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Pode-se definir o profissional de criação publicitária como uma espécie de bricoleur, cuja missão é persuadir o público- alvo, compondo, para tal, mensagens de impacto, valendo-se dos mais diversos discursos existentes.
No exercício da bricolagem, os profissionaisatuam cortando, associando, unindo e editando informações do repertório cultural da sociedade.
fazem uma viagem de reconhecimento pela criação, voltada para a mídia impressa e para o anúncio.
usam o poder de um fato como ferramenta de pesuasão tão ou mais eficiente que outras abordagens.
reproduzem, no resultado da propaganda, a pouca interação entre as áreas da criação.
recomendam realçar um produto ou serviço que apresenta um diferencial quando as mercadorias se assemelham.
Considere:
I. O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros, exceto se for o seu editor.
II. A presunção de inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística.
III. A opinião manifestada em meios de informação deve ser exercida com responsabilidade.
De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, aprovado em 04 de agosto de 2007, está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Quando o diagramador afirma que usará um calhau na página de um jornal impresso, significa que:
mudará o número da página.
usará uma fotografia horizontal que ocupará duas páginas, exclusivamente.
mudará o crédito de todas as fotos que estiverem na página.
colocará um anúncio em um espaço que não foi comercializado e que ficaria em branco caso ele não tomasse essa decisão.
colocará no topo da página uma tarja preta para indicar que o veículo está de luto pela morte de um funcionário ou personalidade local.
A venda pessoal constitui-se em uma atividade de comunicação, porque acontece quando um cliente e um vendedor, representando a empresa, se relacionam. Estudiosos de Marketing identificam seis fases relacionadas à venda, a serem executadas na seguinte ordem:
Necessidade - Interesse - Atenção - Desejo - Ação - Satisfação.
Atenção - Interesse - Necessidade - Desejo - Ação - Satisfação.
Interesse - Necessidade - Atenção - Desejo - Satisfação - Ação.
Desejo - Interesse - Necessidade - Atenção - Satisfação - Ação.
Necessidade - Interesse - Desejo - Atenção - Ação - Satisfação.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No que tange à parte teórica da comunicação, o que significa gatekeeping?
É um conceito jornalístico para edição. Caracteriza aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios.
Significa a utilização de um recurso técnico para aprimorar a transmissão de mensagens em seu trânsito porumcanal específico.
É a apuração exaustiva de qualquer erro existente na matéria. Função desempenhada pelo copydesk, cada vez mais escasso nas redações.
Trata do período que decorre entre a cobertura informativa dos meios de comunicação de massa e a agenda do público.
É a elaboração criativa de peças publicitárias, com base em apelo textual e imagens persuasivas.
As pessoas tendem a se acomodar muito facilmente em suas regiões de conforto, trabalhando com aquilo que é mais parecido com sua realidade anterior.
Frente às mudanças que as novas tecnologias trouxeram ao modo de se fazer propaganda, um dos primeiros e mais frequentes subaproveitamentos do meio internet está representado no uso debanners e pop-ups
banners e redes sociais
blogs e redes sociais
pop-ups e blogs
sites de busca e portais
A literatura sobre Marketing considera que existem cinco áreas de análise por trás da tomada de decisões relacionadas ao Marketing. São elas:
Necessidades dos clientes - Poder de compra do mercado - Concorrência - Colaboradores - Contexto.
Criação da necessidade - Habilidades da companhia - Capacidade de produção da empresa - Colaboradores - Contexto.
Necessidades dos clientes - Habilidades da companhia - Concorrência - Capacidade de distribuição - Contexto.
Criação da necessidade - Habilidades da companhia - Concorrência - Colaboradores - Sazonalidade.
Necessidades dos clientes - Habilidades da companhia - Concorrência - Colaboradores - Contexto.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Sobre a Teoria do Agendamento, é correto afirmar que:
investiga a produção midiática como típico produto da era capitalista. Pretende desvendar a natureza industrial das informações contidas em obras, como filmes e músicas; temas, símbolos e formatos são obtidos por meio de mecanismos de repetição e produção em massa, que tornam a arte adequada para produção e consumo em larga escala.
estuda as funções exercidas pela mídia na sociedade, e não os seus efeitos. Em lugar de pesquisar o mero comportamento do indivíduo, estuda-se a sua ação social como consumidor de valores e modelos que se adquire comunitariamente.
baseia suas pesquisas na sociologia, concluindo que a mídia cumpre papel limitado no jogo de influência das relações comunitárias.
estuda a capacidade que os meios de comunicação possuem para evidenciar um determinado assunto. Para isso, investiga a importância da mídia como mediadora entre o indivíduo e uma realidade da qual este se encontra distante.
afirma que a mensagem da mídia não é prontamente assimilada pelo indivíduo, sendo submetida a vários filtros psicológicos individuais.
Erros na análise de pesquisas de audiência dos veículos costumam resultar em escolhas ruins. Consequentemente, após uma campanha malsucedida em termos de resultados, cliente e agência tentam descobrir os culpados.
Nesse caso, verifica-se que o equívoco veio, em primeira instância, da área decriação
mídia
atendimento
desenvolvimento
planejamento
A respeito de Planejamento Estratégico de Marketing (PEM), é correto afirmar:
Visão é um conceito que considera as crenças básicas, os ideais e a ética que fundamentam as decisões da organização.
Valores referem-se às políticas da organização para orientar os stakeholders.
Trata-se de um processo gerencial que tem por finalidade adequar os objetivos e recursos da empresa às mudanças de oportunidades de mercado para torná-la mais competitiva.
Por Missão deve-se entender as formas pelas quais a organização dita os seus escopos de atuação competitiva junto aos stakeholders.
As Políticas servem para parametrizar os limites da ação individual, além de ser marco para as decisões da empresa.
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