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Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
A edição de textos para publicação segue uma ordem lógica de procedimentos que pode ser dividida em três fases básicas: pré-preparação, preparação e revisão de prova.
Durante a segunda fase, o foco recai sobre a(s)estrutura da obra
fluidez da página
relevância do texto
redundâncias do texto
questões de conteúdo
O estudo dos quatro modelos de Relações Públicas, segundo Kunsch, revela que, além de diferentes formas de as organizações se relacionarem com os seus públicos ao longo da história, praticar uma comunicação efetiva não é tão simples como se pode pensar. Estes modelos são:
assimétrico de duas mãos; sinérgico; de propaganda; dialético;
sinérgico; simétrico de duas mãos; dialético; comunicacional;
de imprensa; assimétrico de duas mãos; metalinguístico; de informação pública;
comunicacional; dialético; de imprensa; de propaganda;
de imprensa / propaganda; de informação pública; assimétrico de duas mãos; simétrico de duas mãos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Sobre os tipos de releases, assinale as proposições a seguir:
I. Release-testemunho normalmente, não apresenta título, sendo elaborado no estilo texto-legenda. Outra característica desses textos é que apresentam muitos adjetivos, advérbios e palavras de alto grau de conotação. Este tipo de release, muitas vezes deixa de lado a promoção direta da empresa dando espaço para os seus membros.
II. Release-cortesia é um texto elaborado para terceiros. Tem o objetivo de fortalecer os laços comerciais entre empresa e cliente. Outra característica é que não traz qualquer referência à empresa responsável pela sua publicação, quer ao seu produto, à sua marca ou mesmo a quaisquer nomes que compõem sua direção.
III. Release-telex geralmente se apresenta em ordem cronológica, ou seja, a redação é feita pela sequência dos acontecimentos. Predomina muito mais o relato dos fatos, como sequência horária. É usual também as matérias serem redigidas em formas de comunicados ou notas oficiais.
IV. Release-cobertura visa noticiar a cobertura de um evento a ser realizado. Sempre é feito antes que o fato aconteça.
Assinale a alternativa correta:
Apenas I, II e III são corretas.
Apenas II e IV são corretas.
Apenas IV é correta.
Apenas I é correta.
Apenas II, III e IV são corretas.
É cada vez mais comum empresas adotarem estratégias de marketing voltadas para seu público interno. Muitas vezes, as empresas dirigem seus esforços para um certo grupo dentro de seus stakeholders e acaba esquecendo de um de seus principais pilares: os seus colaboradores internos. E é pensando nesses colaboradores e no quanto estes são imprescindíveis para o crescimento e sucesso das empresas, é que muitas delas vêm apostando no
Marketing relacional.
Marketing Dharma.
Ecomarketing.
Endomarketing.
Webmarketing.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro publicou, no governo Cesar Maia, Para um Manual de Redação do Jornalismo On-line. No capítulo referente à titulação, a obra afirma que títulos pitorescos, engraçados e chamativos são muito usados em capas de jornais e revistas para atrair a atenção do leitor, mas não podem ser usados na Internet se não conseguir transmitir exatamente o que a notícia quer dizer. Depreende-se que frases com aliteração devem ser usadas com parcimônia como título. Aponte o título que usa essa figura de construção:
João Gordinho abandonado, riu o riso da morte.
Explosão de caminhão mata no Afeganistão.
As quaresmas do Largo da Paz abriram a flor depois do carnaval.
Na Praça do Parnamirim, tanta gente, tanto sofrimento.
Parabéns à Prefeitura, que conseguiu destruir um marco de nossa cultura.
Conforme cita Kunsch, no dizer de Harwood Childs:
I. O ponto de partida para estabelecer uma política de Relações Públicas é uma cuidadosa análise do nosso comportamento pessoal e empresarial à luz da mudança social em geral. PORQUE
II. Sem conhecer as tendências básicas, econômicas, culturais e sociais da atualidade, é impossível avaliar, e muito menos antecipar, as implicações públicas do que estamos fazendo.
Logo:
as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II é uma justificativa da afirmativa I;
as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II não é uma justificativa da afirmativa I;
a afirmativa I está correta, mas a afirmativa II está errada;
a afirmativa I está correta, mas a afirmativa II está errada;
Uma campanha publicitária traz embutida a característica de que as peças que a compõe devem trabalhar em conjunto, ou seja, devem ser criadas, produzidas e veiculadas de maneira coordenada. Sobre as campanhas publicitárias, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta.
A escolha e a variedade dos canais e veículos de comunicação a serem usados em uma campanha dependem do tempo, da verba disponível e da estratégia do cliente, independentemente do público que se deseja atingir.
Uma campanha publicitária geralmente apresenta vários temas e conceitos, buscando agregar o máximo de qualidades e características do produto ou serviço que se deseja divulgar.
Uma campanha publicitária pode ser constituída por uma única peça ou pode ser composta por vários anúncios, fi lmes, cartazes, outdoors, spots, jingles, materiais de ponto de venda, folhetos promocionais, etc.
Um evento promocional, devido a suas características e abrangência, não deve ser considerado como parte de uma campanha publicitária, mesmo que tenha sido desenvolvido pela mesma agência de propaganda, para o mesmo anunciante e para atingir os mesmos objetivos que as demais peças.
Quanto maior a variedade de veículos de comunicação, mais chances terá uma campanha publicitária de atingir seus objetivos.
Criar veículos próprios de comunicação faz com que a administração municipal demonstre maior transparência e conquiste a credibilidade da população. Através desses veículos próprios as notícias são geradas sem distorção e a informação chega de maneira correta. Nas alternativas abaixo identifique quais os tipos de veículos de comunicação próprios que a prefeitura poderá adotar:
Sites na internet
Jornais impressos e eletrônicos
Programas em rádio e Televisão
Todas as opções estão corretas
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
O texto a seguir serve de apoio para as questões 30 e 31.
Supondo que se trata de uma notícia verdadeira e analisando os títulos a seguir, qual deles apresenta conotação sensacionalista?
Pais querem batizar filho com nome incomum
Rede Social dá ideia para nome de recém-nascido
Facebookson é o nome de filho de casal paulista
Nasce Facebookson, o filho da era digital
Facebook inspira pais na escolha do nome do filho
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Excelente porque comprova, nos mínimos detalhes, que a mídia influencia a agenda pública. A teoria da agenda nos revela a prática do agendamento. McCombs cita Limppmann, é o pai da teoria do agendamento. Este autor afirma que os veículos noticiosos são nossas janelas para o mundo. Que a opinião pública não responde a um ambiente, mas a um pseudoambiente construído pelos veículos noticiosos. Para provar que as saliências dos veículos noticiosos salientam os tópicos da opinião pública, McCombs inicia uma detalhada pesquisa na eleição americana de 1940, que se deu durante muitos anos, sob diversos aspectos. A pesquisa demonstra que os temas tidos como importantes para a mídia eram também considerados importantes pela opinião pública, dando o nome a essa influência da comunicação massiva de "agendamento" (agenda-setting).
Tendo como base o texto de Maxwell McCombs, quem define a agenda da mídia?
I. As principais fontes que fornecem a informação para as matérias, outras organizações noticiosas e as normas e tradições do jornalismo.
II. Os estudos comprovam também que a memória coletiva é uma agenda altamente seletiva dos eventos e das situações do passado que domina a visão pública de sua identidade histórica.
III. Geralmente são os meios de comunicação de massa responsáveis em definir a agenda.
Assinale a alternativa correta:
Apenas I é correta.
Apenas III é correta.
Apenas I e II são corretas.
Apenas I e III são corretas.
I, II e III são corretas.
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