Questões de Comunicação Social

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Especialistas em Marketing apregoam que a melhor forma de organizar o esforço de Marketing é contar com gerenciamento funcional de produtos competentes. Hooley e seus colaboradores elencam os tipos de gerenciamento que têm mostrado eficácia na área: de categorias, de mercado, do relacionamento com clientes e de desenvolvimento de produtos e marcas. A este último cabe

  • A.

    melhorar a coordenação das vendas, das operações e das campanhas de Marketing.

  • B.

    coordenar os planos anuais de vendas, lucros e lançamentos de produtos novos.

  • C.

    prospectar o mercado, lidar com estratégia de marca, propaganda e promoção de vendas.

  • D.

    manter a personalidade da marca no meio competitivo.

  • E.

    trabalhar pelo desenvolvimento estratégico de marcas e inovação.

O Manual de Redação da Presidência da República, de 2002, determina que:

  • A.

    as comunicações oficiais não são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público), mas os receptores dessas comunicações ou são cidadãos ou instituições que devem ser tratados com repertório próprio.

  • B.

    à vista da linguagem específica de determinados grupos, as expressões de circulação restrita como regionalismos vocabulares e jargões técnicos são permitidos em determinadas situações.

  • C.

    Aviso e Ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A diferença entre eles é que o Ofício é expedido por Ministros de Estado para autoridades de igual importância e a origem do Aviso é indiscriminada.

  • D.

    a redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

  • E.

    a redação oficial manteve alguns fechos que têm mais de meio século de aprovação (Portaria nº1 do Ministro de Estado da Justiça, de 1937) relacionados a formas de tratamento e cortesia.

De acordo com Chauí, a partir da segunda revolução industrial no século XIX e continuando até o que hoje se chama de sociedade pós-industrial ou pós-moderna, as artes, que haviam se tornado autônomas ou se liberado da submissão à religião, foram submetidas a uma nova servidão: as regras do mercado capitalista e a ideologia da “indústria cultural”, expressão esta cunhada por: ____________ na obra intitulada ____________.

Os termos que completam adequadamente o trecho acima se encontram na alternativa:

  • A.

    Alquié e Bastide – O eterno e o efêmero;

  • B.

    Merleau-Ponty e Sorokin – Dinâmica cultural na contemporaneidade;

  • C.

    Durkheim e Benjamin – A dialética político-social;

  • D.

    Hubert e Barthes – A força da mente;

  • E.

    Adorno e Horkheimer – Dialética do esclarecimento.

Jorge Martins, em seu livro Redação Publicitária: teoria e prática, afi rma que “Toda a publicidade é fato comunicativo que refl ete ideologias da fonte a serem transmitidas a determinados receptores. Para que isso aconteça satisfatoriamente, ela segue modelos informacionais da Linguística e da Semiologia que orientam na escolha e organização de sistemas de signos codifi cadores das mensagens.” Entre os itens abaixo relacionados à redação publicitária, assinale a opção correta.

  • A.

    Quanto mais a mensagem publicitária se caracterize pela novidade, pela surpresa, pelo rompimento de normas estabelecidas, mais ela comunicará.

  • B.

    O trabalho de redação publicitária deve estar voltado a não despertar expectativas nos receptores, pelo uso de sistemas de códigos e subcódigos, tornando a linguagem publicitária mais acessível.

  • C.

    Em sua essência, a mensagem de um texto publicitário deve construir uma imagem favorável que possibilite maior consumo, pela utilização de signos inusitados, apresentando situações que valorizem a coletividade e o consumo em massa, para que não seja caracterizado o individualismo do produto.

  • D.

    Quanto mais signos distintos forem usados em um texto publicitário, maior a capacidade desse texto comunicar e persuadir o receptor a tomar a atitude desejada pelo anúncio – ou seja, quanto mais informações, conceitos e temas, maior a chance do texto atingir seu objetivo.

  • E.

    Por “modelos informacionais da Linguística e da Semiologia”, o autor se refere à linguagem informal, presente em grande parte dos anúncios e textos publicitários.

A transparência dos atos do governo é um elemento central em toda a questão democrática. A publicidade (no sentido de tornar público) é o meio pelo qual se efetiva a transparência. O texto da carta magna nacional, a Constituição Federal, preconiza os princípios pelos quais deve ser regida a administração pública. O texto do artigo 37 determina: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de:

  • A.

    Legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência

  • B.

    Impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência

  • C.

    Moralidade, publicidade e eficiência

  • D.

    Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência

Acompanhe os tópicos:

- Manter uma produtividade de 150 matérias diárias, com o objetivo de atingir, no futuro, uma produção diária de 200 matérias;

- Garantir a atualização regular da primeira página a intervalos curtos de tempo (de uma em uma hora), com um conjunto de matérias que tenha, além de atualidade, variedade, impacto e personalidade;

- Ampliar de forma gradativa o volume de matérias produzidas pelas sucursais e pela rede de correspondentes;

Analisando os tópicos acima, pode-se afirmar corretamente que este Plano Editorial é relacionado a...

  • A.

    Agência de Notícias;

  • B.

    Jornal impresso;

  • C.

    Radio Web;

  • D.

    TV aberta;

  • E.

    Jornal On-line.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

Analisando a edição do Jornal do Brasil acima, podemos observar que ___________________________________.

  • A.

    o Jornal é dividido por editorias.

  • B.

    o projeto gráfico do periódico permite publicidade institucional na capa.

  • C.

    rodapé na capa faz chamada ao caderno especial para um tema que pode ser definido como um apelo social.

  • D.

    até na capa o editor organiza os textos com elementos básicos do jornalismo: título, gravata, chapéu, legenda nas fotos.

  • E.

    a diagramação deixa os textos das chamadas divididos em colunas, formato corpo do texto, centralizado e com a mesma fonte das legendas.

Os indicadores de desempenho, segundo estudiosos de Marketing, são sinais vitais da organização que qualificam e quantificam o modo como as atividades de um processo chegam às metas previamente traçadas. Para P. Voyer (Tableaux de Bord de Gestion), as características de um bom indicador são:

I. bem definido, simples, claro, compreensível, sem interpretação dúbia;

II. pertinente, significativo e sensível a variações;

III. presente e real;

IV. disponível e fácil de ser utilizado;

V. fiel ao objetivo pelo qual foi definido, confiável e homogêneo às variações de tempo e espaço passível de ser agregado e comparado.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, II, IV e V, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    V, apenas.

  • D.

    I, II, III, IV e V.

  • E.

    II e V, apenas.

No gerenciamento da reputação, os recursos da organização, se raros, de valor, de difícil imitação e de substituição imperfeita, são influentes para a

  • A. análise semiótica.
  • B. vantagem competitiva.
  • C. variante imagética.
  • D. visão diferenciada.
  • E. retenção monológica.

Segundo Chauí, a Filosofia contemporânea abrange o pensamento filosófico que vai de meados do século XIX até os nossos dias. Portanto:

I. Não temos distanciamento suficiente para vê-la em sua generalidade

PORQUE

II. os problemas e as diferentes respostas dadas a eles parecem impossibilitar uma visão de conjunto. Então:

  • A.

    a afirmativa I está correta, mas a afirmativa II está errada;

  • B.

    as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II NÃO é uma justificativa da afirmativa I;

  • C.

    as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II é uma justificativa da afirmativa I;

  • D.

    a afirmativa I está errada, mas a afirmativa II está correta;

  • E. as afirmativas I e II estão erradas.
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