Lista completa de Questões de Auditoria da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Identifique a afirmação que não corresponde a definições ou características da auditoria interna ou externa.
A principal característica da auditoria interna é a independência, ou seja, não possui vínculo com a empresa.
O auditor externo será culpado se negligenciar fato importante em seus exames ou relatórios
A inspeção física de um bem é um procedimento da auditoria externa para confirmação da existência do bem contabilizado.
A fraude é o ato intencional de omissão de transações e o erro ato não intencional resultante da omissão, desatenção etc.
A auditoria das demonstrações contábeis tem como objetivo obter evidências sobre as demonstrações contábeis para emissão de parecer.
Assinale a assertiva correta quanto às características da auditoria interna e externa.
A auditoria interna é independente da empresa e a auditoria externa deve realizar testes nos controles internos e modificá-los quando necessário.
A auditoria interna é obrigatória, conforme determina a Lei 6.404/76, e a auditoria externa deve disponibilizar seus papéis de trabalho sempre que solicitados.
A auditoria interna tem como objetivo atender à gestão da empresa e a auditoria externa atender às necessidades da diretoria da empresa.
A auditoria interna não avalia os controles internos e a auditoria externa os elabora, modifica e implanta na empresa auditada.
A auditoria interna tem como objetivo a revisão das atividades da empresa continuamente e a auditoria externa é independente em todos os aspectos.
A avaliação dos controles internos compreende:
suposição e presunção de que os procedimentos e métodos estabelecidos e um grau razoável de segurança de que estes não estão sendo aplicados e funcionando conforme o previsto.
conhecimento e compreensão dos procedimentos e métodos estabelecidos e um grau razoável de insegurança de que estes estão sendo aplicados e não estão funcionando conforme o previsto.
suposição e presunção de que os procedimentos e métodos estabelecidos e um grau elevado de insegurança de que estes estão sendo aplicados e funcionando conforme o previsto.
certeza e compreensão dos procedimentos e métodos estabelecidos e um grau razoável de segurança de que estes estão sendo aplicados e não funcionando conforme o previsto.
conhecimento e compreensão dos procedimentos e métodos estabelecidos e um grau razoável de segurança de que estes estão sendo aplicados e funcionando conforme o previsto.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Dadas as situações a seguir, identifique, na respectiva ordem, quais os tipos de parecer de auditoria mais adequados a cada situação:
I. O auditor constatou que a empresa Alpha S.A. somente faturava parte de suas mercadorias vendidas e que boa parte das mercadorias compradas entravam sem documentação hábil.
II. O auditor constatou que a empresa Beta S.A. não estava reconhecendo os juros e variações monetárias de seus contratos de financiamentos junto ao Banco Empresta Tudo S.A., efetuando a contabilização somente no pagamento do empréstimo.
III. O auditor, ao executar os trabalhos na empresa Gama S.A., encontrou divergências no cálculo da provisão para contingências trabalhistas. Ao analisar a relevância dos números, percebeu que os mesmos não afetavam as demonstrações contábeis.
IV. O auditor, ao avaliar as demonstrações financeiras da empresa Omega S.A., não conseguiu compor o saldo das contas de financiamentos concedidos, nem das contas de investimentos.
com ressalva, adverso, abstenção de opinião e sem ressalva
adverso, abstenção de opinião, sem ressalva e com ressalva
adverso, com ressalva, sem ressalva e abstenção de opinião
abstenção de opinião, sem ressalva, com ressalva e adverso
abstenção de opinião, com ressalva, sem ressalva e adverso
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
A expressão a ser utilizada na elaboração do parágrafo de opinião do parecer sem ressalva, emitido pelos auditores independentes, sobre as demonstrações contábeis, para identificar que as demonstrações contábeis foram avaliadas e nelas foram aplicadas as Normas Brasileiras de Contabilidade, a legislação pertinente e os Princípios Fundamentais de Contabilidade previstos pelo CFC é, de acordo com:
os princípios fundamentais de contabilidade.
as normas brasileiras de contabilidade.
os princípios contábeis geralmente aceitos.
as práticas contábeis adotadas no Brasil.
as normas contábeis nacionais e internacionais aceitas.
Entre os relatórios emitidos pelo auditor, existe a carta de conforto, que tem como objetivo assessorar:
a empresa para que possa fazer a revisão das normas e procedimentos contábeis.
o contador/auditor interno na avaliação das demonstrações financeiras da empresa.
o subscritor e outros agentes envolvidos na emissão dos títulos.
o auditor na limitação de sua responsabilidade perante os trabalhos de auditoria.
a empresa para ter a garantia de que o auditor executará a auditoria de forma correta
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
O processo de auditoria tem sido muito questionado mundialmente, levando os auditores e as empresas de auditoria a avaliarem com maior rigor os riscos, antes de aceitarem os trabalhos. Assim, os principais riscos avaliados pela auditoria são:
Risco Inerente, Risco de Controle e Risco de Atualização.
Risco de Controle, Risco Inerente e Risco de Processo.
Risco de Detecção, Risco de Controle e Risco Inerente.
Risco de Processo, Risco de Detecção e Risco de Controle
Risco de Detecção, Risco de Controle e Risco de Atualização.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
A segregação de uma operação em fases distintas executadas por profissionais diferentes dentro de uma área/departamento é evidência de um bom controle interno. Indique qual dos pontos a seguir não se refere a um procedimento de controle interno.
normatização
limites de alçada
supervisão
senhas
demissão
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
A existência de controles internos eficientes previne contra a fraude e minimiza os riscos de erros e irregularidades nos registros e nos processos contábeis. Com base nesta afirmação, indique qual das afirmativas a seguir não representa um procedimento de controle interno.
Segregação de funções da pessoa que executa a escrituração contábil da que elabora os relatórios contábeis
Sistema de autorização e aprovação de compras, com limites de alçada e níveis de autorização.
Elaboração de inventários periódicos para confirmação da existência física dos estoques pertencentes à empresa
Controles da entrada e saída de bens do Ativo Permanente Imobilizado.
Acordo entre os funcionários do processo de compras para direcionar a compra para a empresa Beta.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Entre as assertivas a seguir, indique a opção que não representa uma consideração relevante a ser feita no planejamento do trabalho da auditoria externa.
O conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade e as alterações procedidas em relação ao exercício anterior.
O conhecimento detalhado do sistema contábil e de controles internos da entidade e seu grau de confiabilidade.
A natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria a serem aplicados no trabalho.
O uso dos trabalhos de outros auditores independentes, especialistas e auditores internos.
O conhecimento das práticas contábeis adotadas pelos fornecedores e clientes da empresa auditada e as alterações procedidas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...