Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os blogs (abreviação do termo weblog) são sítios eletrônicos com sistema de publicação simplifi cado, frequentemente gratuitos e que apresentam grande facilidade de gerenciamento, o que levou à sua rápida popularização. Entre suas principais características, podemos citar:

  • A.

    aplicabilidade essencialmente empresarial e institucional.

  • B.

    pouca ou nenhuma interatividade entre produtor e consumidor de conteúdo.

  • C.

    linha editorial centrada na comunicação direta com o leitor.

  • D.

    temática política e frequentemente partidária.

  • E.

    interface orientada a dispositivos móveis (como smartphones e tablets).

Há um método de pesquisa mais adequado para avaliar: conceitos e atributos de novos produtos; gerar hipóteses sobre opiniões, costumes, crenças, valores, experiências, atitudes e estilos de vida; gerar ideias criativas para o desenvolvimento de campanhas de propaganda; gerar informação útil para estruturar um questionário de pesquisa; e ajudar a interpretar informações oriundas de uma pesquisa quantitativa. Trata-se do Método de

  • A.

    Pesquisa em Profundidade.

  • B.

    Focus Grupo.

  • C.

    Pesquisa de Audiência.

  • D.

    Pesquisa Ad Hoc.

  • E.

    Painéis de Consumidor.

Na abertura de um telejornal, as manchetes estarão contidas na(o):

  • A.

    display.

  • B.

    nota pé.

  • C.

    escalada

  • D.

    business.

  • E.

    color bars.

São recursos típicos de redes sociais de relacionamento, exceto,

  • A.

    criação de perfi s sobre assuntos de interesse coletivo.

  • B.

    compartilhamento de dados pessoais.

  • C.

    comunicação assíncrona.

  • D.

    comunicação síncrona.

  • E.

    agregação e indexação de vídeos.

Quando a mensagem publicitária elege outra mensagem para seu próprio objeto é uma função da linguagem denominada

  • A.

    fática.

  • B.

    emotiva.

  • C.

    referencial.

  • D.

    imperativa.

  • E.

    metalinguística.

Assinale a alternativa que pode ser relacionada ao termo fanzine.

  • A.

    Notícia que perdeu a validade.

  • B.

    Notícia que só pode ser veiculada após outra pré-determinada.

  • C.

    Sinônimo de notícia cujo conteúdo é considerado imoral pela sociedade.

  • D.

    Sinônimo de decupagem em TV e rádio.

  • E.

    Publicação cuja linha editorial é voltada a assuntos da área musical ou cultural.

Na linguagem publicitária, o termo target pode ser relacionado com:

  • A.

    público-alvo.

  • B.

    tempo de duração de um spot.

  • C.

    cores primárias de um anúncio.

  • D.

    cores secundárias de um anúncio.

  • E.

    anúncio horizontal em jornais impressos.

Nas empresas e instituições, as ações de comunicação que contribuem para a manutenção e desenvolvimento de um clima positivo, buscando o cumprimento de metas e estratégias planejadas, além do crescimento de atividades, serviços e linhas de produtos recebe o nome de

  • A.

    marketing.

  • B.

    e-marketing.

  • C.

    endomarketing.

  • D.

    merchandising.

  • E.

    merchandising.

Entre as muitas preocupações que o redator tem para a construção do texto radiofônico, existem duas que resultam em distorções sonoras indesejáveis. Não se concebe, por exemplo, que a notícia radiofônica contenha frases com “ela tinha” ou “Romeu perdeu”. Essas construções indesejáveis correspondem, respectivamente, a

  • A.

    aliteração e rima.

  • B.

    cacofonia e rima.

  • C.

    cacofonia e adjetivação.

  • D.

    adjetivação e aliteração.

  • E.

    cacofonia e aliteração.

Sobre o termo stretch text, na área do jornalismo, é correto afirmar:

  • A.

    Está relacionado ao jornalismo on line.

  • B.

    Nunca será relacionado ao jornalismo impresso, obrigatoriamente.

  • C.

    Está relacionado à linguagem usada nos editorias de jornais impressos.

  • D.

    Ainda não há exemplos práticos dele, aplicados em veículos de comunicação brasileiros.

  • E.

    É sinônimo de grande reportagem impressa, exclusivamente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...