Questões de Comunicação Social

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Um dos mais importantes membros da Escola de Frankfurt, o psicanalista alemão Erich Fromm, desenvolveu suas principais ideias em uma trilogia: “Psicanálise da Sociedade Contemporânea”, “O Medo à Liberdade” e “Análise do Homem”. Qual é o ponto central de sua análise contida nos três livros?

  • A.

    A discussão da responsabilidade do homem moderno em uma sociedade cujo interesse principal está na produção econômica (que limita e aprisiona) e não no aprimoramento do valor da criatura humana.

  • B.

    A responsabilidade de desmistificar os símbolos contidos nos comportamentos modernos e na produção das obras de arte.

  • C.

    Reflexões que buscam relacionar o impasse atual do pensamento filosófico com o dilema concreto das perspectivas humanas para o futuro. Seu objetivo é indagar o conceito mais interno da racionalidade subjacente a nossa cultura industrial contemporânea, a fim de descobrir se esse conceito não contém falhas que, essencialmente, o tornam vicioso.

  • D.

    Uma reflexão sobre o que foi tema constante da abordagem frankfurtiana: a dominação. Discutindo-a em seus subsistemas, como a Indústria Cultural e o Positivismo, expõe em detalhes o controle exercido pela burguesia sobre a sociedade.

  • E.

    A análise das causas e consequências da destruição da “aura” que envolve as obras de arte, como objetos individualizados e únicos, à medida que são copiados e reproduzidos pelo cinema e pela fotografia.

Dentre as chamadas mídias tradicionais, os jornais e as revistas são os veículos mais comumente utilizados em campanhas publicitárias, já que a televisão tem um alto custo de veiculação e produção de comerciais. Ao se escolher, porém, veicular em jornal ou revista, devem-se levar em conta suas limitações, que, no caso dos jornais, são: a vida curta, a leitura apressada, a má reprodução dos anúncios e a sua circulação quase exclusivamente local.

Já no caso das revistas, constata-se que

  • A.

    a circulação é maior do que a tiragem, elas têm apelo universal e alcançam qualquer tipo de público, sendo indicadas para produtos de consumo geral.

  • B.

    a circulação é mais controlada entre o público-alvo preferencial e têm vida mais longa, o que lhes permite apresentar textos mais longos.

  • C.

    a preparação dos anúncios é feita com muita antecedência e representa um grande desperdício de verba quando a campanha é estritamente local.

  • D.

    as inserções publicitárias são mais frequentes, imprimindo intensidade à campanha, elas são mais seletivas e geram uma ação rápida e intensa.

  • E.

    o controle pelo revendedor local é mais fácil, e os seus anúncios podem ser adaptados às condições locais de uma cidade ou região.

As duas informações essenciais à mensuração de resultados por meio da clipagem eletrônica de informações na internet são:

  • A.

    identificação do veículo e quantidade de caracteres da matéria na página;

  • B.

    centimetragem e editoria (ou seção) em que a reportagem foi veiculada;

  • C.

    dia e hora exatos da publicação e centimetragem;

  • D.

    quantidade de caracteres da matéria na página e centimetragem;

  • E.

    editoria (ou seção) em que a reportagem foi veiculada e identificação do veículo.

As instituições que compõem um canal de marketing estão sujeitas a fluxos diversos e distintos. O fluxo que descreve o movimento dos produtos, desde a matéria-prima até os clientes finais, é chamado de Fluxo

  • A.

    de Propaganda.

  • B.

    de Propriedade.

  • C.

    de Pagamento.

  • D.

    de Informação.

  • E.

    Físico.

Assinale a opção que identifica o processo de diagnóstico que tem como função primordial examinar, reorganizar, solucionar e melhorar o sistema de comunicação de uma empresa, visando aprimorar os processos comunicacionais existentes.

  • A. Programa fale com o presidente.
  • B. Caixa de sugestões.
  • C. Auditoria da comunicação organizacional.
  • D. Reuniões com a diretoria.
  • E. Eventos institucionais.

O “Jornal Nacional” e o “Jornal da Band” sempre terminam com uma notícia descontraída como, por exemplo, um ladrão que ficou entalado em uma janela ou um assaltante que deu um tiro no próprio pé. Essas matérias são chamadas de

  • A.

    crônica animada.

  • B.

    feature.

  • C.

    perfil.

  • D.

    calhao.

  • E.

    caco.

Em 1948, questionando uma das mais importantes Teorias da Comunicação, o cientista político Harold Laswell desenvolveu um modelo comunicativo chamado de Modelo Laswell que apontava as lacunas dessa teoria e contribuía para a sua superação. Para ele, compreender o alcance e o efeito das mensagens transmitidas pela mídia requeria responder a algumas questões, EXCETO:

  • A.

    Quem?

  • B.

    Diz o quê?

  • C.

    Através de que canal?

  • D.

    Para quem?

  • E.

    Comque efeito?

Ao se idealizar uma campanha publicitária, é necessário ter em mente que, para o público consumidor, não interessam apenas os meios de informação tradicionais, de grande alcance.

Entre outras correntes ou pressões que moldam a opinião pública, encontram-se aquelas

  • A.

    criadas pelos fornecedores e as criadas pelos outros concorrentes indiretos ou steakholders.

  • B.

    definidas pelas pesquisas de mercado e as definidas pelas verbas publicitárias ou ainda pelo planejamento.

  • C.

    desenvolvidas pela tecnologia e as desenvolvidas pelos consumidores primários ou CEOs das empresas.

  • D.

    encorajadas pelos veículos de comunicação e as encorajadas pelos grandes clientes ou grandes investidores das agências.

  • E.

    motivadas pelos órgãos ou meios e as motivadas pelos tipos humanos ou influenciadores de grupos.

Sobre marketing mix, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O lead time existente entre o pedido e a entrega do produto ao cliente é fator de fidelização do consumidor do produto ou serviço.

  • B.

    Os produtos dividem-se em três níveis: básico, real e ampliado.

  • C.

    O ponto de venda é, aos olhos dos consumidores, o elemento menos aparente e palpável.

  • D.

    Antes de definir preços, a organização deve ter claros os objetivos de marketing relativos ao produto ou serviço.

  • E.

    A coordenação das atividades de promoção entre si e com os demais elementos do composto mercadológico é fundamental para que os objetivos traçados sejam atingidos.

O termo indústria cultural foi cunhado a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. Esse termo apareceu pela primeira vez no capítulo O iluminismo como mastificação das massas , no ensaio Dialética do Esclarecimento, escrito em 1942, mas publicado somente em 1947. Quem eram os autores desse ensaio?

  • A.

    Weber e Benjamin.

  • B.

    Fromm e Pollock.

  • C.

    Habermas e Löwenthal.

  • D.

    Adorno e Horkheimer.

  • E.

    Marcuse e Benjamin.

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