Questões de Comunicação Social

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Com referência ao tema do texto acima, julgue os próximos itens.

O objetivo da pesquisa de mídia é facilitar a escolha do composto de mídia mais adequado para atingir os objetivos de marketing e comunicação do anunciante.

  • C. Certo
  • E. Errado

No gerenciamento dos canais de distribuição, a decisão da utilização de equipes de vendas e promoção dirigida ao revendedor para induzir os intermediários a expor, promover e vender o produto aos usuários finais compõe a estratégia

  • A.

    de massificação.

  • B.

    pull.

  • C.

    branding.

  • D.

    de customerização.

  • E.

    push.

Com base do tema do texto acima, julgue os seguintes itens.

A proliferação de veículos de comunicação destinados a grupos bem definidos e específicos de consumidores, mencionada no texto, é um dos principais entraves ao bom planejamento de mídia, uma vez que inviabiliza o controle e a mensuração dos resultados dos intestimentos publicitários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos produtos e serviços de uma assessoria de imprensa, julgue os itens que se seguem.

Fazer media training consiste em produzir um documento a ser entregue às fontes de informação para orientá-las sobre o que responder ao jornalista. Em geral, esse documento possui o formato de pergunta e resposta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca das tendências atuais da propaganda e dos anunciantes.

Dentro da atual tendência da propaganda, algumas agências já estão estipulando, administrativamente, três padrões de atendimento. As denominações são diversas: padrão de atendimento A, B e C; atendimento de primeira, segunda e terceira linha etc. A partir dessa classificação, contas muito importantes receberão vantagens especiais na área de atendimento, pois o montante de sua verba exige maior volume de trabalho e especificação da parte da agência.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de comunicação de marketing, quando ocorre ajustamento da mensagem pelo consumidor, com base no seu sistema de crenças, em que são acrescentadas à mensagem "coisas" que nela não estão expressas e, ao mesmo tempo, os consumidores não percebem outras informações que estão ali presentes, trata-se de um fenômeno do processo de comunicação denominado

  • A.

    retenção seletiva.

  • B.

    atenção seletiva.

  • C.

    distorção seletiva.

  • D.

    conscientização.

  • E.

    conhecimento.

O estudo das fontes de informação se reveste de especial importância na sociologia dos emissores, área da teoria da comunicação que estuda o processo de produção da informação jornalística (newsmaking). Nessa perspectiva de estudos, quem fornece dados, informações e declarações é encarado como emissor, chegando a exercer, algumas vezes, maior importância do que os próprios jornalistas, visto que esses dependem de bons informantes para publicarem notícias que lhe conferem reconhecimento e prestígio profissional.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

As mídias institucionais privilegiam as fontes favoráveis ao enquadramento (framing) da organização. Nessa perspectiva, é correto afirmar que esses veículos seguem a lógica das chamadas "mídias das fontes".

  • C. Certo
  • E. Errado

A prática de assessoria pode ser definida pela gestão dos fluxos de informação e dos padrões de relacionamento entre fontes e jornalistas. A respeito do trabalho do assessor de imprensa, julgue os itens subseqüentes.

Artigos são um produto de assessoria de imprensa de conteúdo essencialmente informativo e sempre publicados com a assinatura do assessorado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da criação publicitária, julgue os itens subseqüentes.

Entre os princípios de criação de campanhas existem oito já bem consagrados: os de anúncios testemunhais; os sistemas de problema e solução; os chamados pedaços de vida real; simplificar o áudio na TV e cinema, conseqüentemente, com menos palavras e mais vídeo; o dispositivo mnemônico; os fatos e emoções; e os títulos de anúncios, que podem corresponder a até 80% do valor da mensagem. As agências evitam qualquer outra abordagem, uma vez que, com a utilização de um ou mais desses princípios, o sucesso da campanha está praticamente garantido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na tabela, é correto afirmar que:

  • A.

    por ficar mais tempo retida no cérebro, a mensagem na TV pode ser mais detalhada.

  • B.

    o jornal é o meio de comunicação que possibilita o aprofundamento qualitativo do fato.

  • C.

    a revista é o meio de comunicação quantitativo do fato.

  • D.

    as pessoas esquecem rapidamente o que viram na TV.

  • E.

    a mesa-redonda é fundamental para que se aprofunde um assunto no rádio.

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