Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta.

  • A. O jornalismo público caracteriza-se principalmente pelo atendimento ao interesse de parte preponderante da população, devidamente quantificada por instrumentos públicos de medição.
  • B. No jornalismo público, o critério de noticiabilidade está mais definido pela agenda do cidadão do que pelos políticos e pelos poderes econômicos, ao contrário do que é praticado pelos meios de comunicação atualmente, que consideram os cidadãos mais como vítimas e consumidores do que como portadores potenciais de discurso público.
  • C. O conceito de jornalismo público inspirou o desenvolvimento do conceito de Responsabilidade Social das Empresas (RSE).
  • D. Com a abertura política, em meados dos anos de 1980, consolidou-se, no Brasil, o conceito de jornalismo público, superando os anos de censura imposta pelo governo militar.
  • E. Um dos propósitos do jornalismo público é reconectar os cidadãos com a vida pública, lançando mão de estratégias como a democratização do acesso à internet e aos demais meios de comunicação.

A respeito da classificação do conteúdo jornalístico a partir dos gêneros textuais, julgue os itens seguintes.

O press release, ou simplesmente release, é um texto geralmente direcionado a jornalistas e tem como objetivo divulgar informações ou acontecimentos de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos: o institucional e o promocional. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O evento de interesse institucional visa criar ou firmar o conceito/imagem da empresa, entidade, governo ou pessoa, sem objetivos mercadológicos imediatos. Ao passo que o interesse promocional visa à promoção de um produto da empresa ou de um serviço do governo, entidade, pessoa, em apoio a marketing, também sem fins mercadológicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a aplicação prática do projeto de design de uma publicação é denominada diagramação, julgue os itens que se seguem.

O texto com alinhamento à direita respeita o fluxo da linguagem, evita a hifenização e, devido à margem esquerda irregular, facilita a legibilidade, uma vez que é comum ler-se da esquerda para a direita.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um mundo pautado pelo excesso de canais e informações, as transformações da comunicação e da sociedade de consumo levam à necessidade de reflexão sobre o uso das plataformas digitais e as combinações entre o mundo analógico e digital. A capacidade de inovação necessária para redesenhar as organizações remete ao processo de comunicação e ainda responde às seguintes premissas: quem diz o que, para quem, em qual canal, como e com qual efeito. Essas premissas caracterizam o(a)

  • A. teoria da Espiral do Silêncio.
  • B. paradigma de Lasswell.
  • C. paradigma da Agenda Setting.
  • D. teoria da Agulha Hipodérmica.
  • E. conceito de Newsmaking.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Quando se detecta a presença de signos e códigos na comunicação, dá-se o processo tipicamente estudado pela semiótica.
  • B. Ao cunhar a expressão “o meio é a mensagem”, o sociólogo canadense Marshall McLuhan quis mostrar que o meio não é apenas um veículo ou um canal de comunicação.
  • C. Com base nos modelos de Laswell, Schramm e Lazarfeld, o paradigma funcionalista formulava duras críticas ao processo utilizado pelos agentes de extensão rural, o que inspirou o clássico trabalho de Paulo Freire, “Comunicação ou Extensão”.
  • D. De acordo com as teorias do filósofo e sociólogo alemão Jüergen Habermas, a esfera pública é a dimensão social do processo comunicativo que ganhou relevância ao longo do século 20, tendo seu ponto máximo estabelecido pelo advento das novas tecnologias de comunicação e informação.
  • E. Para os sociólogos John e Matilde Riley, o processo que se estabelece entre o comunicador e o receptor independe da estrutura de relações sociais.

A respeito da classificação do conteúdo jornalístico a partir dos gêneros textuais, julgue os itens seguintes.

A pauta, ou brieffing, que tem como objetivo orientar o repórter a respeito da forma de estruturar a cobertura de determinado assunto, antecede a apuração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que os meios de comunicação são um dos principais emissores e formadores da opinião pública, julgue os itens que se seguem.

A pesquisa qualitativa caracteriza-se, principalmente, pela ausência de medidas numéricas e análises estatísticas, examinando aspectos mais profundos e subjetivos do tema em estudo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a aplicação prática do projeto de design de uma publicação é denominada diagramação, julgue os itens que se seguem.

Em livros e materiais impressos que visem à alta qualidade, as margens devem ter dimensões harmoniosas e ir diminuindo de tamanho da maior para a menor na seguinte ordem: rodapé, margem externa, cabeçalho e margem interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos processos de comunicação, assinale a alternativa correta.

  • A. Para Martin Barbero, a recepção é tão somente uma etapa no interior do processo de comunicação.
  • B. A crítica ao modelo funcionalista por teóricos e pesquisadores em comunicação levou ao desenvolvimento de novos métodos de pesquisa da comunicação, adequados à realidade latinoamericana.
  • C. Os estudos de recepção agrupam a família, o trabalho e o lazer como um espaço homogêneo, dando condições à chamada comunicação de massa.
  • D. As pesquisas em comunicação na América Latina, realizadas nos anos de 1980 e 1990, confirmam os estudos que, até então, privilegiavam o emissor e os efeitos da comunicação em detrimento do receptor.
  • E. Outro fator importante para a estagnação dos estudos de comunicação na América Latina foi a Teologia da Libertação, segmento progressista da Igreja Católica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...