Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As notícias, os artigos ou qualquer matéria de importância relativa, inclusive anúncios a serem publicados por permuta, que servem para “tapar buracos” originados pela falta de material editorial ou por erro de cálculo na diagramação, são conhecidos no jargão jornalístico por:

  • A.

    stand up.

  • B.

    barriga.

  • C.

    calibre.

  • D.

    furo.

  • E.

    calhau.

O processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais, refere-se

  • A.

    à gestão de vendas.

  • B.

    às franquias.

  • C.

    ao e-commerce.

  • D.

    ao marketing.

  • E.

    ao marketshare.

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao assunto tratado nesse texto.

Nos sítios de relacionamento, os processos comunicativos são assimétricos: um sujeito ativo emite estímulo e um sujeito passivo é impressionado por esse estímulo e reage. Segundo esse entendimento, a Internet acaba sendo um meio de massa e não, um de seus corretivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca desse tema, julgue os itens de 6 a 15.

O discurso publicitário não conta com o intradiscurso, isto é, com o discurso do receptor e do seu interlocutor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entende-se por evento todo e qualquer acontecimento que não faça parte da rotina institucional e que envolva pessoas com o fim de comunicar algo. Com base nessa definição, julgue os próximos itens.

Na fase de planejamento de um evento devem ser levados em consideração, entre outros, itens como objetivos, públicos a serem atingidos, estratégias, recursos, acompanhamento e controle, avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mário Erbolato (1991) define três sistemas de redação jornalística quanto à técnica de apresentação das matérias, a saber: pirâmide invertida, forma literária ou pirâmide normal e sistema misto.

Na forma literária, os fatos devem ser apresentados na seguinte seqüência:

  • A.

    detalhes da introdução, fatos de crescente importância, fatos culminantes e desenlace.

  • B.

    fatos culminantes, fatos importantes ligados a eles, detalhes dispensáveis e pormenores interessantes.

  • C.

    pormenores interessantes, fatos de crescente importância, desenlace e detalhes dispensáveis.

  • D.

    fatos culminantes, narração em ordem cronológica e pormenores interessantes.

  • E.

    detalhes da introdução, fatos de decrescente importância (visando criar suspense), pormenores interessantes e desenlace.

A integração de pessoas, equipamentos e procedimentos dedicados a coletar, classificar, analisar, avaliar e distribuir informações necessárias de maneira precisa e oportuna para aqueles que tomam as decisões de marketing é denominado sistema de

  • A.

    inteligência de marketing.

  • B.

    informações de vendas.

  • C.

    informações de marketing.

  • D.

    integração de dados do negócio.

  • E.

    estratégia S.W.O.T.

Com relação às peculiaridades e à linguagem própria de cada veículo de comunicação, julgue os itens que se seguem.

Entre os veículos de comunicação, o rádio é aquele em que a repetição (de palavras, notícias ou entrevistas) é uma prática recomendável.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A definição de Michel Pêcheux de que o discurso é o efeito de sentidos entre locutores permite que se considere que o discurso humano esteja mais próximo de um hipertexto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca desse tema, julgue os itens de 6 a 15.

Em um anúncio de instituição bancária, afirmar que o banco anunciado é aquele "que acredita nas pessoas" é uma maneira publicitária de dizer, pois sabe-se que, de fato, o banco irá acreditar nas informações cadastrais fornecidas. Nesse caso, o anúncio deve ser considerado uma mentira, mesmo que, em algum espaço dele, constem informações a respeito de exigências das transações bancárias, como, por exemplo, a de que a proposta estará sujeita a aprovação cadastral.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...