Questões de Comunicação Social

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Nos anos 70, uma série de pesquisas norteamericanas focou seus estudos na hipótese de que os meios de comunicação de massa teriam como um de seus principais efeitos o agenda-setting, o que equivale a dizer:

  • A.

    Os meios de comunicação de massa teriam a capacidade de influência sobre o conhecimento público daquilo que é importante e relevante.

  • B.

    Os meios de comunicação de massa teriam como função divulgar datas importantes para o público.

  • C.

    Os meios de comunicação de massa teriam o poder de determinar a forma como as pessoas organizam seu tempo cotidiano.

  • D.

    Tais como os meios de comunicação de massa divulgam, as informações são assimiladas pelo público.

  • E.

    Os meios de comunicação de massa padronizam todo o agendamento social de eventos.

Assinale a afirmação falsa.

  • A.

    Press-releases devem ser estritamente informativos.

  • B.

    Ivy Lee criou o primeiro escritório mundial de Relações Públicas, em Nova Iorque, em 1906.

  • C.

    Sempre que possível, o lead deve conter o nome da organização que enviou o release.

  • D.

    Para remessa de press-releases, deve-se observar o horário de funcionamento das redações.

  • E.

    Clipping é a medição do retorno de tudo aquilo que não foi publicado.

Por que os pressupostos teóricos da agenda-setting continuam sendo considerados como uma hipótese?

  • A. Porque as pesquisas foram interrompidas antes de serem concluídas.
  • B.

    Porque na prática demonstraram grande probabilidade de interferir na vida pública.

  • C.

    Porque sua formulação inicial foi muito ampla e vaga, sem considerar a complexidade do processo de agendamento, já que a construção da agenda pública é um processo coletivo, ligado a muitas variáveis de difícil verificação.

  • D.

    Porque os meios de comunicação de massa deixaram de ter tanta importância na determinação da agenda pública.

  • E.

    Porque os meios de comunicação de massa divulgam as informações de forma distorcida.

No planejamento e organização de eventos, não é correto

  • A.

    elaborar checklist e atualizar mailing de imprensa.

  • B.

    identificar o público de interesse.

  • C.

    escolher o tema em função do público que será levado ao evento e vice-versa.

  • D.

    definir e antecipar o retorno de imagem em função de possíveis desvios no comportamento dos patrocinadores.

  • E.

    evitar que a data coincida com outras que possam dividir o interesse do público.

Os pesquisadores do newsmaking destacam alguns critérios para o estabelecimento dos valores-notícia de um fato. São eles:

  • A.

    Interesses da empresa jornalística e das instituições mencionadas na notícia.

  • B.

    Substantivos, impacto sobre a nação, quantidade de pessoas envolvidas, relevância, custo/benefício, aspectos relacionados ao meio, características do público e aspectos relacionados à concorrência.

  • C.

    Valores de mercado para a definição do espaço a ser dado para a publicação e tabela de preços do sindicato dos jornalistas para a definição dos custos de produção.

  • D.

    No caso do rádio e da televisão, os critérios são definidos com base nos índices de audiência aferidos pelo Ibope. No caso dos jornais, os valores são calculados com base na tiragem. Já na internet, são consultados os registros de acessos aos sites.

  • E.

    Índices de audiência e arrecadações com verbas publicitárias.

Press-day é

  • A.

    uma lista de tarefas diárias do assessor de imprensa.

  • B.

    um tipo de press-kit para jornalistas de veículos impressos.

  • C.

    uma ferramenta de auditoria de imagem.

  • D.

    um método de medição de retorno diário dos releases enviados pela assessoria.

  • E.

    uma ferramenta de relacionamento com a imprensa.

No Brasil, a expressão “comunicação pública” vem sendo construída academicamente como:

  • A.

    Um processo comunicativo que se instaura entre o Estado, o governo e a sociedade, com o objetivo de informar para a construção da cidadania.

  • B.

    Sinônimo de comunicação organizacional, baseada em estratégias e planejamento, visando ao relacionamento com diversos públicos.

  • C.

    O mesmo que comunicação científica, no que se refere à divulgação de assuntos das áreas da saúde.

  • D.

    Sinônimo de comunicação de organizações não governamentais que visam a democratização e a emancipação social.

  • E.

    O mesmo que comunicação estatal ou governamental.

O que é um House Organ?

  • A.

    A arte de exercer uma ação psicológica sobre o leitor.

  • B.

    Notícia distribuída à imprensa para ser divulgada gratuitamente.

  • C.

    Aquele que recebe uma mensagem.

  • D.

    Publicação organizada pela própria empresa para comunicação interna.

  • E.

    Pessoa que noticia os veículos de comunicação.

Estudiosos da seleção de notícias pelos jornalistas acreditam que “a informação pode fluir por três canais − iniciando pela ocorrência dos eventos, passando pelas fontes de mídia ou não até chegar à mesa de edição para ser consumida e distribuída por membros da audiência”. O canal de audiência que tem condições de fazer a distribuição da notícia é possibilitado pela Internet, que permite, no interior dessa perspectiva teórica, que qualquer pessoa

  • A.

    se torne gatekeeper.

  • B.

    elabore o agendamento.

  • C.

    construa uma matéria jornalística.

  • D.

    se responsabilize pela apuração.

  • E.

    realize o feedback.

Quais as principais atribuições de um profissional de Relações Públicas?

  • A.

    Entrevistar personalidades, fotografar, planejamento.

  • B.

    Assessoria e consultoria, pesquisa, planejamento, cerimonial e protocolo.

  • C.

    Fazer matérias, editar textos, pesquisa de mercado.

  • D.

    Planejamento e execução, edição de imagem, entrevistas.

  • E.

    Edição de programa radiofônico, elaborar campanhas publicitárias, consultoria.

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