Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A notícia, matéria-prima do jornalismo, origina-se de fatos políticos, sociais, econômicos e culturais. Julgue os itens a seguir, a respeito dos critérios de definição e elaboração da notícia.

No jargão da produção jornalística, os depoimentos de pessoas envolvidas no acontecimento são conhecidos como aspas e fazem parte da técnica de produção de notícias, denominada documentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos: o institucional e o promocional. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Se os propósitos do evento forem promocionais, os objetivos principais deverão incluir resultados de curto prazo, como obter uma reação de venda imediata e desestabilizar os clientes fiéis à concorrência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tipografia sempre foi o principal elemento da página impressa. Atualmente, sob o peso crescente de uma saturação visual e consequente ênfase em relação aos conceitos verbais, a tipografia atinge o seu ponto de mais alta prioridade no mundo do design. Julgue os itens seguintes, relativos a esse assunto.

Ao mudar a largura de composição de uma fonte, alterando suas escalas horizontal e vertical, corre-se o risco de distorcer a proporção das letras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos a responsabilidade social, consumo sustentável, relações com a comunidade e marketing social. O respeito aos princípios dos três erres (3R) — reduzir, reutilizar e reciclar — é uma atitude que pode ser inserida tanto no consumo consciente individual, quanto no engajamento de uma organização a um programa de transparência e responsabilidade socioambiental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à construção da imagem institucional, assinale a alternativa correta.

  • A. O design tem pouca efetividade quanto à materialização da cultura institucional em si.
  • B. O design estratégico deve entender o produto como um veículo que serve como meio de comunicação de uma mensagem da empresa para os indivíduos.
  • C. A imagem institucional precede a identidade institucional, segundo Kapferer.
  • D. Essa construção é fruto de uma série de fatores, alguns controlados e outros imprevisíveis, ficando muitas vezes vulnerável às oscilações de mercado.
  • E. Os objetivos estratégicos de uma instituição não têm interferência direta na estratégia de construção da própria imagem.

Acerca do conjunto de técnicas e procedimentos específicos para a atividade de redação jornalística, julgue os próximos itens.

As matérias leves ou feature são constituídas de texto com informações pitorescas ou inusitadas, que não prejudicam ou colocam ninguém em risco; muitas vezes esse tipo de matéria beira o entretenimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos: o institucional e o promocional. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O propósito de um evento classificado como feira, realizado dentro de uma universidade, é expor e comercializar os trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos docentes e alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tipografia sempre foi o principal elemento da página impressa. Atualmente, sob o peso crescente de uma saturação visual e consequente ênfase em relação aos conceitos verbais, a tipografia atinge o seu ponto de mais alta prioridade no mundo do design. Julgue os itens seguintes, relativos a esse assunto.

O corpo do tipo é a medida da altura da letra, em pontos, calculada estritamente do alto da ascendente da letra até a base da descendente da letra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos a responsabilidade social, consumo sustentável, relações com a comunidade e marketing social. Desenvolvimento sustentável é aquele que, situado no presente, não compromete a estabilidade da organização e a satisfação dos públicos interno e externo e dos fornecedores.

  • C. Certo
  • E. Errado

O novo cenário da comunicação é caracterizado pela cultura da convergência. As transposições midiáticas, através da cultura participativa e da inteligência coletiva, estabelecem relacionamentos entre a exploração complementar de diversas mídias e o envolvimento com o consumidor. Porém é correto afirmar que, no início, os meios de comunicação

  • A. tinham sua inserção conforme as tecnologias se desenvolviam e só adquiriam características próprias após determinado período de inserção na cultura da sociedade.
  • B. surgiram somente após a Segunda Guerra Mundial, pois, anteriormente a este período, não havia tecnologia capaz de desenvolver as diferentes mídias como se conhece hoje.
  • C. foram surgindo conforme a sociedade se desenvolvia e já nasciam com formatos e características bem delineadas.
  • D. surgiram em períodos diferentes, na seguinte ordem: mídia impressa, televisão, rádio e Internet.
  • E. apresentavam histórico relacionado à capacidade do mercado em consumir as produções, sendo a revista o veículo pioneiro, seguido do jornal, do rádio e da televisão.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...