Questões de Comércio Internacional do ano 0000

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A Secretaria de Comércio Exterior - SECEX - tem entre suas principais atribuições e objetivos:

  • A.

    administrar os tributos internos e aduaneiros da União

  • B.

    coordenar a aplicação da defesa contra práticas desleais de Comércio Exterior, bem como de medidas de salvaguardas comerciais

  • C.

    certificar os documentos sanitários das exportações brasileiras

  • D.

    propor e estabelecer normas sobre as operações de câmbio no Comércio Exterior

  • E.

    financiar as operações de exportação

Durante crise de encomendas à produção interna de determinado produto do país A, ameaçada pelo aumento desproporcional das importações similares dos países B e C, que subsidiam fortemente a produção e a exportação desse produto, as autoridades econômicas do país A, a fim de obterem uma redução imediata da quantidade do produto importado - bem conhecendo a preferência de seus consumidores pela oferta estrangeira e a inferior qualidade da mercadoria doméstica - deverão adotar como medida mais eficaz a seus propósitos

  • A.

    o contingenciamento dos produtos importados, fixando quotas ao produto para os países exportadores

  • B.

    a criação de subsídios à produção e à comercialização do produto manufaturado no país

  • C.

    o aumento da tarifa aduaneira nas posições referentes a esse produto, a fim de encarecer os importados, para benefício da indústria nacional

  • D.

    o aumento dos impostos de exportação, a fim de desestimular as exportações do produto doméstico para mercados tradicionais

  • E.

    o estímulo à preferência pelo produto nacional, mediante a promoção de sorteios de prêmios para seus consumidores

Ao conjunto dinâmico do intercâmbio físico de bens e de serviços, bem como dos fluxos financeiros correspondentes, entre os diversos países, regiões e grupos econômicos do mundo, resultante da divisão internacional do trabalho, da dotação diferenciada dos fatores de produção e da diversidade das habilidades adquiridas por cada participante, poder-se-ia denominar

  • A.

    Balança de Serviços

  • B.

    Comércio Fronteiriço

  • C.

    Comércio Exterior

  • D.

    Comércio Intrazonal

  • E.

    Comércio Internacional

Duas ou três firmas que dominem sozinhas o suprimento de um mercado X e que necessariamente devam policiar as políticas de preço de cada uma das concorrentes, porquanto a ação ou reação de cada uma afete sua respectiva operação, atuam em mercado com as características de

  • A.

    Monopsônio

  • B.

    Mercado regulamentado

  • C.

    Monopólio

  • D.

    Mercado de concorrência perfeita

  • E.

    Oligopólio

Dois países, ao reduzirem suas tarifas de importação entre si ao nível mais baixo possível com vistas a uma liberalização integral do comércio recíproco dentro de dez anos, sem, entretanto, estabelecerem uma tarifa externa comum para as importações de terceiros países, pretenderam criar

  • A.

    uma união monetária

  • B.

    uma zona de livre comércio

  • C.

    uma união aduaneira

  • D.

    uma ZPE (Zona de Processamento de Exportações)

  • E.

    uma zona franca

Embora do ponto de vista físico o transporte intermodal e o transporte multimodal se assemelhem pela utilização de modais diversificados, ocorre, entretanto, uma diferença significativa entre eles, uma vez que

  • A.

    aquele envolve a emissão de apenas um documento de transporte para todo o percurso, concentrando a responsabilidade em um único transportador

  • B.

    este utiliza obrigatoriamente vários contratos para os diferentes modais do percurso total

  • C.

    aquele exige obrigatoriamente somente um único contrato abrangente dos vários modais utilizados: aquaviário, terrestre, aéreo

  • D.

    aquele exige obrigatoriamente contratos individuais para cada trecho do transporte e pagamento individualizado a cada transportador dos diferentes modais

  • E.

    este utiliza contratos internacionais de transporte de mercadorias realizado entre países diferentes

A responsabilidade do Operador de Transporte Multimodal de cargas, no transporte internacional

  • A.

    perante o contratante, cobre o período compreendido entre o instante do recebimento da carga e a ocasião de sua entrega ao destinatário, e perante os órgãos fazendários, permanece desde a concessão do regime de trânsito aduaneiro até o momento da entrega da mercadoria ou carga em recinto alfandegado de destino

  • B.

    com relação ao contratante, inicia-se desde sua inclusão no manifesto do veículo transportador até a sua descarga no local alfandegado de destino e, perante os órgãos fazendários, permanece desde a autorização para embarque no veículo até sua descarga no recinto alfandegado de destino

  • C.

    perante o contratante, cobre o período compreendido entre o instante da colocação da carga a bordo do veículo e a ocasião da sua chegada ao destino, e, perante os órgãos fazendários, desde o recebimento da carga na origem até o seu desembaraço aduaneiro

  • D.

    relativamente ao contratante do transporte, inicia-se com a entrega da carga no local de origem e cessa quando da chegada do veículo ao local de destino e, relativamente à Alfândega, inicia-se desde o recebimento dos documentos relativos à carga até o desembaraço aduaneiro na importação ou averbação de embarque na exportação

  • E.

    perante o contratante na importação, inicia-se desde a disponibilização da carga pelo importador na condição FOB até a entrega do conhecimento de transporte à autoridade do local de descarga para instruir o despacho aduaneiro e, no tocante aos tributos, inicia-se desde a lavratura do Termo de Visita Aduaneira até o desembaraço aduaneiro da carga

É válida a afirmação de que os regimes aduaneiros especiais

  • A.

    caracterizam-se pela não-incidência dos tributos no período de sua vigência, considerando-se ocorrido o fato gerador dos tributos somente a partir do inadimplemento das condições que embasaram a sua concessão

  • B.

    são destinados precipuamente a incrementar a arrecadação tributária federal e estadual decorrente das atividades incentivadas pela sua aplicação, sendo exigidos os tributos se houver o descumprimento dos prazos e condições para sua vigência e a partir da ocorrência desse descumprimento

  • C.

    caracterizam-se como um ato ou negócio jurídico sob condição resolutiva, em que o fato gerador dos tributos considera-se ocorrido e existentes os seus efeitos desde o momento da prática do ato concessivo, sendo exigíveis os tributos retroativamente na hipótese de inadimplemento

  • D.

    tendo em vista que os tributos têm sua exigibilidade suspensa no momento de sua concessão, caracterizam-se como um ato ou negócio jurídico sob condição suspensiva, em que o fato gerador considera-se ocorrido e existentes os seus efeitos a partir de seu implemento

  • E.

    são marcadamente econômicos e impedem a ocorrência do fato gerador dos tributos incidentes sobre as mercadorias a eles submetidas, que somente ocorrerá na hipótese de inadimplemento das condições impostas à concessão, a partir do qual incidirão os tributos

Determinado importador, após adquirir uma mercadoria e pagá-la ao exportador no exterior, por razões comerciais, concordou em revendê-la ao próprio vendedor no exterior, mediante pequeno lucro na operação. Tal operação configura uma

  • A.

    redestinação

  • B.

    importação vinculada à exportação

  • C.

    reexportação

  • D.

    exportação

  • E.

    devolução

Considerando que uma importação brasileira oriunda de países membro da ALADI - Associação Latino-Americana de Integração e não membro do MERCOSUL, goza de uma margem de preferência de 30%(trinta por cento) sobre a alíquota da TEC - Tarifa Externa Comum de 10%(dez por cento), o imposto resultante alcançará o percentual de

  • A.

    10%

  • B.

    7%

  • C.

    40%

  • D.

    20%

  • E.

    3%

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