Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao colocar, no corpo da matéria jornalística impressa, um entretítulo com tipologia e entrelinhamento diferentes dos usados no texto, o jornalista está usando o que se chama:

  • A.

    manchete;

  • B.

    suelto;

  • C.

    retranca;

  • D.

    título interno;

  • E.

    chamada de capa.

Sobre telemarketing, é INCORRETO afirmar que se trata de atividade

  • A.

    ativa, comandada pelo operador.

  • B.

    ativa e receptiva.

  • C.

    que agrega o conceito de Call Center, integrando computador, fax, internet e base de dados sobre produtos e clientes.

  • D.

    do Marketing Direto.

  • E.

    que tem, dentre seus objetivos, a fidelização do cliente.

Entre as técnicas de soluções de conflitos com comunidades, várias estratégias podem ser tomadas. A sensibilidade às solicitações da comunidade e aos assuntos emergentes em tempo oportuno constitui-se como estratégia de:

  • A. diálogo e paciência.
  • B. saber ouvir.
  • C. liderança visível.
  • D. receptividade.
  • E. cumprir promessas.

Na Alemanha, nos anos de 1930, consolidou-se uma importante escola crítica, a Escola de Frankfurt. Sua importante produção foi caracterizada pela associação entre pesquisa sociológica e reflexão filosófica, com destaque para a discussão sobre a indústria cultural. Dos pensadores da sua segunda formação (após 1953, quando o Instituto voltou para Frankfurt), pode-se destacar:

  • A.

    Émile Durkheim.

  • B.

    Max Horkheimer.

  • C.

    TheodorAdorno.

  • D.

    Friedrich Pollock.

  • E.

    OskarNegt.

A empresa X encomendou uma campanha publicitária para divulgar suas atividades na área de proteção ambiental e sustentabilidade, para, assim, aumentar a empatia da empresa com o público consumidor.

Ao desenvolver a campanha, a agência contratada deve ligar todo o planejamento a um conceito que

  • A.

    atraia novos e melhores fornecedores.

  • B.

    consiga melhores negociações de preço.

  • C.

    foque unicamente no endomarketing.

  • D.

    opte exclusivamente por mídias tradicionais.

  • E.

    possibilite a adaptação a várias peças e a diferentes mídias.

Na visão moderna e no contexto de complexidade contemporânea, temos que considerar as tipologias dos públicos dentro da dinâmica da história e levar em conta as forças sociais do macroambiente e os comportamentos dos públicos. “Pessoas ou grupos lincados a uma organização porque entre as duas partes há interesses recíprocos e ambos se afetam mutuamente”. Segundo Kunsch, isso é o que se chama de:

  • A.

    upo de apoio;

  • B.

    clientes internos;

  • C. prestadores de serviços;
  • D.

    bookmakers;

  • E.

    stakeholders.

Assinale a alternativa na qual a possibilidade textual ou técnica de edição está definida de forma correta.

  • A.

    Olho- Pequeno trecho destacado da matéria, diagramado em corpo maior e colocado em uma janela.

  • B.

    Selo- rede de pontos regulares que formam um padrão de cores para reproduções em ofsete.

  • C.

    Tarja- conjugação de recursos visuais e textos curtos para apresentar informações de maneira atraente e sucinta.

  • D. Infográfico-marca usada pela editoria para diferenciar um de seus produtos.
  • E.

    Retícula-cercadura de fios grossos usada para destacar um texto na página.

Segundo Kotler (Marketing − edição compacta), “o volume total de um produto que seria comprado por um grupo definido de consumidores, numa área geográfica definida, num período de tempo definido, num ambiente de marketing definido, sob um programa de marketing definido”, é chamado de Demanda

  • A.

    de Empresa.

  • B.

    Corrente.

  • C.

    de Mercado.

  • D.

    Interrelacionada.

  • E.

    de Produção.

O planejamento de um evento possui três etapas, a saber: pré-evento, o evento em si e o pós-evento. São atividades exclusivas da etapa de pré-evento:

  • A. distribuição de folders, definição do mestre de cerimônia e clipagem.
  • B. confirmação dos convidados, checagem do som e divulgação interna.
  • C. contratação de recepcionistas, seleção de vídeo institucional e avaliação.
  • D. livro de registro de presença, envio de carta de agradecimento e divulgação interna.
  • E. listagem de convidados, comunicação para a diretoria e instalação de som e vídeo.

Frases intercaladas e longas, palavras que rimam e cacófatos.

Os três itens são, de acordo com os princípios da linguagem jornalística, proibidos no texto de

  • A.

    jornalismo impresso e radiojornalismo

  • B.

    jornalismo impresso e webjornalismo

  • C.

    radiojornalismo e webjornalismo

  • D.

    telejornalismo e radiojornalismo

  • E.

    webjornalismo e telejornalismo

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...