Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Os blogs (abreviação do termo weblog) são sítios eletrônicos com sistema de publicação simplifi cado, frequentemente gratuitos e que apresentam grande facilidade de gerenciamento, o que levou à sua rápida popularização. Entre suas principais características, podemos citar:
aplicabilidade essencialmente empresarial e institucional.
pouca ou nenhuma interatividade entre produtor e consumidor de conteúdo.
linha editorial centrada na comunicação direta com o leitor.
temática política e frequentemente partidária.
interface orientada a dispositivos móveis (como smartphones e tablets).
Há um método de pesquisa mais adequado para avaliar: conceitos e atributos de novos produtos; gerar hipóteses sobre opiniões, costumes, crenças, valores, experiências, atitudes e estilos de vida; gerar ideias criativas para o desenvolvimento de campanhas de propaganda; gerar informação útil para estruturar um questionário de pesquisa; e ajudar a interpretar informações oriundas de uma pesquisa quantitativa. Trata-se do Método de
Pesquisa em Profundidade.
Focus Grupo.
Pesquisa de Audiência.
Pesquisa Ad Hoc.
Painéis de Consumidor.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Na abertura de um telejornal, as manchetes estarão contidas na(o):
display.
nota pé.
escalada
business.
color bars.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
São recursos típicos de redes sociais de relacionamento, exceto,
criação de perfi s sobre assuntos de interesse coletivo.
compartilhamento de dados pessoais.
comunicação assíncrona.
comunicação síncrona.
agregação e indexação de vídeos.
Quando a mensagem publicitária elege outra mensagem para seu próprio objeto é uma função da linguagem denominada
fática.
emotiva.
referencial.
imperativa.
metalinguística.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que pode ser relacionada ao termo fanzine.
Notícia que perdeu a validade.
Notícia que só pode ser veiculada após outra pré-determinada.
Sinônimo de notícia cujo conteúdo é considerado imoral pela sociedade.
Sinônimo de decupagem em TV e rádio.
Publicação cuja linha editorial é voltada a assuntos da área musical ou cultural.
Na linguagem publicitária, o termo target pode ser relacionado com:
público-alvo.
tempo de duração de um spot.
cores primárias de um anúncio.
cores secundárias de um anúncio.
anúncio horizontal em jornais impressos.
Nas empresas e instituições, as ações de comunicação que contribuem para a manutenção e desenvolvimento de um clima positivo, buscando o cumprimento de metas e estratégias planejadas, além do crescimento de atividades, serviços e linhas de produtos recebe o nome de
marketing.
e-marketing.
endomarketing.
merchandising.
merchandising.
Entre as muitas preocupações que o redator tem para a construção do texto radiofônico, existem duas que resultam em distorções sonoras indesejáveis. Não se concebe, por exemplo, que a notícia radiofônica contenha frases com ela tinha ou Romeu perdeu. Essas construções indesejáveis correspondem, respectivamente, a
aliteração e rima.
cacofonia e rima.
cacofonia e adjetivação.
adjetivação e aliteração.
cacofonia e aliteração.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre o termo stretch text, na área do jornalismo, é correto afirmar:
Está relacionado ao jornalismo on line.
Nunca será relacionado ao jornalismo impresso, obrigatoriamente.
Está relacionado à linguagem usada nos editorias de jornais impressos.
Ainda não há exemplos práticos dele, aplicados em veículos de comunicação brasileiros.
É sinônimo de grande reportagem impressa, exclusivamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...