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O que é Opinião Pública?
É uma opinião unânime sobre determinado assunto que diz respeito a toda sociedade.
É algo pré-estabelecido, sem possibilidade de mudança.
É uma opinião comum, não é a opinião da maioria ou minoria, mas uma opinião representada por todas as opiniões dos participantes da discussão pública.
É a opinião de apenas uma classe social.
É a opinião que os meios de comunicação de massa propagam.
A utilização de banners de internet como forma de publicidade tem, assim como outras mídias, vantagens e desvantagens.
Uma das grandes limitações do uso dos banners é a(o)interatividade
formato predefinido
pagamento por impressão
perfil da audiência
período de veiculação
corrupção.
banalização.
heroicização.
precarização.
profissionalização.
No ciclo de vida do produto, o preço declina, à medida que a concorrência se intensifica e as empresas de custos altos são eliminadas, durante o estágio de
introdução.
maturidade.
crescimento.
declínio.
nascimento.
Existem três fases nas quais um anunciante pode estar inserido no âmbito das campanhas publicitárias.
No lançamento de um produto no mercado, para conseguir uma resposta positiva às intenções de marketing, a campanha deve, sobretudo,combater um preconceito.
defender-se dos concorrentes.
visar a um pequeno grupo consumidor.
suavizar atritos com o público-alvo.
manter o nome na mente do consumidor.
Um repórter leu no arquivo de seu jornal que a prefeitura da sua cidade havia contratado 2.000 funcionários públicos em 2008. A informação chamou a atenção porque naquela mesma semana ele viu no Diário Oficial do Município que houvera a contratação de 3.000 mil pessoas. Em um motor de busca online, encontrou uma seção no sítio da prefeitura com a base de dados de contratação e desligamento de pessoal e tipo de contratação (CLT, comissionado etc.). Para investigar o tema com técnicas de reportagem assistida por computador se há indício de irregularidades ou improbidade na política de contratação em seu município este repórter pode
consolidar os dados em uma planilha eletrônica e analisá-los com gráficos para obter pistas de investigação.
publicar os dados encontrados e realizar nova busca na internet para verificar a repercussão.
montar um weblog com os dados encontrados para obter mais informações inseridas por usuários cadastrados.
criar perfis em redes sociais para levantar o debate e obter um parecer preciso da opinião pública.
utilizar software de rastreamento para analisar o fluxo de acessos à seção de concursos do sítio da prefeitura.
Foi veiculado um vídeo na Internet protagonizado por um músico que construiu instrumentos de percussão e uma flauta com caixas de uma bala (doce) de determinada marca do mercado. Ele faz a sua apresentação em uma praça e tem a ajuda de transeuntes que não se recusaram a fazer o som de chocalhos que ele determinou. O vídeo de mais de 2 minutos foi repassado para uma multidão de internautas pelas redes sociais. Esse tipo de campanha caracteriza o
Cybermarketing.
Geomarketing.
Marketing cinematográfico.
Marketing viral.
Marketing de retenção.
Cada vez mais presencia-se a atuação de lobistas em variados setores, principalmente na área pública. A existência desses profissionais faz o profissional de jornalismo refletir sobre o seu papel em uma sociedade moderna, e concluir que o lobby
é uma prática nefasta, devendo ser eliminada das relações empresariais e institucionais com o poder em todos os escalões.
é inerente à natureza humana, pois ela está sempre permeável a pressões externas da sociedade e não há como resistir a essas investidas.
é eticamente condenável, mas aceito, em um país como o Brasil, onde prevalece a chamada Lei de Gerson − pela qual todos querem levar vantagem.
mesmo que condenável pela ética, não pode ser questionado se for totalmente regulado pela legislação federal.
feito dentro de regras éticas passou a ser necessário e legítimo, pois ajuda a mostrar o ponto de vista de um grupo ou empresa junto ao poder público.
Conforme mostra Giacaglia:
I. Os eventos para a apresentação dos produtos da empresa para seu mercado-alvo ampliam o leque de exposição. Por ser dirigido, o evento consegue, em um curto período de tempo e de uma só vez, atingir boa parte do público-alvo da empresa.
PORQUE
II. As Feiras se constituem numa boa oportunidade de promover o contato consumidor-produto.
Logo:
as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II é uma justificativa da afirmativa I;
as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II NÃO é uma justificativa da afirmativa I;
a afirmativa I está correta, mas a afirmativa II está errada;
a afirmativa I está errada, mas a afirmativa II está correta;
as afirmativas I e II estão erradas.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo o Capítulo II, Art. 7, do 'Código de Ética do Jornalista', em vigor desde agosto de 2007, o jornalista pode:
aceitar ou oferecer trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial, a carga horária legal ou a tabela fixada por sua entidade de classe, nem contribuir ativa ou passivamente para a precarização das condições de trabalho.
submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação.
impedir a manifestação de opiniões divergentes ou o livre debate de ideias.
eximir-se da responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado totalmente.
expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, sendo vedada a sua identificação, mesmo que parcial, pela voz, por traços físicos, pela indicação de locais de trabalho ou residência, ou por quaisquer outros sinais.
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