Questões de Comunicação Social

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Sobre o uso da intranet, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Todas as informações estratégicas devem ser publicadas na intranet, cuja leitura deve ser obrigatória para todos os públicos internos. Por isso, são inaceitáveis erros gramaticais e informações incorretas.

  • B.

    É importante a atualização constante e um grande volume de informações para manter contato permanente com todos os públicos.

  • C.

    A atualização imediata e simultânea é sua maior qualidade, mas as notícias devem ser publicadas ao mesmo tempo nas diversas unidades. A intranet deve ser combinada com outras ferramentas para atingir públicos internos diferentes, como murais e boletins.

  • D.

    qualidade, mas as notícias devem ser publicadas ao mesmo tempo nas diversas unidades. A intranet deve ser o único veiculo de comunicação interna, para evitar duplicidade de informações.

  • E.

    Na intranet, as mesmas informações publicadas na internet devem ser disponibilizadas aos funcionários, padronizando conteúdos e linguagem. Isso dispensa as publicações impressas, que custam mais caro.

A respeito da apresentação do veículo de jornalismo institucional e suas características, assinale a opção correta.

  • A.

    A revista circula em intervalos maiores que o jornal e sua produção é mais simples, o que reduz os custos de produção.

  • B.

    Informativo é o produto que não é produzido para o meio digital e que privilegia a informação imediata na forma de notícias curtas.

  • C.

    A newsletter, publicação de diversas notas sobre temas gerais, pode ser usada para divulgar produtos e sua evolução.

  • D.

    A intranet pode ser descrita como página interna da rede de computadores de uma empresa e utilizada para a publicação da agenda sindical e empresarial.

  • E.

    O jornal institucional, de periodicidade mais estendida que a do informativo, traz uma síntese dos acontecimentos da empresa em determinado período.

O desempenho do jornalismo no mundo global tem as seguintes características, EXCETO:

  • A.

    a significação dos acontecimentos noticiados é resultado de uma “leitura” feita não só pelo jornalista como também pelo receptor das informações;

  • B.

    a estrutura de certas reportagens veiculadas internacionalmente coloca em cena os mesmos tipos de personagens da ficção, como a "vítima", o “culpado” e o “salvador”;

  • C.

    o direcionamento dos noticiários para consumidores específicos eliminou as matérias nas quais o receptor é afetado pelo sofrimento de pessoas diferentes dele;

  • D.

    os comentários sobre determinados fatos contextualizam certos atores através de denominações generalizantes de etnia, religião ou localização;

  • E.

    os conteúdos amadores produzidos pelos gadgets dos cidadãos comuns devem ser levados em conta quando se quer exibir o flagrante do fato.

A popularização dos dispositivos móveis (como tablets e smartphones) está alterando o paradigma de tornar disponíveis as informações na web, o que tem impacto direto nas boas práticas de webdesign. Sobre esta questão, podemos afirmar que

  • A.

    os recursos do HTML versão 5.0 esbarram nos mesmos problemas de compatibilidade que outras tecnologias pensadas para a navegação em desktops/ laptops, como o Adobe Flash.

  • B.

    a utilização de layouts fl uidos aparece como uma solução viável para a adaptação dos sites à diversidade de resoluções utilizadas por dispositivos móveis, desktop e laptop.

  • C.

    a construção de interfaces para telas de desktops/ laptops e para dispositivos móveis só varia na escala, já que a interação com o mouse pode ser substituída, sem perdas, pela interação em dispositivos “touch”.

  • D.

    a necessidade de adaptação de conteúdo para dispositivos diversos é um incentivo ao desenvolvimento de aplicações baseadas em navegadores web.

  • E.

    tanto nas interfaces para computadores dektop/laptop quanto naquelas para dispositivos móveis, o uso de texturas e gradientes se restringe a aspectos estéticos.

Nas reportagens dos telejornais, quando se quer apresentar uma imagem de superioridade do entrevistado, costuma-se filmar em um plano que privilegia as tomadas de baixo para cima, fazendo com que a objetiva fique abaixo do nível normal do olhar. Esse plano recebe o nome de

  • A.

    aberto.

  • B.

    americano.

  • C.

    médio.

  • D.

    plongê.

  • E.

    contraplongê.

Sobre o conceito de comunicação institucional, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Tem como objetivo aprimorar a comunicação entre departamentos, pessoas e chefias, motivando e integrando o público interno, desenvolvendo um clima favorável na organização.

  • B.

    Trata-se de um sinônimo de comunicação integrada, que visa articular as atividades de relações públicas, jornalismo, publicidade e propaganda na comunicação de uma instituição.

  • C.

    Refere-se à comunicação de informações que dizem respeito exclusivamente ao cidadão, empresa ou instituição estatal.

  • D.

    Trata-se da divulgação de dados públicos, de controle do Estado, que dizem respeito às instituições.

  • E.

    Refere-se ao papel, políticas, responsabilidades e funcionamento das organizações, ligadas geralmente à projeção da imagem e à consolidação da identidade de uma organização.

A respeito da evolução da comunicação nos contextos organizacionais brasileiros, assinale a opção correta.

  • A.

    Em um composto de comunicação, as únicas subáreas que não se integram à comunicação organizacional são as da comunicação mercadológica, ou seja, marketing, promoção, merchandising e venda pessoal.

  • B.

    Para a gestão da comunicação nas organizações, dentro de uma perspectiva de integração das atividades de jornalismo, relações públicas, publicidade, marketing e pesquisa de mercado, foi um marco no Brasil a experiência da empresa Rhodia, em meados da década de 80 do século passado.

  • C.

    No Brasil, a criação do campo teórico e de pesquisa que integra as áreas de comunicação organizacional e relações públicas coincidiu com a edição do Decreto-Lei n.º 63.283/1968, que regulamentou a profissão de relações públicas e a vinculou à respectiva habilitação nos cursos superiores de comunicação social.

  • D.

    A profissão de relações públicas, surgida nos Estados Unidos da América no final do século XIX, passou a ser exercida no Brasil com a instalação do departamento de relações públicas de uma empresa estrangeira.

  • E.

    Historicamente, o primeiro departamento de relações públicas autenticamente nacional é identificado com a criação da assessoria especial de relações públicas, durante o governo do presidente Garrastazu Médici.

A globalização está relacionada ao que se chama de “sociedade da informação”. Nesse contexto, o jornalista deve saber que os conteúdos que produz podem ser veiculados através da “conexão que transmite em alta velocidade uma grande quantidade de dados", o que pode ser definido como:

  • A.

    e-commerce:

  • B.

    banda larga;

  • C.

    navegador;

  • D.

    ferramenta de busca;

  • E.

    home page.

O termo microblog popularizou-se para designar um tipo específi co de serviço em que o usuário ou empresa, após a criação de uma conta e um pequeno perfi l, pode enviar mensagens de textos para outros usuários que estejam interessados em ouvir o que ele tem a dizer, em geral com um limite de caracteres. Entre os mais populares desta categoria, destaca-se o

  • A.

    Orkut.

  • B.

    Facebook.

  • C.

    Twitter.

  • D.

    Instagram.

  • E.

    LinkedIn.

Em situações de crise, uma empresa compra espaço editorial em veículos de circulação nacional, para publicar a sua versão diante de um determinado fato ou contexto. Este conteúdo também pode ser enviado à imprensa. A respeito desta ação de divulgação, analise as afirmativas a seguir.

I - O texto e a linguagem de uma nota oficial devem prezar pela clareza e objetividade, respeitando o estilo e a credibilidade de uma reportagem jornalística.

II - A publicação de uma nota oficial como matéria paga contribui para reduzir boatos, dúvidas e anseios da opinião pública e da imprensa em relação aos fatos.

III – Assim como um position paper. a nota oficial tem o conteúdo definidop pelo alto escalão de uma empresa, mas sua elaboração pode envolver a assessoria de imprensa.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I estiver correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa III estiver correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

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