Questões de Comunicação Social

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Sobre a “claquete” de um comercial que será veiculado em uma emissora de TV aberta, é correto afirmar:

  • A.

    é sinônimo de renderização.

  • B.

    nunca deverá ser exibida ao público.

  • C.

    deverá ser exibida ao público, obrigatoriamente.

  • D.

    deve ser inserida durante a veiculação do comercial para visualização do público.

  • E.

    foi instituída este ano nas emissoras brasileiras de TV.

No Brasil, uma das principais formas de mediação da relação entre o Estado e a sociedade é a publicidade. Assinale a opção correta a respeito dessa relação e das modalidades de publicidade nela envolvidas.

  • A.

    Entre as modalidades de publicidade governamental, a única que sofre restrição quanto a dispêndio de dinheiro público na promoção de autoridades de Estado é a publicidade mercadológica de empresas estatais.

  • B.

    Em períodos de propaganda eleitoral regulamentar, compete à Secretaria de Comunicação da Presidência da República exercer o controle sobre conteúdos de campanhas públicas e, eventualmente, retirar de circulação aquelas que contenham referências a obras e realizações de governos.

  • C.

    A publicidade de utilidade pública é aquela que, vinculada a objetivos sociais de inquestionável interesse público, tem caráter educativo, informativo ou de orientação.

  • D.

    A publicidade de utilidade pública não deve se comprometer com resultados, acenando com promessas de benefícios que possam eventualmente ser cobrados pelos cidadãos.

  • E.

    A cargo da presidência da República, a publicidade institucional é aquela que se realiza em obediência à prescrição de leis, decretos, portarias, instruções, estatutos, regimentos ou regulamentos.

Como obter uma imagem favorável à instituição/empresa? Assinale a opção errada.

  • A.

    Planejamento é o primeiro passo.

  • B.

    A campanha deve prever as mídias que serão utilizadas.

  • C.

    Com matéria paga, sempre que possível.

  • D.

    Através de estratégias que construam/fidelizem a “image building” da empresa.

  • E.

    Com ações sociais que caracterizem a empresa-cidadã.

Abaixo, há afi rmativas sobre alguns dos principais formatos de produtos informativos utilizados por organizações para se comunicar com públicos de interesse. Identifique a opção incorreta.

  • A.

    Newsletter é um informativo exclusivamente digital, voltado para segmentos especializados e com tema específico.

  • B.

    Boletim privilegia a informação imediata, na forma de notas e notícias curtas. A versão impressa geralmente tem poucas páginas e visual simples.

  • C.

    A mídia indoor é baseada em painéis digitais atualizados por computador. Muito comum em elevadores, por exemplo.

  • D.

    Position paper é utilizado para informar sobre a posição ofi cial da organização a respeito de um tema, geralmente polêmico ou complexo.

  • E.

    Publieditorial: material pago veiculado sob a forma de matéria jornalística. Não é o mesmo que a chamada matéria paga, já que o leitor é informado de que se trata de informe com características publicitárias.

A emissora “x” veicula, no horário matutino, um programa de 30 minutos destinado ao público infantil.

O número de crianças que assiste a atração compõe a audiência:

  • A.

    nula.

  • B.

    primária

  • C.

    secundária.

  • D.

    terciária.

  • E.

    admonitória.

Dadas as afirmações sobre linguagem televisiva, 

I. Na verdade, há duas linguagens: áudio e vídeo.

II. A linguagem imagética deve ser acompanhada pelo áudio.

III. Nunca escrevemos um texto (áudio) sem imagens.

IV. A linguagem textual (áudio) deve completar a linguagem imagética (VT).

verifica-se que

  • A.

    III é a única opção errada.

  • B.

    apenas I e II estão corretas.

  • C.

    apenas II e IV estão corretas.

  • D.

    I, II e III são corretas.

  • E.

    I, II, III e IV são corretas.

Os pressupostos teóricos, desenvolvidos por Niklas Luhmann, que rompem a tradição prescritiva e utilitária e passam a considerar as organizações como sistemas de comunicação autopoiéticos, emergentes e constituídos de sentido constituem a teoria

  • A. da convergência cognitiva.
  • B. das coorientações.
  • C. da desmassificação.
  • D. do contorno imagético.
  • E. dos sistemas sociais.

A comunicação interna é apontada por muitos como um dos principais desafi os das equipes de comunicação e de recursos humanos das organizações para alcançar os objetivos estratégicos, consolidar a imagem corporativa e melhorar a produtividade. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se adequa às estratégias, objetivos ou canais de comunicação interna em uma organização.

  • A.

    A comunicação interna em uma organização deve permitir e facilitar o fl uxo de informações internas e operacionais, tendo como finalidades máximas o melhor atendimento às necessidades do cliente e o cumprimento da missão institucional.

  • B.

    Toda organização possui redes de comunicação estabelecidas, sejam estas formais ou informais, caracterizando-se como um dos desafios da área de comunicação a prática corrente do diálogo informal, especialmente entre vários departamentos.

  • C.

    De forma geral, os passos para a elaboração de uma estratégia de comunicação interna são: a) avaliar a cultura interna; b) compreender os públicos internos; c) selecionar os meios de comunicação adequados; d) garantir o suporte tecnológico, fi nanceiro e operacional; e) formular e veicular as mensagens adequadas; e f) garantir a continuidade da comunicação ao longo do tempo.

  • D.

    As principais barreiras à comunicação interna são: a) o alto nível de especialização profi ssional, que difi culta a uniformidade das linguagens entre os públicos internos; b) as diferenças departamentais, que podem criar “ilhas” nas quais um setor não conversa com o outro; e c) as diferenças hierárquicas, especialmente entre a alta direção e os colaboradores de menores hierarquias.

  • E.

    Os meios de comunicação interna podem incluir: jornal interno, e-mail, intranet, memorandos, murais, revistas, encontros departamentais formais, reuniões periódicas de equipes, anúncios orais, cursos, treinamentos, vídeos corporativos e outros.

Sobre o uso de áudio a BG, é correto afirmar:

  • A.

    pode ser usado em produções para rádio e TV.

  • B.

    é usado em produções de TV, exclusivamente.

  • C.

    é usado em produções de rádio, exclusivamente.

  • D.

    nunca deverá ser usado em produções para rádio e TV, obrigatoriamente.

  • E.

    é usado em peças publicitárias impressas, exclusivamente.

Ao tomar conhecimento de que a esposa de um promotor é acusada de desvio de verbas públicas, a atitude correta do assessor de imprensa consiste e

  • A.

    escrever imediatamente uma nota negando o fato.

  • B.

    esclarecer a inocência dela, ameaçando processo de calúnia e difamação.

  • C.

    desconhecer o fato, sem qualquer pronunciamento.

  • D.

    publicar a matéria, uma vez que o fato já foi apurado.

  • E.

    procurar o promotor e pedir orientação.

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