Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de características da fotografia, assinale a opção correta.

  • A.

    A abertura do diafragma e a redução da distância do foco aumentam a nitidez da imagem.

  • B.

    A profundidade é um efeito produzido na fotografia pelo uso da contraluz, que ilumina toda a área em torno do objeto iluminado.

  • C.

    A profundidade na fotografia é uma zona ilusória de sombra, produzida pelo efeito da contraluz, e que destaca o fundo do cenário.

  • D.

    A profundidade de campo se estende para aquém do objeto em foco na foto e diminui na razão direta da abertura do diafragma.

  • E.

    A profundidade de foco é uma faixa desfocada que varia com o uso da luz e que ilumina mais o objeto do fundo da cena.

Em meios eletrônicos, em relação ao uso do termo fonte, julgue os itens que se seguem.

Esse termo corresponde a um arquivo digital de onde emanam instruções para se produzir um caractere específico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às características que um press release deve ter, julgue os itens subsequentes.

A redação de um press release segue os mesmos procedimentos da codificação de um fato jornalístico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da técnica de produção fotolegenda, um dos recursos da narrativa jornalística, assinale a opção correta.

  • A.

    Esse recurso é empregado quando o acontecimento não foi presenciado por um repórter de texto.

  • B.

    A fotolegenda é uma manchete conjugada com a fotografia ou a qualquer ilustração ou publicação.

  • C.

    Em uma fotolegenda, não se deve ultrapassar duas linhas de 70 caracteres, com espaços, para identificar os personagens envolvidos na cena fotografada.

  • D.

    Usualmente, uma fotolegenda é a combinação de texto com fotografia, empregados de modo complementar com seus conteúdos.

  • E.

    Trata-se de um recurso de programação visual, mais utilizado para complementar os espaços que não foram preenchidos por matérias informativas.

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Merchandising constitui forma de licenciamento de marcas, que, geralmente bem posicionadas no mercado, representam negócios que privilegiam a distribuição. Para constituir o merchandising o licenciado investe no negócio conforme as determinações do licenciador sobre infraestrutura, logística, pessoal, identidade visual, políticas de preço, vendas e atendimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às características que um press release deve ter, julgue os itens subsequentes.

O press release lida com fatos reais; não será surpresa se não for publicado; se for publicado, pode ser totalmente reescrito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto a características do fotojornalismo, assinale a opção correta.

  • A.

    Nas matérias, as imagens fotográficas são mais importantes que as demais formas de expressão jornalística e, por isso, devem sempre ser destacadas.

  • B.

    A imagem tem papel preponderante no registro dos acontecimentos e, por isso, tem mais importância documental que o texto.

  • C.

    No processo de edição, se as palavras silenciam acerca do que não interessa informar, as imagens podem ser igualmente cegas em relação a certos fatos.

  • D.

    No processo de edição, se as palavras silenciam acerca do que não interessa informar, as imagens podem ser igualmente cegas em relação a certos fatos.

  • E.

    As fotos podem mostrar apenas certos ângulos da cena, mas o leitor/observador sempre percebe o enquadramento.

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

O planejamento de mídia consiste no ajuste do orçamento à necessidade de comunicação, por meio da seleção de veículos, definição de formatos, datas, locais, horários e quantidades de exibição, e elaboração de mapas de inserção referentes a cada veículo; destes originam-se as autorizações de exibição, a serem assinadas pelo cliente, pela agência de propaganda (se houver) e pelo veículo de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo, alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

Com o advento do jornalismo digital, aumentaram os turnos em que o editor se faz presente na redação, devido à dinâmica ininterrupta de fechamento das notícias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que as novas tecnologias revolucionaram as maneiras tradicionais de se fazer o clipping, julgue o item subsequente.

O clipping em papel deu lugar a todo um mix de conteúdos eletrônicos e hipermidiáticos à disposição de quem quer que seja.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...