Questões de Comunicação Social

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São problemas da comunicação na administração pública relacionados à estrutura:

  • A. perfil burocrático e falta de programas prioritários.
  • B. exaltação e deficiência interpretativa.
  • C. condenação da mídia e acomodação.
  • D. modelo burocrático de gestão e cooptação.
  • E. ausência de visão de conjunto e superficialidade.

Os dois princípios que fundamentam o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros são:

  • A.

    interesse público e direitos fundamentais do cidadão.

  • B.

    Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão e Constituição Federal de 1988.

  • C.

    interesse público e Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  • D.

    direitos fundamentais do cidadão e Constituição Federal de 1988.

  • E.

    Constituição Federal de 1988 e Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Assinale a afirmativa que define Endomarketing.

  • A.

    É um conjunto de estratégias que visam a atingir o cliente em potencial, no momento em que ele busca um produto, serviço ou qualquer informação na Internet.

  • B.

    É a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e off-line.

  • C.

    É o conjunto de ações voltadas para o público interno, visando a promover entre funcionários e departamentos valores destinados a servir ao cliente ou a públicos de interesse.

  • D.

    É o conjunto de instrumentos e modus operandi que realça a presença ou a existência de uma empresa, um profissional, uma pessoa, ou mesmo uma ideia em uma área predefinida ou em toda a rede mundial de computadores interligados com a utilização da Internet.

  • E.

    Serve para construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes, consistindo na integração destes últimos com a empresa, desde o projeto até o desenvolvimento de processos industriais e de vendas.

No que se refere a procedimentos gráficos de publicação, assinale a opção correta.

  • A.

    O envio de arquivos, seja em formato aberto, seja em fechado, para impressão de material diagramado é idêntico não sendo necessárias informações adicionais para nenhum desses formatos.

  • B.

    Em trabalhos gráficos, mancha é o elemento oposto às colunas de textos.

  • C.

    O processo de justificar um texto consiste em alinhar a coluna à esquerda e padronizar fontes.

  • D.

    Os principais componentes de caracteres são as hastes, cujas linhas são classificadas em retas, quebradas, curvas e mistas.

  • E.

    EPS (encapsuled postscript file) é o formato que armazena arquivos vetoriais, salvo imagens em bitmap.

Criar e enviar press-releases, cobrir jornalisticamente eventos e reuniões, cobertura fotográfica, produção de boletins informativos de sites, gerando uma propaganda gratuita é responsabilidade:

  • A.

    Chefia ou assessoria de Gabinete

  • B.

    Do próprio prefeito

  • C.

    Assessoria de Imprensa

  • D.

    Departamento de Relações Públicas

A publicação organizacional cuja periodicidade apresenta intervalos mais espaçados entre as edições, sem informações urgentes e imediatas, denomina-se

  • A. Jornal.
  • B. Revista.
  • C. Boletim.
  • D. Newsletter.
  • E. Quadro de avisos.

No artigo “Ética no marketing: ação isolada ou negócio?” o autor, Miguel Arantes Normanha Filho, afirma que Gene Laczniak apregoa cinco padrões éticos. Um deles preconiza que o profissional deve “agir de tal forma que a atitude que você tomar possa ser uma lei ou regra universal de comportamento em relação às circunstâncias dadas”. Essa afirmação coincide com

  • A.

    a teoria do conhecimento proposta por Thomaz Luckmann.

  • B.

    postulados da Teoria Pura do Direito de Kelsen.

  • C.

    a teoria da ação social de Weber.

  • D.

    a teoria da hierarquia das necessidade de Maslow.

  • E.

    o enunciado do imperativo categórico de Kant.

Acerca da história do jornalismo e dos meios de comunicação de massa, assinale a opção correta.

  • A.

    A televisão pública não pode, pela baixa audiência da programação, ser considerada meio de comunicação de massa.

  • B.

    No radiojornalismo brasileiro, predomina a divisão de funções: o repórter encarrega o produtor de apurar informações e apresentá-las ao microfone.

  • C.

    O uso do rádio não se popularizou no ambiente doméstico.

  • D.

    Com o surgimento de jornais no rádio, na televisão e na Internet, o jornalismo impresso sofreu mudanças de técnica e estilo.

  • E.

    O telejornalismo brasileiro nasceu em 1940, na extinta TV Tupi, primeira emissora de televisão do Brasil.

O que a legislação brasileira prevê sobre o exercício das instituições de pesquisas de opinião?

  • A.

    As empresas de pesquisa devem registrar no Ministério da Justiça dados sobre os contratantes, financiadores, técnicas, metodologias, empresa realizadora e profissionais responsáveis pela pesquisa, quando seus resultados forem para conhecimento público.

  • B.

    No Brasil, o exercício das instituições de pesquisas é livre, existindo somente a autorregulamentação pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), no caso das pesquisas que são divulgadas para conhecimento público. Cabe ao Ministério Público a fiscalização das instituições de pesquisa. No caso das pesquisas eleitorais, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral instruir sobre o tema.

  • C.

    O Procon é o órgão fiscalizador no caso da divulgação de pesquisas de opinião pública com informações incorretas.

  • D.

    No Brasil, a divulgação de pesquisas de opinião é livre, visto que a Constituição Brasileira prevê em seu capítulo V, artigo 220, a livre manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sem restrição.

  • E.

    No Brasil, o exercício das instituições de pesquisas é livre, existindo somente a autorregulamentação pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). No caso da condução de pesquisas com finalidades manipulativas, cabe ao Ministério Público, quando acionado, a fiscalização das instituições de pesquisa. No caso específico das pesquisas eleitorais, cabe ao Tribunal Superior Eleitoral instruir sobre o tema, a partir do Código Eleitoral.

Unselling é um conceito que pode ser assim caracterizado:

  • A.

    Atividades de comunicação de marketing que atendem a demandas específicas.

  • B.

    Ato de diminuir uma demanda intensa por meio de elevação de preços, corte de gastos em propaganda e promoção de vendas adequada à capacidade de produção da empresa.

  • C.

    Conceito que ocorre quando uma marca esnoba os seus consumidores, e este comportamento atrai mais desejo por parte dos consumidores.

  • D.

    Desconstrução da imagem de um produto ou de uma marca que sejam nocivos como o fumo, as drogas, os alimentos gordurosos, entre outros.

  • E.

    Conjunto de movimentos de marketing orientados para a ocupação de nichos de mercado.

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