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Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As novas tecnologias da comunicação modificam a dimensão comunicacional no espaço público. Nesse contexto, a Internet destaca-se como um meio poderoso de divulgação da informação, permitindo a relação entre muitas pessoas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A dinâmica de comunicação entre os indivíduos, que envolve a identificação, a consideração e o respeito de opiniões, ocorre em menor velocidade na Internet.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correta acerca de estratégia de comunicação em ambientes organizacionais.
O planejamento estratégico da ação comunicativa organizacional deve possibilitar a tomada de posições a respeito de questões críticas e motivar, associar e integrar os diversos públicos.
Uma estratégia de comunicação consiste em desenvolver sistemas informacionais que possibilitem atingir pequenos objetivos, que são mais fáceis de alcançar a curto prazo.
O ponto de partida para se atingir uma boa estratégia é o retorno do investimento por meio da instrumentalização da comunicação organizacional.
A geração de um modelo de planejamento estratégico de comunicação organizacional prioriza a opção política do gestor.
A comunicação estratégica deve ser entendida como um instrumento de controle das ações, mais do que a simples coordenação de ações.
Para uniformizar as ações do público interno e intermediários, algumas organizações criam folhetos para esses públicos explicando como será a campanha de propaganda ou a promoção relacionada à atividade em que se foca a ação. Esses folhetos são conhecidos no meio por
Branding.
Clipping.
Broadside.
Case history.
Display.
O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas. Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.
Nas matérias jornalísticas televisivas, não é recomendável começar o VT com sonoras dos entrevistados. Por sua vez, o encerramento do VT deve, preferencialmente, trazer somente uma locução do repórter.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que as novas tecnologias revolucionaram as relações entre as assessorias de imprensa e as redações, é correto afirmar que, nas páginas jornalísticas na Internet, as relações entre os diversos conteúdos são possibilitadas pelo(a)
recurso do scroll
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A imagem acima traduz um modelo reticular, multipolar, multidirecional, desenvolvido para compreensão da prática comunicativa no campo das políticas públicas. Considerando a necessidade de divulgação e de negociação das políticas junto aos públicos, assinale a opção correta.
O modelo reforça as noções de emissor e receptor, que permanecem no circuito produtivo que caracteriza a prática comunicativa, e que se materializam nos nós da rede.
O circuito produtivo, mediado por uma permanente negociação, pode ser operado por comunidades discursivas ou por indivíduos, considerados no modelo como públicos-alvo de ações de transferência de informação.
Os fatores de mediação de ordem pessoal, grupal, coletiva ou organizacional, material ou simbólica ocorrem em contextos nos quais o controle do processo deve ficar a cargo da organização pública.
O conhecimento do contexto situacional que envolve os interlocutores é uma garantia de sucesso das ações de persuasão.
O modelo apresentado, como instrumento de planejamento da comunicação, pretende opor-se às forças centrípetas de concentração de poder, na medida em que percebe os lugares de interlocução móveis e negociáveis.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da conveniência da convocação de uma entrevista coletiva, julgue os itens subsequentes.
A entrevista coletiva deve ser convocada sempre que a informação a se transmitir seja de relevante interesse público.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Um dos papéis atribuídos à gestão da comunicação nas organizações é o da gestão da reputação institucional. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
Gestores de comunicação que se dedicam a planejar a imagem de organizações concentram-se, sobretudo, em propagar percepções.
O discurso institucional possui todas as características que possibilitam identificar e diferenciar uma empresa de outra, uma vez que, só pelo seu discurso, pode-se conhecer a organização.
Reputações não se sustentam em circunstâncias abstratas, porque são defendidas, expostas, destacadas, assim como entram em declínio, em função de contextos sociais e históricos.
A imagem de uma marca ou de uma instituição resulta diretamente do seu discurso institucional.
A cultura corporativa influencia a organização, mas não afeta a forma como essa organização é percebida por seus públicos nem o modo como constrói sua identidade.
Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.
Na mensagem publicitária, identifica-se a mesma função de linguagem verificada na mensagem jornalística, a conativa, centrada no conteúdo da mensagem e caracterizada pelo emprego do verbo no modo imperativo, objetivando-se persuadir ou seduzir o receptor para um determinado comportamento.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da conveniência da convocação de uma entrevista coletiva, julgue os itens subsequentes.
A entrevista coletiva é uma prerrogativa do assessorado e deve ser convocada sempre que este julgar pertinente falar ao público.
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