Questões de Comunicação Social

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A campanha publicitária do produto Soft Color da Wella, tem como exórdio a frase "Cabeça não foi feita só para pensar" e a última frase da peroração retoma a ideia do exórdio − "você vai ficar mais bonita até em pensamento". Essa estratégia de redação publicitária é a proposta que evita o questionamento e leva o público a conclusões definitivas. Nesse estilo, a matéria ou tema são dados no exórdio do discurso, no título, e, portanto, deve acabar nele. Essa estrutura é chamada de

  • A.

    lexical.

  • B.

    ventricular.

  • C.

    arremesso.

  • D.

    circular.

  • E.

    línguística.

É o órgão responsável pelas publicações oficiais do Estado de Santa Catarina:

  • A.

    Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina (IOESC)

  • B.

    Secretaria de Comunicação Social do Estado de Santa Catarina

  • C.

    Secretaria de Relações Humanas do Estado de Santa Catarina

  • D.

    Secretaria de Comunicação do Município

No jornalismo, o editorial tem como principal característica:

  • A.

    a veiculação exclusiva na internet e em revistas e diários impressos, devido à essência textual de seu formato, incompatível com os meios eletrônicos;

  • B.

    a covardia de distorcer os fatos para apenas veicular os interesses pessoais e políticos do dono da mídia noticiosa na qual é publicado;

  • C.

    ser sinônimo de ombudsman, já que questiona a linha editorial do veículo, aponta os erros cometidos por seus profissionais e dá espaço para a reclamação dos consumidores;

  • D.

    isentar-se de opiniões que possam comprometer a imparcialidade do jornal, fazendo uso apenas de informações factuais para não expressar seu ponto de vista editorial;

  • E.

    possuir traços estilísticos que, além de acompanhar o perfil do veículo, tentam produzir um conceito de opinião digno de credibilidade.

Ao "conjunto de diretrizes que definem as linhas editoriais de um determinado veículo de comunicação” dá-se o nome de:

  • A.

    fechamento da edição;

  • B.

    divisão em editorias;

  • C.

    política editorial;

  • D.

    editoração eletrônica;

  • E.

    índice da edição.

O Marketing pressupõe a inter-relação, interdependência e interligação de seus diferentes atores em um único mercado. Esses atores são:

  • A.

    fornecedor, atacadista, atravessador, varejista e consumidor.

  • B.

    fornecedor, fabricante, atacadista, varejista e consumidor.

  • C.

    fabricante, atravessador, atacadista, varejista e comerciante.

  • D.

    extrativista, fabricante, atravessador, comerciante e consumidor.

  • E.

    extrativista, atravessador, fabricante, varejista e consumidor.

Qual das alternativas abaixo remete a pesquisa especializada em estudos de hábitos de mídia e consumo, integrada a Ípsos desde 2001:

  • A.

    Censo.

  • B.

    Marplan.

  • C.

    Ibope.

  • D.

    IVC.

O primeiro passo na organização de um evento é a definição do conceito, o que significa

  • A. convidar as personalidades e confirmar sua presença.
  • B. definir o que será o evento e qual é a sua ideia básica.
  • C. contratar o pessoal de apoio que trabalhará no evento.
  • D. mandar imprimir um convite diferenciado e chamativo.
  • E. reservar um local exótico para a realização do evento.

A ciência que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos é definida como:

  • A.

    semântica.

  • B.

    retórica.

  • C.

    semiótica.

  • D.

    lexicologia

  • E.

    proxêmica.

A publicidade faz uso de diversas estratégias para definir o plano de mídia. Uma delas é utilizada para designar o somatório das audiências no planejamento de uma campanha publicitária, ajudando assim empresas e profissionais de propaganda e marketing a mensurarem o efeito de uma campanha publicitária. Essa unidade de medida é conhecida como

  • A.

    gross rating point.

  • B.

    centimetragem.

  • C.

    brainstorming.

  • D.

    circulação controlada.

  • E.

    day before recall.

Nas organizações os fluxos de comunicação, segundo Margarida Kunsch, são descendentes, ascendentes, horizontais, transversais e circulares. A comunicação

  • A.

    descendente liga-se ao processo de comunicação em que a informação se processa tendo como fonte os subalternos e os receptores os componentes do corpo diretivo da organização.

  • B.

    horizontal ou lateral se processa a todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior o grau de aproximação das relações interpessoais.

  • C.

    transversal está presente nas organizações com gestão participativa e integrada, que criam condições para que os atores atuem em diferentes áreas e com elas façam interação.

  • D.

    circular corresponde ao fluxo da informação que se processa no mesmo nível dos pares de hierarquia semelhante.

  • E.

    ascendente refere-se ao processo de comunicação em que a informação se processa da direção para os subalternos.

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