Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta acerca das novas mídias e dos novos papéis profissionais na comunicação online.
Os novos cenários tecnológicos implicaram o redesenho do ambiente de trabalho, de acordo com as novas profissões e respectivas funções, como é o caso do arquiteto da informação, responsável pelo planejamento físico e organizacional das edificações inteligentes.
O surgimento dos ambientes informatizados ensejou a contratação dos profissionais de animação, como os que trabalham com animação 2D e 3D, responsáveis pela promoção de atividades de inteligência emocional no âmbito da comunicação entre funcionários e usuários.
O blogueiro desempenha atividades tipicamente amadorísticas e diletantes no campo da comunicação, especialmente na postagem descompromissada de conteúdos privados e intimistas, não sendo apropriado, portanto, a utilização do blogueiro profissional.
Com o advento das mídias digitais, as funções do termo copywriter foram ampliadas, pois ele, além de cuidar da correção e da qualidade estilística dos textos, também pode observar questões ligadas à organização e à facilidade de acesso à informação.
Os cenários tecnológicos possibilitaram o surgimento dos novos meios (new media) e acarretaram uma acentuada exclusão das funções, atribuições, habilidades e competências das profissões tradicionais.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Em um planejamento de comunicação organizacional houve a necessidade de sugerir a criação de uma alternativa de comunicação entre a diretoria e os funcionários da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a melhor opção para o contexto apresentado.
Insert
Raccord
Follow up
Steady-cam
Steady-cam
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
A responsabilidade social corporativa, política empresarial adotada por grande parte das organizações atualmente, pode ter dois focos distintos. Aquele que é caracterizado pela ação indireta sobre a comunidade, gera retorno tributário, social e institucional e não demanda ações de marketing social chama-se
As afirmações abaixo estão corretas, exceto:
o trabalho do jornalista em uma assessoria de imprensa consiste, dentre outras atividades, em divulgar a instituição que representa.
o assessor de imprensa é o porta-voz da instituição.
este jornalista deve compreender como gerar mídia.
em caso de entrevista coletiva de imprensa, cabe ao assessor convocá-la.
o assessor de imprensa deve defender a instituição, mesmo quando ela pratica uma infração.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A atuação em mídias web e digitais pressupõe exercer novas funções e atribuições relacionadas à produção e veiculação de conteúdos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Web writer é quem escreve textos e realiza pesquisas para embasar conteúdos a serem publicados, estando, portanto, familiarizado com as publicações para o meio web, perfis de internautas e linguagens adequadas aos diversos segmentos de públicos.
Especialista em SEO é o responsável pela elaboração de projetos estéticos e funcionais de uma organização no meio web, devendo saber lidar com design, programação, usabilidade e acessibilidade.
Gerente de redes sociais é quem administra ambiente informatizado, presta suporte técnico ao cliente, elabora documentação técnica, além de coordenar projetos e pesquisas e oferecer soluções para ambientes informatizados.
Web designer é o responsável pela pesquisa e análise de sítios, competindo-lhe opinar sobre mudanças que favoreçam o posicionamento desses sítios em sistemas de busca.
Webmaster é quem monitora comunidades virtuais, fóruns e blogues e o que neles se comenta sobre produtos, serviços, marcas e imagem de uma organização. Também pode atuar no relacionamento dessa organização com os clientes.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Em publicidade, o termo rafe pode ser relacionado com:
sinônimo de anúncio sobre temas sociais.
veiculação de um vídeo institucional em TV aberta.
falta de consenso sobre o valor de uma campanha publicitária.
rascunhos feitos pelo diagramador ou desenhista na criação de um anúncio.
campanha publicitária veiculada em cinema, exclusivamente.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre a locução em comerciais produzidos para uma emissora de rádio, é correto afirmar:
pode ser feita por um ou mais locutores.
deve ser feita por um locutor, exclusivamente.
não pode conter trilha instrumental, obrigatoriamente.
não pode ser acompanhada de efeitos sonoros, obrigatoriamente.
deve conter, no mínimo, três sobe sons, obrigatoriamente.
Devemos, ao escrever um press-release, tomar os seguintes cuidados, exceto:
redigir textos de acordo com a mídia: impresso, rádio, TV, internet.
um único texto, bem escrito, contempla todos os veículos.
sempre que possível, redigir um texto para cada periódico emissora de rádio ou TV e internet (blog, site etc).
utilizar as normas de formatação para cada mídia.
usar objetividade e destacar o que pode ser notícia.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Os novos cenários tecnológicos romperam com as noções tradicionais de espaço e tempo e fizeram surgir conceitos novos, entre eles, os de ciberespaço e inteligência coletiva, abordados por Pierre Lévy. Em relação a esses novos conceitos, assinale a opção correta.
A emergência de uma inteligência coletiva está associada à descoberta ou à invenção de um novo paradigma de comunicação, para além da escrita e dos sistemas de controle da informação.
A comunicação e a inteligência humanas, tal qual são concebidas hoje, foram substituídas, respectivamente, por bases digitais e inteligências artificiais.
O ciberespaço se impôs como um novo e vasto logocentrismo, superior ao exercido pela fase da escrita, e a multimídia tornou-se a sua correspondente superlíngua e fator de identidade dos que dominaram os seus saberes técnicos e os seus códigos.
O ciberespaço consolidará uma tendência que já desponta: a do surgimento de megatalentos e de autores bilionários cujas obras de sucesso sem fronteiras rendem fortunas decorrentes de direitos reservados.
A liberdade e a autonomia em relação ao fluxo da informação no ciberespaço resultam em contextos hipermidiáticos fortalecedores de clãs, tribos, Estados-nação e territórios, inteligentemente dirigidos.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A veiculação de uma chamada que antecede uma campanha publicitária e desperta curiosidade sobre ela é denominada de:
Instagran
Switter
Teaser
Truck
Nota pé
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...