Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da recuperação de fotos a partir de bancos de dados de imagens e filmes, assinale a opção correta.
As imagens de arquivo, ou obtidas em bancos, contextualizam, simbolicamente, o tempo histórico.
As imagens fotográficas do mundo são produzidas e distribuídas por agências de notícias e podem ser usadas livremente para fins de publicação de informação de serviço.
O editor pode utilizar bancos de imagens para selecionar fotos e ilustrar notícias; nesse caso, não é preciso citar a fonte, bastando inserir a legenda sobre o assunto retratado.
Com o uso das câmeras digitais, normalmente as fotos não utilizadas são arquivadas pelo centro de documentação das redações, o que representa um trabalho precioso de preservação da memória.
As tecnologias atuais permitem transformar o fotograma de uma cena filmada em fotografia para publicação.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.
Nos centros urbanos, a poluição visual causada pela concorrência exagerada na comunicação motivou as gestões municipais a estabelecerem políticas de regulamentação para coibir os abusos, a exemplo da Lei Cidade Limpa, que, implementada nas capitais das regiões Sul e Sudeste do país, induziu as agências de publicidade a mudarem o foco de suas ações para novas mídias; o que impulsionou a propaganda em ambientes fechados e pela Internet.
O planejamento de mídia depende de decisões estratégicas quanto à adequação do suportes midiáticos aos conteúdos das mensagens. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Ao contrário do release tradicional, o release eletrônico, uma vez selecionado, deve ser divulgado na íntegra, por isso, deverá ter, obrigatoriamente, sua pré-edição conforme os formatos e durações dos comerciais de TV.
A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo, alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.
No jornalismo veiculado pela Internet, os hiperlinks possibilitam o acesso a recursos multimídia como vídeos, áudios e infográficos que acompanham o texto da notícia.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que plano, projeto e programa são instrumentos do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.
Programas de relações públicas requerem pesquisa, levantamento de dados, estudos de viabilidade, detalhamento da proposta e dos seus objetivos, além de análise custobenefício.
Assinale a opção correta com relação ao uso de fotografias no jornalismo impresso.
Somente a publicação de uma sequência de imagens é capaz de completar a narrativa de um acontecimento.
O olhar do repórter fotográfico é sempre isento na apreensão de imagens.
A principal função do uso de imagens é estética.
O retoque, ou adulteração de conteúdo de uma imagem, é uma prática aceitável para corroborar a linha editorial da publicação.
A imagem estática, tomada individualmente, recorta valores empíricos do autor que permitem ao leitor/observador depreender significados complementares.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.
Os objetivos da propaganda, definida como qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado, devem resultar de decisões anteriores sobre o público-alvo, o posicionamento e o mix de marketing.
O planejamento de mídia depende de decisões estratégicas quanto à adequação do suportes midiáticos aos conteúdos das mensagens. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
O planejamento e a produção de videoreleases, embora demandem tempo e custo, são vantajosos, pois podem ser codificados para vários suportes, entre eles, TV, rádio, Internet e mídia exterior (media show).
A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo, alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.
Os critérios (news values) empregados para selecionar os fatos que poderão virar notícia no jornalismo impresso são os mesmos utilizados pelos portais jornalísticos da Internet, apesar das diferenças de condição, produção e veiculação.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que plano, projeto e programa são instrumentos do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.
O planejamento de relações públicas inclui o planejamento de eventos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...