Questões de Comunicação Social

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Pode-se definir o profissional de criação publicitária como uma espécie de bricoleur, cuja missão é persuadir o público- alvo, compondo, para tal, mensagens de impacto, valendo-se dos mais diversos discursos existentes.

No exercício da bricolagem, os profissionais

  • A.

    atuam cortando, associando, unindo e editando informações do repertório cultural da sociedade.

  • B.

    fazem uma viagem de reconhecimento pela criação, voltada para a mídia impressa e para o anúncio.

  • C.

    usam o poder de um fato como ferramenta de pesuasão tão ou mais eficiente que outras abordagens.

  • D.

    reproduzem, no resultado da propaganda, a pouca interação entre as áreas da criação.

  • E.

    recomendam realçar um produto ou serviço que apresenta um diferencial quando as mercadorias se assemelham.

Considere:

I. O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros, exceto se for o seu editor.

II. A presunção de inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística.

III. A opinião manifestada em meios de informação deve ser exercida com responsabilidade.

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, aprovado em 04 de agosto de 2007, está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Quando o diagramador afirma que usará um “calhau” na página de um jornal impresso, significa que:

  • A.

    mudará o número da página.

  • B.

    usará uma fotografia horizontal que ocupará duas páginas, exclusivamente.

  • C.

    mudará o crédito de todas as fotos que estiverem na página.

  • D.

    colocará um anúncio em um espaço que não foi comercializado e que ficaria em branco caso ele não tomasse essa decisão.

  • E.

    colocará no topo da página uma tarja preta para indicar que o veículo está de luto pela morte de um funcionário ou personalidade local.

A venda pessoal constitui-se em uma atividade de comunicação, porque acontece quando um cliente e um vendedor, representando a empresa, se relacionam. Estudiosos de Marketing identificam seis fases relacionadas à venda, a serem executadas na seguinte ordem:

  • A.

    Necessidade - Interesse - Atenção - Desejo - Ação - Satisfação.

  • B.

    Atenção - Interesse - Necessidade - Desejo - Ação - Satisfação.

  • C.

    Interesse - Necessidade - Atenção - Desejo - Satisfação - Ação.

  • D.

    Desejo - Interesse - Necessidade - Atenção - Satisfação - Ação.

  • E.

    Necessidade - Interesse - Desejo - Atenção - Ação - Satisfação.

No que tange à parte teórica da comunicação, o que significa gatekeeping?

  • A.

    É um conceito jornalístico para edição. Caracteriza aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios.

  • B.

    Significa a utilização de um recurso técnico para aprimorar a transmissão de mensagens em seu trânsito porumcanal específico.

  • C.

    É a apuração exaustiva de qualquer erro existente na matéria. Função desempenhada pelo copydesk, cada vez mais escasso nas redações.

  • D.

    Trata do período que decorre entre a cobertura informativa dos meios de comunicação de massa e a agenda do público.

  • E.

    É a elaboração criativa de peças publicitárias, com base em apelo textual e imagens persuasivas.

As pessoas tendem a se acomodar muito facilmente em suas regiões de conforto, trabalhando com aquilo que é mais parecido com sua realidade anterior.

Frente às mudanças que as novas tecnologias trouxeram ao modo de se fazer propaganda, um dos primeiros e mais frequentes subaproveitamentos do meio internet está representado no uso de

  • A.

    banners e pop-ups

  • B.

    banners e redes sociais

  • C.

    blogs e redes sociais

  • D.

    pop-ups e blogs

  • E.

    sites de busca e portais

A literatura sobre Marketing considera que existem cinco áreas de análise por trás da tomada de decisões relacionadas ao Marketing. São elas:

  • A.

    Necessidades dos clientes - Poder de compra do mercado - Concorrência - Colaboradores - Contexto.

  • B.

    Criação da necessidade - Habilidades da companhia - Capacidade de produção da empresa - Colaboradores - Contexto.

  • C.

    Necessidades dos clientes - Habilidades da companhia - Concorrência - Capacidade de distribuição - Contexto.

  • D.

    Criação da necessidade - Habilidades da companhia - Concorrência - Colaboradores - Sazonalidade.

  • E.

    Necessidades dos clientes - Habilidades da companhia - Concorrência - Colaboradores - Contexto.

Sobre a ‘Teoria do Agendamento’, é correto afirmar que:

  • A.

    investiga a produção midiática como típico produto da era capitalista. Pretende desvendar a natureza industrial das informações contidas em obras, como filmes e músicas; temas, símbolos e formatos são obtidos por meio de mecanismos de repetição e produção em massa, que tornam a arte adequada para produção e consumo em larga escala.

  • B.

    estuda as funções exercidas pela mídia na sociedade, e não os seus efeitos. Em lugar de pesquisar o mero comportamento do indivíduo, estuda-se a sua ação social como consumidor de valores e modelos que se adquire comunitariamente.

  • C.

    baseia suas pesquisas na sociologia, concluindo que a mídia cumpre papel limitado no jogo de influência das relações comunitárias.

  • D.

    estuda a capacidade que os meios de comunicação possuem para evidenciar um determinado assunto. Para isso, investiga a importância da mídia como mediadora entre o indivíduo e uma realidade da qual este se encontra distante.

  • E.

    afirma que a mensagem da mídia não é prontamente assimilada pelo indivíduo, sendo submetida a vários filtros psicológicos individuais.

Erros na análise de pesquisas de audiência dos veículos costumam resultar em escolhas ruins. Consequentemente, após uma campanha malsucedida em termos de resultados, cliente e agência tentam descobrir os culpados.

Nesse caso, verifica-se que o equívoco veio, em primeira instância, da área de

  • A.

    criação

  • B.

    mídia

  • C.

    atendimento

  • D.

    desenvolvimento

  • E.

    planejamento

A respeito de Planejamento Estratégico de Marketing (PEM), é correto afirmar:

  • A.

    Visão é um conceito que considera as crenças básicas, os ideais e a ética que fundamentam as decisões da organização.

  • B.

    Valores referem-se às políticas da organização para orientar os stakeholders.

  • C.

    Trata-se de um processo gerencial que tem por finalidade adequar os objetivos e recursos da empresa às mudanças de oportunidades de mercado para torná-la mais competitiva.

  • D.

    Por Missão deve-se entender as formas pelas quais a organização dita os seus escopos de atuação competitiva junto aos stakeholders.

  • E.

    As Políticas servem para parametrizar os limites da ação individual, além de ser marco para as decisões da empresa.

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