Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O foco altamente direcionado a seus públicos, com produção de conteúdos verticais e utilização de ferramentas para construção de relacionamento são características típicas de:

  • A.

    Sítios eletrônicos.

  • B.

    Portais.

  • C.

    Minisites.

  • D.

    Hotsites.

  • E.

    Aplicativos para dispositivos móveis.

Desde a última década, o tema gestão de crise tem sido frequente em currículos e publicações. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Em momentos trágicos para uma empresa, os habituais press releases, comunicados e notas oficiais à população devem ser suspensos até o total esclarecimento dos fatos.

  • B.

    Profissionais de comunicação não estão agindo de forma pessimista quando propõem a uma empresa que, em momentos de tranquilidade, simule situações catastróficas e respectivas providências a serem ensaiadas e incluídas em um plano de gestão de crise ou de contingência.

  • C.

    Em situações de tragédia, uma das providências imediatas é a publicação de notas de esclarecimento, conjugada à ampliação de espaços publicitários e de pacotes de promoções.

  • D.

    Após um acidente de graves consequências para a reputação de uma empresa, o melhor conselho a ser dado por um assessor de imprensa aos seus assessorados é a do low profile, ou seja, quanto menos exposição pública, melhor.

  • E.

    Aproximar ao máximo os contatos com a imprensa colaborativa e oferecer aos seus dirigentes um bom agendamento publicitário são providências corretas, pois os programadores de inserções na mídia comercial não fazem distinção entre clientes que passam ou não por uma crise.

Um cordeiro nasceu com seis patas na pequena aldeia de Velistsikhe, no estado norteamericano da Georgia, e virou atração nos Estado Unidos (Extra, 26.01.2012).

Matérias como esta são classificadas no jornalismo como pertencentes ao gênero

  • A.

    conto.

  • B.

    fait-divers.

  • C.

    editorial.

  • D.

    artigo

  • E.

    calhau.

Páginas que precedem o acesso a serviços online devem facilitar sua compreensão, apresentando uma série de informações. Analise as opções a seguir, indicando com V a(s) Verdadeira(s), com F a(s) Falsa(s), e, ao final, indique a opção correta.

( ) O que é o serviço a ser prestado.

( ) A quem ele se destina.

( ) A documentação necessária para que ele possa ser prestado.

( ) Lista com as dúvidas mais frequentes sobre o serviço.

  • A.

    V, V, V, V

  • B.

    F, V, F, F

  • C.

    F, V, F, V

  • D.

    V, V, V, F

  • E.

    V, F, V, V

Em relação à produção e organização de conteúdos institucionais em portais, podemos afirmar que

  • A.

    a alta granularidade da informação (divisão em diversos subitens) é desejável, pois proporciona ao visitante uma gama maior de categorias de dados diferentes, dando a ele mais opções.

  • B.

    textos introdutórios apresentados antes do material prometido no link de acesso ajudam a contextualizar e cativam a atenção do leitor.

  • C.

    aspectos de redação web como persuasão e objetividade devem ser priorizados em páginas com conteúdos institucionais, já que estes itens frequentemente são os primeiros a serem acessados.

  • D.

    conteúdos institucionais devem trazer informações voltadas, prioritariamente, para o público interno de um órgão ou instituição.

  • E.

    páginas com listas simples de arquivos (sem textos de apresentação) tornam o acesso do visitante mais objetivo e direto, evitando rodeios.

Sobre o uso do mural como veículo jornalístico empresarial, alguns cuidados devem ser tomados:

  • A.

    Deve ser um espaço democrático, sendo utilizado por todos os que desejarem deixar sua mensagem. Quanto maior o número de murais, maior a adesão dos leitores. Modificar os pontos em que ficam expostos também pode ajudar a renovar o interesse do público.

  • B.

    Deve haver um responsável pela atualização, as notícias devem ser curtas, em letras grandes, apropriadas para quem está em pé e de passagem. O local deve ser bem escolhido, à vista, mas não no meio do caminho. Halls e salas de espera e descanso são ideais.

  • C.

    O jornalista responsável deve buscar informações e redigir os quadros em editorias fixas, como: palavra do presidente, aniversários do mês e mensagens dos funcionários. Devem ser impressos em tamanho padrão, diagramados de forma a atrair os leitores, com atualização diária.

  • D.

    É importante que haja participação obrigatória de gestores e funcionários, para gerar identificação entre os públicos. As notícias devem ser curtas, em letras grandes, apropriadas para quem está em pé e de passagem. O local deve ser bem escolhido, à vista, mas não no meio do caminho. Halls e salas de espera e descanso são ideais.

  • E.

    Somente os gestores devem participar, com informações de interesse da diretoria. O jornalista deve revisar todos os textos para evitar erros. O local deve ser bem escolhido, à vista, mas não no meio do caminho. Halls e salas de espera e descanso são ideais.

No que se refere à comunicação segmentada e seus objetivos, assinale a opção correta.

  • A.

    A definição do público interno ocorre no planejamento estratégico de comunicação, a partir do estudo de recorte da amostra, cuja função é divulgar o modelo da organização.

  • B.

    No planejamento estratégico de assessoria de comunicação voltada para o mercado, não se considera a comunicação interna.

  • C.

    A relação com o público interno das organizações, que deve ser homogênea e permanente, deve ser levada em conta na definição da estratégia da assessoria de comunicação.

  • D.

    O planejamento de comunicação prescinde de sondagens e levantamentos relativos aos profissionais que atuam na organização, independentemente do nível de atuação.

  • E.

    Media training, listas de discussão, treinamentos e palestras são instrumentos úteis para desenvolver habilidade e conferir autonomia comunicativa aos profissionais que atuam em organização.

Recontextualizado pela nova dinâmica da mundialialização, o jornalismo se deparou com questões como:

  • A.

    a predominância absoluta dos meios estatais como empresas prestadoras de serviço de notícias e reportagens, que substituíram a poderosa mídia capitalista privada;

  • B.

    a supremacia da informação sobre o entretenimento, o que fez com que os noticiários deixassem de entreter o público para única e exclusivamente deixá-lo a par da verdade e da realidade do mundo;

  • C.

    a atitude consensual das empresas midiáticas de investir mais na estruturação de conteúdos de qualidade do que em tecnologias de produção e veiculação de dados;

  • D.

    o fim da "informação sobre mídia", representada pelo documentário, o filme de ficção e o making of com temas como a criação e as rotinas produtivas de programas noticiosos e de entretenimento;

  • E.

    a nova conotação que os reality shows deram à ideia de realidade, influenciando a exploração criativa do que o jornalismo e as novas tecnologias chamaram de “realidade virtual”.

Seções do tipo “Fale Conosco”, “Ajuda” e “Visita Guiada” são importantes para orientar e esclarecer o visitante em relação à utilização do sítio eletrônico. Entre os pontos importantes na elaboração desse tipo de seção, podemos ressaltar:

  • A.

    Utilizar do recurso de “visita guiada” somente no lançamento do sítio eletrônico, já que, após este período, os visitantes já terão conhecimento da estrutura do sítio.

  • B.

    Dar destaque aos créditos de elaboração do sítio, que dão credibilidade ao conteúdo por associação autoral.

  • C.

    Tornar disponível a seção de ajuda em um formato para download (ex. PDF), permitindo que o usuário tenha uma cópia desse documento em seu desktop, laptop ou dispositivo móvel.

  • D.

    Utilizar diretamente um sistema de ajuda por chat, evitando longas buscas em documentos textuais e valorizando o contato interpessoal.

  • E.

    Apresentar ferramentas e recursos que facilitem a localização e visualização de informações, como “Mapa do sítio” e “Busca”.

No radiojornalismo, há um profissional cuja função é acompanhar a programação das emissoras concorrentes, seja da sua própria localidade ou de outras regiões, com o objetivo de alimentar a pauta jornalística da sua emissora. Esse profissional recebe o nome de

  • A.

    editor.

  • B.

    pauteiro.

  • C.

    subeditor.

  • D.

    operador de áudio.

  • E.

    radioescuta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...