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Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre o uso da intranet, é CORRETO afirmar:
Todas as informações estratégicas devem ser publicadas na intranet, cuja leitura deve ser obrigatória para todos os públicos internos. Por isso, são inaceitáveis erros gramaticais e informações incorretas.
É importante a atualização constante e um grande volume de informações para manter contato permanente com todos os públicos.
A atualização imediata e simultânea é sua maior qualidade, mas as notícias devem ser publicadas ao mesmo tempo nas diversas unidades. A intranet deve ser combinada com outras ferramentas para atingir públicos internos diferentes, como murais e boletins.
qualidade, mas as notícias devem ser publicadas ao mesmo tempo nas diversas unidades. A intranet deve ser o único veiculo de comunicação interna, para evitar duplicidade de informações.
Na intranet, as mesmas informações publicadas na internet devem ser disponibilizadas aos funcionários, padronizando conteúdos e linguagem. Isso dispensa as publicações impressas, que custam mais caro.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da apresentação do veículo de jornalismo institucional e suas características, assinale a opção correta.
A revista circula em intervalos maiores que o jornal e sua produção é mais simples, o que reduz os custos de produção.
Informativo é o produto que não é produzido para o meio digital e que privilegia a informação imediata na forma de notícias curtas.
A newsletter, publicação de diversas notas sobre temas gerais, pode ser usada para divulgar produtos e sua evolução.
A intranet pode ser descrita como página interna da rede de computadores de uma empresa e utilizada para a publicação da agenda sindical e empresarial.
O jornal institucional, de periodicidade mais estendida que a do informativo, traz uma síntese dos acontecimentos da empresa em determinado período.
Comunicação Social - Jornalismo - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
O desempenho do jornalismo no mundo global tem as seguintes características, EXCETO:
a significação dos acontecimentos noticiados é resultado de uma leitura feita não só pelo jornalista como também pelo receptor das informações;
a estrutura de certas reportagens veiculadas internacionalmente coloca em cena os mesmos tipos de personagens da ficção, como a "vítima", o culpado e o salvador;
o direcionamento dos noticiários para consumidores específicos eliminou as matérias nas quais o receptor é afetado pelo sofrimento de pessoas diferentes dele;
os comentários sobre determinados fatos contextualizam certos atores através de denominações generalizantes de etnia, religião ou localização;
os conteúdos amadores produzidos pelos gadgets dos cidadãos comuns devem ser levados em conta quando se quer exibir o flagrante do fato.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A popularização dos dispositivos móveis (como tablets e smartphones) está alterando o paradigma de tornar disponíveis as informações na web, o que tem impacto direto nas boas práticas de webdesign. Sobre esta questão, podemos afirmar que
os recursos do HTML versão 5.0 esbarram nos mesmos problemas de compatibilidade que outras tecnologias pensadas para a navegação em desktops/ laptops, como o Adobe Flash.
a utilização de layouts fl uidos aparece como uma solução viável para a adaptação dos sites à diversidade de resoluções utilizadas por dispositivos móveis, desktop e laptop.
a construção de interfaces para telas de desktops/ laptops e para dispositivos móveis só varia na escala, já que a interação com o mouse pode ser substituída, sem perdas, pela interação em dispositivos touch.
a necessidade de adaptação de conteúdo para dispositivos diversos é um incentivo ao desenvolvimento de aplicações baseadas em navegadores web.
tanto nas interfaces para computadores dektop/laptop quanto naquelas para dispositivos móveis, o uso de texturas e gradientes se restringe a aspectos estéticos.
Nas reportagens dos telejornais, quando se quer apresentar uma imagem de superioridade do entrevistado, costuma-se filmar em um plano que privilegia as tomadas de baixo para cima, fazendo com que a objetiva fique abaixo do nível normal do olhar. Esse plano recebe o nome de
aberto.
americano.
médio.
plongê.
contraplongê.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre o conceito de comunicação institucional, é CORRETO afirmar:
Tem como objetivo aprimorar a comunicação entre departamentos, pessoas e chefias, motivando e integrando o público interno, desenvolvendo um clima favorável na organização.
Trata-se de um sinônimo de comunicação integrada, que visa articular as atividades de relações públicas, jornalismo, publicidade e propaganda na comunicação de uma instituição.
Refere-se à comunicação de informações que dizem respeito exclusivamente ao cidadão, empresa ou instituição estatal.
Trata-se da divulgação de dados públicos, de controle do Estado, que dizem respeito às instituições.
Refere-se ao papel, políticas, responsabilidades e funcionamento das organizações, ligadas geralmente à projeção da imagem e à consolidação da identidade de uma organização.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da evolução da comunicação nos contextos organizacionais brasileiros, assinale a opção correta.
Em um composto de comunicação, as únicas subáreas que não se integram à comunicação organizacional são as da comunicação mercadológica, ou seja, marketing, promoção, merchandising e venda pessoal.
Para a gestão da comunicação nas organizações, dentro de uma perspectiva de integração das atividades de jornalismo, relações públicas, publicidade, marketing e pesquisa de mercado, foi um marco no Brasil a experiência da empresa Rhodia, em meados da década de 80 do século passado.
No Brasil, a criação do campo teórico e de pesquisa que integra as áreas de comunicação organizacional e relações públicas coincidiu com a edição do Decreto-Lei n.º 63.283/1968, que regulamentou a profissão de relações públicas e a vinculou à respectiva habilitação nos cursos superiores de comunicação social.
A profissão de relações públicas, surgida nos Estados Unidos da América no final do século XIX, passou a ser exercida no Brasil com a instalação do departamento de relações públicas de uma empresa estrangeira.
Historicamente, o primeiro departamento de relações públicas autenticamente nacional é identificado com a criação da assessoria especial de relações públicas, durante o governo do presidente Garrastazu Médici.
Comunicação Social - Jornalismo - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A globalização está relacionada ao que se chama de sociedade da informação. Nesse contexto, o jornalista deve saber que os conteúdos que produz podem ser veiculados através da conexão que transmite em alta velocidade uma grande quantidade de dados", o que pode ser definido como:
e-commerce:
banda larga;
navegador;
ferramenta de busca;
home page.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O termo microblog popularizou-se para designar um tipo específi co de serviço em que o usuário ou empresa, após a criação de uma conta e um pequeno perfi l, pode enviar mensagens de textos para outros usuários que estejam interessados em ouvir o que ele tem a dizer, em geral com um limite de caracteres. Entre os mais populares desta categoria, destaca-se o
Orkut.
Facebook.
Twitter.
Instagram.
LinkedIn.
Comunicação Social - Jornalismo - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Em situações de crise, uma empresa compra espaço editorial em veículos de circulação nacional, para publicar a sua versão diante de um determinado fato ou contexto. Este conteúdo também pode ser enviado à imprensa. A respeito desta ação de divulgação, analise as afirmativas a seguir.
I - O texto e a linguagem de uma nota oficial devem prezar pela clareza e objetividade, respeitando o estilo e a credibilidade de uma reportagem jornalística.
II - A publicação de uma nota oficial como matéria paga contribui para reduzir boatos, dúvidas e anseios da opinião pública e da imprensa em relação aos fatos.
III Assim como um position paper. a nota oficial tem o conteúdo definidop pelo alto escalão de uma empresa, mas sua elaboração pode envolver a assessoria de imprensa.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta;
se apenas a afirmativa III estiver correta;
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;
se todas as afirmativas estiverem corretas.
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