Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à produção e edição jornalística da fotografia, assinale a opção correta.
No processo de edição, o texto e a imagem não podem interferir um no outro.
Na foto jornalística, a cena viva se acomoda a um contexto, que é definido na redação e seguido à risca pelo fotógrafo.
No processo de edição, o texto pode perder a importância na página se não for acompanhado por uma fotografia.
Uma matéria frágil pode ter destaque na página, se a foto que a acompanha receber tratamento adequado nos elementos que interessem ao leitor.
Para produzir sentido, a imagem publicada depende do repertório de quem fotografa.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Por meio da promoção de um produto ou serviço, criam-se estímulos para a compra e a venda, definindo-se as ferramentas do mix de comunicação para o estabelecimento das formas de aproximação entre a oferta e o cliente. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Os serviços de relações públicas são vantajosos para a empresa porque podem proporcionar um baixo custo operacional em relação às ações de propaganda e alto retorno no âmbito dos objetivos do negócio.
A respeito de ferramentas de marketing, julgue os itens a seguir.
Considere que um determinado órgão público precisa valer-se da Internet como ferramenta de marketing para divulgar uma campanha de esclarecimento que possa ser acessada diretamente pelos cidadãos e facilmente reenviada. Nesse caso, o marketing digital, por não assegurar otimização de buscas e acesso para redes sociais, não é uma ferramenta adequada.
Em meios eletrônicos, em relação ao uso do termo fonte, julgue os itens que se seguem.
Esse termo, mesmo no jornalismo eletrônico, é de uso restrito ao indivíduo que emite a informação.
O desenvolvimento das pesquisas sobre comunicação levou a um reconhecimento do papel do receptor. A corrente teórica que se enquadra nesse ponto de vista é
teoria crítica, pela ênfase na dialética negativa da indústria cultural.
teoria hipodérmica, por verificar como os meios influenciam os indivíduos.
Escola de Frankfurt, pela preocupação com o efeito da mídia sobre o receptor.
estruturalismo, por buscar no receptor a origem da estrutura social.
estudos culturais, pela negação da passividade da audiência.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
De acordo com definição da Associação Brasileira de Relações Públicas, a atuação das relações públicas no âmbito das relações com o governo está baseada no estabelecimento de relações confiantes entre governo e governados. A esse respeito, julgue os próximos itens.
As relações públicas governamentais preocupam-se unicamente com a imagem das instituições.
O caráter comercial da fotografia foi conquistado na década de 40 do século XIX, com as ilustrações fotográficas. Nesse período, também foram utilizadas como material jornalístico, como na assinatura do tratado de paz entre China e França, em 1843, e no conflito entre norte-americanos e mexicanos, em 1846, cobertos com o daguerreótipo. A esse respeito, é correto afirmar que a apropriação da fotografia pelo jornalismo
ocorreu rapidamente, porque o manejo dos equipamentos era fácil.
foi possível, principalmente, devido à função testemunhal dos registros imagéticos.
constituiu mudança paradigmática imediata na narrativa jornalística, fazendo que os textos jornalísticos passassem a servir de suporte descritivo da imagem.
foi uma necessidade, porque, no período citado, os jornais impressos estavam em crise de credibilidade, em especial no Brasil.
retardou a profissionalização dos jornalistas, porque qualquer um era capaz de fotografar.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.
A partir dos elementos descritivos do master scene, padrão de formatação de roteiro da indústria cinematográfica norte-americana, estabeleceu-se uma forma simplificada de formatação, mais utilizada na produção comercial de vídeo. Nesse padrão de formatação, o roteiro é dividido em duas colunas de descrições: a da esquerda, para as imagens; a da direita, para os sons correspondentes.
Acerca da identidade visual de uma instituição, julgue item seguinte.
Logotipo, marca e nome institucional são elementos que compõem a identidade visual de uma organização.
Com relação ao impacto da Internet e das redes sociais no jornalismo, julgue os itens que se seguem.
A confiabilidade das informações divulgadas em sítios e redes da Internet é uma preocupação central na área de jornalismo, que utiliza muitos dados dessa fonte para a produção de suas notícias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...