantes que possam afetar a entidade e a sua opinião sobre as demonstrações contábeis. O auditor independente deve, na fase de execução, efetuar a avaliação dos riscos de auditoria para que os trabalhos transcorram adequadamente, evitando a apresentação de informações errôneas no parecer de auditoria.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
O risco de auditoria é a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre as demonstrações contábeis. O risco de auditoria que estaria relacionado coma as falhas dos sistemas contábeis e de controle interno que não detectariam distorções, eventualmente relevantes, por limitações de próprio sistema de controle instituído pela entidade, compreende o risco:
inerente;
de detecção;
contingente;
de controle;
operacional.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
No processo de planejamento de auditoria, pode-se afirmar que o auditor não deve
avaliar o nível geral da atividade econômica na área em que a empresa esteja atuando e os fatores econômicos que podem afetar o seu negócio.
ter conhecimento prévio das informações que a entidade tenha que prestar ou informar a terceiros.
conhecer as modalidades de inventários físicos e financeiros e a periodicidade que são realizados.
analisar as formas de relacionamentos com empresas coligadas e controladas ou a existência de outras partes relacionadas.
restringir as avaliações e os testes a serem aplicados à quantidade de horas planejadas ou contratadas.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
O risco de auditoria deve ser considerado como a possibilidade do auditor
emitir um parecer tecnicamente inadequado.
elaborar as demonstrações contábeis de forma errada.
não obter todas as informações da administração da empresa.
ter sua imagem afetada por práticas irregulares de clientes.
detectar uma fraude ou erro em seus testes de auditoria.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Analise as proposições a seguir, relativas ao planejamento dos trabalhos de auditoria:
I. Pressupõe adequado nível de conhecimento sobre o ramo de atividade, negócios e práticas operacionais da entidade.
II. Deve considerar a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos a serem aplicados na entidade.
III. Quando incluir a designação de equipe técnica, esta dividirá a responsabilidade pelos trabalhos a serem executados com o auditor.
IV. Uma vez estabelecidos, os programas de trabalho são imutáveis, a menos que a administração da entidade concorde com sua revisão e atualização.
Está correto o que se afirma APENAS em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...