Questões sobre ITIL

Lista completa de Questões sobre ITIL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo o ITIL V3, quais são as fases que compõem o ciclo de vida de serviços?

  • A.

    Definição da Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria Contínua

  • B.

    Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento

  • C.

    Iniciação, Organização e Preparação, Execução do Trabalho e Encerramento

  • D.

    Planejamento, Organização e Preparação, Avaliação e Ação

  • E.

    Planejamento, Execução, Avaliação e Ação

Qual organização deu início ao desenvolvimento do ITIL?

  • A.

    Software Engineering Institute (SEI)

  • B.

    International Organization for Standardization (ISO)

  • C.

    Central Computer and Telecommunications Agency (CCTA)

  • D.

    Information Systems Audit and Control Association (ISACA)

  • E.

    American National Standards Institute (ANSI)

Um sistema corporativo interno (WEB) trava sempre que 2 usuários acessam simultaneamente determinado módulo, devido a um bug em sua programação. A documentação do sistema indica que, para destravar o sistema nesse caso, é necessário reiniciar o servidor de aplicação. De acordo com o ITIL v3, a situação descrita caracteriza o(a)

  • A.

    modelo Kano

  • B.

    erro conhecido

  • C.

    banco de dados de gerenciamento de configuração

  • D.

    recuperação intermediária

  • E.

    violação de SLA

Fornece o entendimento, a monitoração e, se necessário, recuperação de custos dos serviços de TI do usuário, permitindo, dessa forma, que um balanço mais eficiente possa ser tirado entre custo e desempenho para cada nível de negócio. Segundo o ITIL V3, a descrição acima refere-se a que processo de Entrega de Serviços?

  • A.

    Gerenciamento de continuidade dos serviços de TI

  • B.

    Gerenciamento de níveis de serviço

  • C.

    Gerenciamento de disponibilidade

  • D.

    Gerenciamento de capacidade

  • E.

    Gerenciamento de finanças

Com relação ao ITIL v3, julgue os itens subsequentes.

Entre as atividades da operação de serviço, incluem-se monitoração, controle, administração de banco de dados, gerenciamento de conhecimento e validação e teste de serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ITIL v3, julgue os itens subsequentes.

Os processos da estratégia de serviço incluem o gerenciamento financeiro de TI, o gerenciamento do portfólio de serviços e o gerenciamento da demanda.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ITIL (v.3), o gerenciamento de mudança é um processo tratado em um estágio desse modelo conhecido como:

  • A.

    estratégia de serviço.

  • B.

    desenho de serviço.

  • C.

    transição de serviço.

  • D.

    operação de serviço.

  • E.

    melhoria de serviço continuada.

  • A.

    Projeto de Serviços (Service Design) e Operação de Serviços (Service Operation).

  • B.

    Estratégia de Serviços (Service Strategy) e Melhoria Contínua de Serviços (Continual Service Improvement).

  • C.

    Projeto de Serviços (Service Design) e Transição de Serviços (Service Transition).

  • D.

    Transição de Serviços (Service Transition) e Operação de Serviços (Service Operation).

  • E.

    Estratégia de Serviços (Service Strategy) e Transição de Serviços (Service Transition).

No ITIL, versão 3, são descritos 5 estágios (cada um representado por uma publicação). Em um desses estágios, existem os processos Medida de Serviços (Service Measurement) e Relatórios de Serviços (Service Reporting). O estágio em que esses dois processos estão presentes é

  • A.

    a Melhoria Contínua de Serviços (Continual Service Improvement).

  • B.

    a Transição de Serviços (Service Transition).

  • C.

    a Estratégia de Serviços (Service Strategy).

  • D.

    o Projeto de Serviços (Service Design).

  • E.

    a Operação de Serviços (Service Operation).

O ITIL v3 utiliza-se de uma técnica muito popular para gerenciamento de projetos e processos, reconhecida pelo PMBoK, CobiT e outras práticas de mercado. Essa técnica descreve claramente papéis e responsabilidades dos processos através de uma matriz em cuja coluna esquerda são descritas as atividades dos processos e na linha horizontal são descritos os papéis dos executores das atividades.

A matriz citada no texto é conhecida como Matriz

  • A.

    ROOT.

  • B.

    PERT.

  • C.

    CPM.

  • D.

    CORE.

  • E.

    RACI.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...