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Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre a claquete de um comercial que será veiculado em uma emissora de TV aberta, é correto afirmar:
é sinônimo de renderização.
nunca deverá ser exibida ao público.
deverá ser exibida ao público, obrigatoriamente.
deve ser inserida durante a veiculação do comercial para visualização do público.
foi instituída este ano nas emissoras brasileiras de TV.
No Brasil, uma das principais formas de mediação da relação entre o Estado e a sociedade é a publicidade. Assinale a opção correta a respeito dessa relação e das modalidades de publicidade nela envolvidas.
Entre as modalidades de publicidade governamental, a única que sofre restrição quanto a dispêndio de dinheiro público na promoção de autoridades de Estado é a publicidade mercadológica de empresas estatais.
Em períodos de propaganda eleitoral regulamentar, compete à Secretaria de Comunicação da Presidência da República exercer o controle sobre conteúdos de campanhas públicas e, eventualmente, retirar de circulação aquelas que contenham referências a obras e realizações de governos.
A publicidade de utilidade pública é aquela que, vinculada a objetivos sociais de inquestionável interesse público, tem caráter educativo, informativo ou de orientação.
A publicidade de utilidade pública não deve se comprometer com resultados, acenando com promessas de benefícios que possam eventualmente ser cobrados pelos cidadãos.
A cargo da presidência da República, a publicidade institucional é aquela que se realiza em obediência à prescrição de leis, decretos, portarias, instruções, estatutos, regimentos ou regulamentos.
Como obter uma imagem favorável à instituição/empresa? Assinale a opção errada.
Planejamento é o primeiro passo.
A campanha deve prever as mídias que serão utilizadas.
Com matéria paga, sempre que possível.
Através de estratégias que construam/fidelizem a image building da empresa.
Com ações sociais que caracterizem a empresa-cidadã.
Abaixo, há afi rmativas sobre alguns dos principais formatos de produtos informativos utilizados por organizações para se comunicar com públicos de interesse. Identifique a opção incorreta.
Newsletter é um informativo exclusivamente digital, voltado para segmentos especializados e com tema específico.
Boletim privilegia a informação imediata, na forma de notas e notícias curtas. A versão impressa geralmente tem poucas páginas e visual simples.
A mídia indoor é baseada em painéis digitais atualizados por computador. Muito comum em elevadores, por exemplo.
Position paper é utilizado para informar sobre a posição ofi cial da organização a respeito de um tema, geralmente polêmico ou complexo.
Publieditorial: material pago veiculado sob a forma de matéria jornalística. Não é o mesmo que a chamada matéria paga, já que o leitor é informado de que se trata de informe com características publicitárias.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A emissora x veicula, no horário matutino, um programa de 30 minutos destinado ao público infantil.
O número de crianças que assiste a atração compõe a audiência:
nula.
primária
secundária.
terciária.
admonitória.
Dadas as afirmações sobre linguagem televisiva,
I. Na verdade, há duas linguagens: áudio e vídeo.
II. A linguagem imagética deve ser acompanhada pelo áudio.
III. Nunca escrevemos um texto (áudio) sem imagens.
IV. A linguagem textual (áudio) deve completar a linguagem imagética (VT).
verifica-se que
III é a única opção errada.
apenas I e II estão corretas.
apenas II e IV estão corretas.
I, II e III são corretas.
I, II, III e IV são corretas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Os pressupostos teóricos, desenvolvidos por Niklas Luhmann, que rompem a tradição prescritiva e utilitária e passam a considerar as organizações como sistemas de comunicação autopoiéticos, emergentes e constituídos de sentido constituem a teoria
A comunicação interna é apontada por muitos como um dos principais desafi os das equipes de comunicação e de recursos humanos das organizações para alcançar os objetivos estratégicos, consolidar a imagem corporativa e melhorar a produtividade. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se adequa às estratégias, objetivos ou canais de comunicação interna em uma organização.
A comunicação interna em uma organização deve permitir e facilitar o fl uxo de informações internas e operacionais, tendo como finalidades máximas o melhor atendimento às necessidades do cliente e o cumprimento da missão institucional.
Toda organização possui redes de comunicação estabelecidas, sejam estas formais ou informais, caracterizando-se como um dos desafios da área de comunicação a prática corrente do diálogo informal, especialmente entre vários departamentos.
De forma geral, os passos para a elaboração de uma estratégia de comunicação interna são: a) avaliar a cultura interna; b) compreender os públicos internos; c) selecionar os meios de comunicação adequados; d) garantir o suporte tecnológico, fi nanceiro e operacional; e) formular e veicular as mensagens adequadas; e f) garantir a continuidade da comunicação ao longo do tempo.
As principais barreiras à comunicação interna são: a) o alto nível de especialização profi ssional, que difi culta a uniformidade das linguagens entre os públicos internos; b) as diferenças departamentais, que podem criar ilhas nas quais um setor não conversa com o outro; e c) as diferenças hierárquicas, especialmente entre a alta direção e os colaboradores de menores hierarquias.
Os meios de comunicação interna podem incluir: jornal interno, e-mail, intranet, memorandos, murais, revistas, encontros departamentais formais, reuniões periódicas de equipes, anúncios orais, cursos, treinamentos, vídeos corporativos e outros.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre o uso de áudio a BG, é correto afirmar:
pode ser usado em produções para rádio e TV.
é usado em produções de TV, exclusivamente.
é usado em produções de rádio, exclusivamente.
nunca deverá ser usado em produções para rádio e TV, obrigatoriamente.
é usado em peças publicitárias impressas, exclusivamente.
Ao tomar conhecimento de que a esposa de um promotor é acusada de desvio de verbas públicas, a atitude correta do assessor de imprensa consiste e
escrever imediatamente uma nota negando o fato.
esclarecer a inocência dela, ameaçando processo de calúnia e difamação.
desconhecer o fato, sem qualquer pronunciamento.
publicar a matéria, uma vez que o fato já foi apurado.
procurar o promotor e pedir orientação.
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