Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Relacione os seguintes conceitos:
a. Consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir clientes. (Saul Fruta Bekin)
b. Setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a Organização e seus empregados. (Margarida M. K. Kunsch)
c. Objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, realizando como meta finalista a influência político- social. (Margarida M. K. Kunsch)
aos nomes:
I. Comunicação Institucional.
II. Comunicação Interna.
III. Endomarketing.
a-III, b-II, c-I.
b-III, a-II, c-I.
c-III, b-II, a-I.
a-III, c-II, b-I.
c-III, a-II, b-I.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas, julgue os itens seguintes.
As limitações no uso da hipertextualidade, da interatividade e dos recursos de multimídia nas matérias jornalísticas são consequência da ausência de novas perspectivas, culturas e identidades na mídia.
O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas. Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.
A nota-coberta em TV, produzida com a locução do repórter gravada por telefone, é utilizada quando as imagens gravadas em outros locais não chegam à redação a tempo de serem editadas antes de serem levadas ao ar.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
O fator tempo do assessorado é tão ou mais precioso que o dos repórteres. Perguntar por que as matérias não foram publicadas é natural no relacionamento com repórteres.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As novas tecnologias da comunicação modificam a dimensão comunicacional no espaço público. Nesse contexto, a Internet destaca-se como um meio poderoso de divulgação da informação, permitindo a relação entre muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Multiplicidade e não-linearidade de mensagens são características da Internet.Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As organizações estão constantemente expostas ao risco da eclosão de uma crise institucional com a mídia e com a opinião pública. Com relação às crises e à sua gestão, assinale a opção correta.
Por questão de segurança de informação, na gestão de crises, admite-se o encobrimento de responsabilidades quando os fatos já foram apurados.
Gerenciar crise de comunicação é estruturar um plano de contingência para situações especiais.
O momento mais importante de uma crise é o presente, uma vez que a mídia raramente acompanha os desdobramentos subsequentes.
Na gestão de crises não basta uma boa explicação; uma resposta só deve ser dada se for convincente.
O uso de nota paga é sempre eficaz, porque possibilita à organização dizer o que precisa, sem que esta corra o risco de ser mal interpretada.
O Conselho Superior da Defensoria Pública solicitou aos Agentes de Comunicação Social um plano para aproximar a entidade dos cidadãos. Os agentes apresentaram um projeto de interatividade visando provocar no receptor da mensagem uma resposta direta. Para isso sugeriram a criação de linhas telefônicas gratuitas, disponíveis 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Este tipo de estratégia tem o nome de Marketing
de Massa.
pessoal.
de marca.
de fidelização.
Direto.
Com relação ao texto jornalístico on-line, julgue o próximo item.
O padrão geral do texto jornalístico on-line é o do texto curto, em razão de fatores condicionantes da navegação hipermidiática, especialmente a chamada regra de ouro dos três cliques, o que não impede o acesso à íntegra de matérias e documentos, que pode ser ser direcionado por meio de hyperlinks.
O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas. Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.
No rádio, para informar os desdobramentos de um fato, o jornalista necessita usar advérbios de tempo no início da matéria para situar o ouvinte acerca de quando ocorreu o fato que originou os desdobramentos. Estaria correta, portanto, a seguinte redação para um lide hipotético: Resultado de ontem da Mega-Sena será anulado pela Caixa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
A assessoria de imprensa deve funcionar como uma extensão das redações, e o assessor de imprensa deve atender o jornalista sempre que este precisar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...