Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta acerca das novas mídias e dos novos papéis profissionais na comunicação online.

  • A.

    Os novos cenários tecnológicos implicaram o redesenho do ambiente de trabalho, de acordo com as novas profissões e respectivas funções, como é o caso do arquiteto da informação, responsável pelo planejamento físico e organizacional das edificações inteligentes.

  • B.

    O surgimento dos ambientes informatizados ensejou a contratação dos profissionais de animação, como os que trabalham com animação 2D e 3D, responsáveis pela promoção de atividades de inteligência emocional no âmbito da comunicação entre funcionários e usuários.

  • C.

    O blogueiro desempenha atividades tipicamente amadorísticas e diletantes no campo da comunicação, especialmente na postagem descompromissada de conteúdos privados e intimistas, não sendo apropriado, portanto, a utilização do blogueiro profissional.

  • D.

    Com o advento das mídias digitais, as funções do termo copywriter foram ampliadas, pois ele, além de cuidar da correção e da qualidade estilística dos textos, também pode observar questões ligadas à organização e à facilidade de acesso à informação.

  • E.

    Os cenários tecnológicos possibilitaram o surgimento dos novos meios (new media) e acarretaram uma acentuada exclusão das funções, atribuições, habilidades e competências das profissões tradicionais.

Em um planejamento de comunicação organizacional houve a necessidade de sugerir a criação de uma alternativa de comunicação entre a diretoria e os funcionários da empresa.

Assinale a alternativa que apresenta a melhor opção para o contexto apresentado.

  • A.

    Insert

  • B.

    Raccord

  • C.

    Follow up

  • D.

    Steady-cam

  • E.

    Steady-cam

A responsabilidade social corporativa, política empresarial adotada por grande parte das organizações atualmente, pode ter dois focos distintos. Aquele que é caracterizado pela ação indireta sobre a comunidade, gera retorno tributário, social e institucional e não demanda ações de marketing social chama-se

  • A. projetos sociais.
  • B. ações comunitárias.
  • C. patrocínio social.
  • D. apoio institucional.
  • E. marketing filantrópico.

As afirmações abaixo estão corretas, exceto:

  • A.

    o trabalho do jornalista em uma assessoria de imprensa consiste, dentre outras atividades, em divulgar a instituição que representa.

  • B.

    o assessor de imprensa é o porta-voz da instituição.

  • C.

    este jornalista deve compreender como gerar mídia.

  • D.

    em caso de entrevista coletiva de imprensa, cabe ao assessor convocá-la.

  • E.

    o assessor de imprensa deve defender a instituição, mesmo quando ela pratica uma infração.

A atuação em mídias web e digitais pressupõe exercer novas funções e atribuições relacionadas à produção e veiculação de conteúdos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Web writer é quem escreve textos e realiza pesquisas para embasar conteúdos a serem publicados, estando, portanto, familiarizado com as publicações para o meio web, perfis de internautas e linguagens adequadas aos diversos segmentos de públicos.

  • B.

    Especialista em SEO é o responsável pela elaboração de projetos estéticos e funcionais de uma organização no meio web, devendo saber lidar com design, programação, usabilidade e acessibilidade.

  • C.

    Gerente de redes sociais é quem administra ambiente informatizado, presta suporte técnico ao cliente, elabora documentação técnica, além de coordenar projetos e pesquisas e oferecer soluções para ambientes informatizados.

  • D.

    Web designer é o responsável pela pesquisa e análise de sítios, competindo-lhe opinar sobre mudanças que favoreçam o posicionamento desses sítios em sistemas de busca.

  • E.

    Webmaster é quem monitora comunidades virtuais, fóruns e blogues e o que neles se comenta sobre produtos, serviços, marcas e imagem de uma organização. Também pode atuar no relacionamento dessa organização com os clientes.

Em publicidade, o termo rafe pode ser relacionado com:

  • A.

    sinônimo de anúncio sobre temas sociais.

  • B.

    veiculação de um vídeo institucional em TV aberta.

  • C.

    falta de consenso sobre o valor de uma campanha publicitária.

  • D.

    rascunhos feitos pelo diagramador ou desenhista na criação de um anúncio.

  • E.

    campanha publicitária veiculada em cinema, exclusivamente.

Sobre a locução em comerciais produzidos para uma emissora de rádio, é correto afirmar:

  • A.

    pode ser feita por um ou mais locutores.

  • B.

    deve ser feita por um locutor, exclusivamente.

  • C.

    não pode conter trilha instrumental, obrigatoriamente.

  • D.

    não pode ser acompanhada de efeitos sonoros, obrigatoriamente.

  • E.

    deve conter, no mínimo, três “sobe sons”, obrigatoriamente.

Devemos, ao escrever um press-release, tomar os seguintes cuidados, exceto:

  • A.

    redigir textos de acordo com a mídia: impresso, rádio, TV, internet.

  • B.

    um único texto, bem escrito, contempla todos os veículos.

  • C.

    sempre que possível, redigir um texto para cada periódico emissora de rádio ou TV e internet (blog, site etc).

  • D.

    utilizar as normas de formatação para cada mídia.

  • E.

    usar objetividade e destacar o que pode ser notícia.

Os novos cenários tecnológicos romperam com as noções tradicionais de espaço e tempo e fizeram surgir conceitos novos, entre eles, os de ciberespaço e inteligência coletiva, abordados por Pierre Lévy. Em relação a esses novos conceitos, assinale a opção correta.

  • A.

    A emergência de uma inteligência coletiva está associada à descoberta ou à invenção de um novo paradigma de comunicação, para além da escrita e dos sistemas de controle da informação.

  • B.

    A comunicação e a inteligência humanas, tal qual são concebidas hoje, foram substituídas, respectivamente, por bases digitais e inteligências artificiais.

  • C.

    O ciberespaço se impôs como um novo e vasto logocentrismo, superior ao exercido pela fase da escrita, e a multimídia tornou-se a sua correspondente superlíngua e fator de identidade dos que dominaram os seus saberes técnicos e os seus códigos.

  • D.

    O ciberespaço consolidará uma tendência que já desponta: a do surgimento de megatalentos e de autores bilionários cujas obras de sucesso sem fronteiras rendem fortunas decorrentes de direitos reservados.

  • E.

    A liberdade e a autonomia em relação ao fluxo da informação no ciberespaço resultam em contextos hipermidiáticos fortalecedores de clãs, tribos, Estados-nação e territórios, inteligentemente dirigidos.

A veiculação de uma chamada que antecede uma campanha publicitária e desperta curiosidade sobre ela é denominada de:

  • A.

    Instagran

  • B.

    Switter

  • C.

    Teaser

  • D.

    Truck

  • E.

    Nota pé

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...