Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Processos de edição, editoração e impressão comumente exigem a preparação de originais em alta definição, especialmente quando incluem muitas imagens. Devido ao seu grande tamanho, os arquivos gerados a partir desses processos são de difícil manuseio, seja para o seu envio por meio de correio eletrônico, seja para o seu armazenamento. Há, no entanto, soluções para esses casos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Arquivos com armazenamento superior a 100 MB devem ser enviados, para maior praticidade, por blocos de 10 MB cada.

  • B.

    Arquivos muito grandes não são compactáveis a tamanhos compatíveis com os serviços de computação corporativa e tratamento profissional de imagens, devendo, portanto, ser gravados em mídias removíveis.

  • C.

    É prático realizar a gravação de uma matriz completa em PDF e enviá-la em partes separadas, de acordo com a capacidade de transmissão oferecida pelo provedor contratado.

  • D.

    Uma solução rápida e prática, oferecida por provedores em todo o mundo, é o sistema de computação em nuvem (cloud computing), acessável ao destinatário mediante o uso de senha.

  • E.

    Nos casos de arquivos muito grandes, a solução pode ser a sua fragmentação em arquivos menores do tipo JPEG ou GIF, adquirindo-se, assim, formatos compatíveis com emails comuns.

Qual o termo adotado e utilizado pelas assessorias de imprensa ou órgãos oficiais para monitorar e arquivar com agilidade e segurança as informações veiculadas em TV, Rádio, Jornais, Impressos e WEB que auxiliam na tomada de decisões por parte do gestor público:

  • A.

    Clipagem

  • B.

    Abordagem

  • C.

    Filtragem

  • D.

    Controle de publicação

O tipo de público que não ocupa o espaço físico da organização nem mantém vínculo empregatício com ela, mas relaciona-se por meio de direitos e deveres recebe a seguinte denominação:

  • A. Interno vinculado.
  • B. Interno desvinculado.
  • C. Misto vinculado.
  • D. Misto desvinculado.
  • E. Externo.

O que é Merchandising?

  • A.

    É uma ferramenta de marketing , formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

  • B.

    É o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

  • C.

    É um conjunto de atividades orientadas para antever as vendas e os preços de certo produto, com a finalidade de estimar as receitas futuras e perscrutar as possibilidades de obter resultados compensadores, tanto para investimentos empresariais quanto para investimentos públicos.

  • D.

    É uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.

  • E.

    É um modo específico de apresentar a informação sobre um produto, uma marca, empresa ou política que visa a influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.

  • A.

    Quando apontados para fora de si, os signos não geram significação, pois essa significação se encontra ausente, na cultura.

  • B.

    Os significados, presentes na cultura, representam as coisas em seu processo dinâmico de significação, expressas pela parte abstrata, ou seja, pelo significante.

  • C.

    O autor se refere à relação antitética entre o plano de expressão (significado) e o plano de conteúdo (significante).

  • D.

    No excerto, o autor adverte para o fato de o significado ser a parte que exerce a primazia no processo de significação na cultura humana.

  • E.

    O autor refere-se à paradoxal relação que ocorre na construção de sentido: o significante (presente) significa em lugar do que está ausente (significado).

Em um estudo recente, a Fenaj (2010) comprovou que 60% dos jornalistas atuam em assessorias de imprensa. Pesquisa realizada pela ABERJE (2008) constatou que os 73% dos profissionais das agências de comunicação são jornalistas. Pode-se inferir desses números, como fez Aldo Antonio Schmitz (As fontes nas teorias de Jornalismo) que

  • A.

    as assessorias de imprensa estão se transformando em assessorias de comunicação.

  • B.

    as fontes contratam jornalistas para aperfeiçoar o relacionamento com a mídia.

  • C.

    os jornalistas formados estão se transformando em profissionais de Relações Públicas.

  • D.

    as agências de comunicação estão se transformando em assessorias de imprensa.

  • E.

    as fontes contratam jornalistas para fazerem mídia training.

Assinale a alternativa que tem relação com o termo branding.

  • A.

    Marca de um produto.

  • B.

    Trilha instrumental de spot.

  • C.

    Audiência de um programa de TV.

  • D.

    Ensaio para gravação de um comercial para TV.

  • E.

    Adaptação de um roteiro de TV para rádio.

Dentre os mandamentos do gerenciamento de crises abaixo listados, aquele que a empresa deve evitar para a construção de uma boa identidade corporativa é

  • A. criar rotinas prévias ao problema.
  • B. avaliar o impacto das decisões estratégicas.
  • C. adotar uma postura low profile, informando o ocorrido somente ao ser perguntado.
  • D. assumir o ônus, caso a responsabilidade seja sua.
  • E. acompanhar a influência dos públicos uns nos outros.

“Se refere à prática de inclusão sutil de produtos, serviços, marcas e empresas em obras de entretenimento, principalmente audiovisuais, como novelas, filmes, games etc”. O texto se refere ao termo Tie In , que é formalmente chamado de:

  • A.

    autosserviço

  • B.

    merchandising editorial

  • C.

    promoção de vendas.

  • D.

    campanha de publicidade.

  • E.

    marketing visual.

Ancelmo Gois, então editor do “Informe JB”, publicou um texto tratando de um produto muito comum no meio jornalístico. Escrevia o jornalista:

“Sem querer ser pretencioso, gostaria de dar algumas dicas para as fontes produtoras de ....... Salvo em alguns casos, é um erro tentar irrigar todas as salas das redações com o(a) mesmo(a) ....... É preciso fazer um trabalho dirigido a determinados públicos alvos. Para as colunas, como é o caso do Informe JB, a nota exclusiva tem muito mais chances de emplacar − desde que o fato divulgado tenha naturalmente valor jornalístico”. Ancelmo Gois referia-se ao

  • A.

    release.

  • B.

    press kit.

  • C.

    pré-pautas.

  • D.

    coletivas.

  • E.

    clipping.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...