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Segundo o ITIL V3, quais são as fases que compõem o ciclo de vida de serviços?
Definição da Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria Contínua
Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento
Iniciação, Organização e Preparação, Execução do Trabalho e Encerramento
Planejamento, Organização e Preparação, Avaliação e Ação
Planejamento, Execução, Avaliação e Ação
Qual organização deu início ao desenvolvimento do ITIL?
Software Engineering Institute (SEI)
International Organization for Standardization (ISO)
Central Computer and Telecommunications Agency (CCTA)
Information Systems Audit and Control Association (ISACA)
American National Standards Institute (ANSI)
Um sistema corporativo interno (WEB) trava sempre que 2 usuários acessam simultaneamente determinado módulo, devido a um bug em sua programação. A documentação do sistema indica que, para destravar o sistema nesse caso, é necessário reiniciar o servidor de aplicação. De acordo com o ITIL v3, a situação descrita caracteriza o(a)
modelo Kano
erro conhecido
banco de dados de gerenciamento de configuração
recuperação intermediária
violação de SLA
Fornece o entendimento, a monitoração e, se necessário, recuperação de custos dos serviços de TI do usuário, permitindo, dessa forma, que um balanço mais eficiente possa ser tirado entre custo e desempenho para cada nível de negócio. Segundo o ITIL V3, a descrição acima refere-se a que processo de Entrega de Serviços?
Gerenciamento de continuidade dos serviços de TI
Gerenciamento de níveis de serviço
Gerenciamento de disponibilidade
Gerenciamento de capacidade
Gerenciamento de finanças
Com relação ao ITIL v3, julgue os itens subsequentes.
Entre as atividades da operação de serviço, incluem-se monitoração, controle, administração de banco de dados, gerenciamento de conhecimento e validação e teste de serviço.
Com relação ao ITIL v3, julgue os itens subsequentes.
Os processos da estratégia de serviço incluem o gerenciamento financeiro de TI, o gerenciamento do portfólio de serviços e o gerenciamento da demanda.
No ITIL (v.3), o gerenciamento de mudança é um processo tratado em um estágio desse modelo conhecido como:
estratégia de serviço.
desenho de serviço.
transição de serviço.
operação de serviço.
melhoria de serviço continuada.
Projeto de Serviços (Service Design) e Operação de Serviços (Service Operation).
Estratégia de Serviços (Service Strategy) e Melhoria Contínua de Serviços (Continual Service Improvement).
Projeto de Serviços (Service Design) e Transição de Serviços (Service Transition).
Transição de Serviços (Service Transition) e Operação de Serviços (Service Operation).
Estratégia de Serviços (Service Strategy) e Transição de Serviços (Service Transition).
No ITIL, versão 3, são descritos 5 estágios (cada um representado por uma publicação). Em um desses estágios, existem os processos Medida de Serviços (Service Measurement) e Relatórios de Serviços (Service Reporting). O estágio em que esses dois processos estão presentes é
a Melhoria Contínua de Serviços (Continual Service Improvement).
a Transição de Serviços (Service Transition).
a Estratégia de Serviços (Service Strategy).
o Projeto de Serviços (Service Design).
a Operação de Serviços (Service Operation).
O ITIL v3 utiliza-se de uma técnica muito popular para gerenciamento de projetos e processos, reconhecida pelo PMBoK, CobiT e outras práticas de mercado. Essa técnica descreve claramente papéis e responsabilidades dos processos através de uma matriz em cuja coluna esquerda são descritas as atividades dos processos e na linha horizontal são descritos os papéis dos executores das atividades.
A matriz citada no texto é conhecida como MatrizROOT.
PERT.
CPM.
CORE.
RACI.
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