Questões sobre ITIL

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Tendo em vista que o ITIL v.3 envolve uma série de aspectos e funções relacionadas à TI, julgue os itens subsequentes.

A transição de serviços no ITIL v.3 ocupa-se com a implementação de todos os aspectos de um serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ITIL, o processo que NÃO pertence à Operação do Serviço é

  • A.

    gerenciamento de incidente.

  • B.

    gerenciamento de problemas.

  • C.

    gerenciamento de eventos.

  • D.

    cumprimento de serviço.

  • E.

    gerenciamento de mudança.

Com base no ITIL, versão 3, julgue os próximos itens, referentes a gerenciamento de serviços. Para atribuir responsabilidades em uma atividade, recomenda-se a utilização da matriz RACI, na qual o Accountable presta contas dessa atividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no ITIL, versão 3, julgue os próximos itens, referentes a gerenciamento de serviços. A adoção de determinado processo de gerenciamento de serviços prescinde da geração de resultado ou produto exclusivos por esse processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o processo de gerenciamento da configuração e de ativo de serviço no volume transição de serviços da ITIL V3, analise.

I. Gerenciamento da configuração e de ativo de serviço identifica, controla e presta contas por ativos de serviços e itens de configuração, protegendo e garantindo sua integridade ao longo do ciclo de vida, além de incluir ativos que não sejam de TI e ativos de provedores de serviços, quando necessário.

II. Item de configuração – é um ativo, um componente de serviço ou qualquer outro item sob controle do processo de gerenciamento de configuração (hardware, software, documentação, equipe).

III. BDGC ou CMDB / banco de dados de gerenciamento de configuração – é uma biblioteca segura que armazena cópias-mestre de versões autorizadas e definitivas de itens de configuração (softwares).

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A.

    I, II, III

  • B.

    I, III

  • C.

    I, II

  • D.

    II, III

  • E.

    II

Em referência à infraestrutura de tecnologia da informação ITIL versão 3, acerca das estratégias de fornecimento de serviços que uma empresa pode utilizar, a que tem como característica a distribuição das atividades entre vários fornecedores, contratando-se os melhores profissionais da classe, ao invés de ficar preso a apenas um, é uma terceirização de menor risco. Essa estratégia é denomina-se

  • A.

    Co-sourcing.

  • B.

    Partnership ou multi-sourcing.

  • C.

    Business Process Outsourcing.

  • D.

    Application Service Provision.

  • E.

    Knowledge Process Outsourcing (KPO).

No que se refere à infraestrutura de tecnologia da informação ITIL versão 3, são objetivos concretos da transição de serviços, EXCETO:

  • A.

    Desenvolver estratégias e modelos organizacionais baseados em serviços para garantir que o desempenho dos serviços seja medido de forma consistente por toda a organização e que atendam às necessidades de clientes e negócio.

  • B.

    Planejar e gerenciar os recursos de modo a estabelecer um novo serviço ou alteração de um serviço no ambiente de produção, com qualidade, custos preditos e dentro do tempo estimado.

  • C.

    Assegurar o menor impacto possível nos serviços em produção quando uma mudança ou um novo serviço for implantado.

  • D.

    Aumentar a satisfação dos clientes, usuários e equipe de suporte com práticas de transição que resultem em menor impacto para organização.

  • E.

    Fornecer plano compreensivo e claro para que os projetos de mudança estejam alinhados aos planos de transição de serviço.

De acordo com o ITIL, versão 3, o objetivo de garantir que todos adotem uma estrutura comum, com padrões, para que seja possível reutilizar os processos e sistemas de suporte, integra o processo de

  • A.

    gerenciamento de incidente.

  • B.

    gerenciamento de problema.

  • C.

    gerenciamento de portfólio de serviço.

  • D.

    planejamento e suporte da transição.

  • E.

    gerenciamento da demanda.

Na ITIL versão 3, o volume em que se enquadra o processo gerenciamento de continuidade de serviços de TI é

  • A.

    estratégia do serviço (Service Strategy).

  • B.

    desenho de serviço (Service Design).

  • C.

    transição do serviço (Service Transition).

  • D.

    operação do serviço (Service Operation).

  • E.

    melhoria contínua do serviço (Continual Service Improvement).

Sobre a gestão de infraestrutura de tecnologia da informação ITIL versão 3, são itens componentes dos 7 R’s do gerenciamento de mudanças, EXCETO:

  • A.

    Reason – Qual é a razão da mudança?

  • B.

    Return – Qual é o retorno requerido a partir da mudança?

  • C.

    Risks – Quais são os riscos envolvidos na mudança?

  • D.

    Resourses – Quais os recursos necessários para entregar a mudança?

  • E.

    Reengineering – Quais projetos de reengenharia estão envolvidos na mudança?

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