Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da recuperação de fotos a partir de bancos de dados de imagens e filmes, assinale a opção correta.

  • A.

    As imagens de arquivo, ou obtidas em bancos, contextualizam, simbolicamente, o tempo histórico.

  • B.

    As imagens fotográficas do mundo são produzidas e distribuídas por agências de notícias e podem ser usadas livremente para fins de publicação de informação de serviço.

  • C.

    O editor pode utilizar bancos de imagens para selecionar fotos e ilustrar notícias; nesse caso, não é preciso citar a fonte, bastando inserir a legenda sobre o assunto retratado.

  • D.

    Com o uso das câmeras digitais, normalmente as fotos não utilizadas são arquivadas pelo centro de documentação das redações, o que representa um trabalho precioso de preservação da memória.

  • E.

    As tecnologias atuais permitem transformar o fotograma de uma cena filmada em fotografia para publicação.

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

Nos centros urbanos, a poluição visual causada pela concorrência exagerada na comunicação motivou as gestões municipais a estabelecerem políticas de regulamentação para coibir os abusos, a exemplo da Lei Cidade Limpa, que, implementada nas capitais das regiões Sul e Sudeste do país, induziu as agências de publicidade a mudarem o foco de suas ações para novas mídias; o que impulsionou a propaganda em ambientes fechados e pela Internet.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de mídia depende de decisões estratégicas quanto à adequação do suportes midiáticos aos conteúdos das mensagens. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Ao contrário do release tradicional, o release eletrônico, uma vez selecionado, deve ser divulgado na íntegra, por isso, deverá ter, obrigatoriamente, sua pré-edição conforme os formatos e durações dos comerciais de TV.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo, alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

No jornalismo veiculado pela Internet, os hiperlinks possibilitam o acesso a recursos multimídia como vídeos, áudios e infográficos que acompanham o texto da notícia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que plano, projeto e programa são instrumentos do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

Programas de relações públicas requerem pesquisa, levantamento de dados, estudos de viabilidade, detalhamento da proposta e dos seus objetivos, além de análise custobenefício.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta com relação ao uso de fotografias no jornalismo impresso.

  • A.

    Somente a publicação de uma sequência de imagens é capaz de completar a narrativa de um acontecimento.

  • B.

    O olhar do repórter fotográfico é sempre isento na apreensão de imagens.

  • C.

    A principal função do uso de imagens é estética.

  • D.

    O retoque, ou adulteração de conteúdo de uma imagem, é uma prática aceitável para corroborar a linha editorial da publicação.

  • E.

    A imagem estática, tomada individualmente, recorta valores empíricos do autor que permitem ao leitor/observador depreender significados complementares.

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

Os objetivos da propaganda, definida como qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado, devem resultar de decisões anteriores sobre o público-alvo, o posicionamento e o mix de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento de mídia depende de decisões estratégicas quanto à adequação do suportes midiáticos aos conteúdos das mensagens. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O planejamento e a produção de videoreleases, embora demandem tempo e custo, são vantajosos, pois podem ser codificados para vários suportes, entre eles, TV, rádio, Internet e mídia exterior (media show).

  • C. Certo
  • E. Errado

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo, alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

Os critérios (news values) empregados para selecionar os fatos que poderão virar notícia no jornalismo impresso são os mesmos utilizados pelos portais jornalísticos da Internet, apesar das diferenças de condição, produção e veiculação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que plano, projeto e programa são instrumentos do processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

O planejamento de relações públicas inclui o planejamento de eventos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...