Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Adriano D. Rodrigues (Estratégias da comunicação. Portugal: Editorial Presença, 2001) considera o campo dos media um espaço relativamente recente na história, que surge no ocaso do monopólio da igreja para definir e regrar toda a experiência social. A partir desse processo, outros campos, como a ciência e a política, podem se desenvolver com autonomia em relação ao campo religioso. É dessa nova realidade que surge o campo dos media, também com suas próprias regras, tomando para si uma parte das funções dos outros campos. Acerca disso, considere as seguintes afirmativas:
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
Um dos aspectos a que o diagramador ou encarregado do planejamento visual de uma publicação tem de prestar atenção são as zonas de visualização de uma página. Nas páginas dos jornais e revistas atuais, impressas em forma de mosaico, o olho humano tende:
A evolução no perfil do (a) secretário (a) levou as organizações a repensarem este papel de seus colaboradores. Hoje o perfil profissional do (a) secretário (a) desejado nas organizações é:
o profissional ágil, reflexivo, cumpridor das normas do setor e discreto.
polivalente, negociador, comprometido e participativo.
negociador, estrategista de marketing interno e de recursos financeiros para a empresa, além de competente.
Comunicação Social - História da Imprensa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Os meios de comunicação não fogem à neurose da velocidade da informação, motivo pelo qual procuram estar sempre em luta contra o relógio para ganhar sempre a pole position. A grande dúvida é se esta corrida contra o tempo e a obsessão pelo furo de reportagem não estariam comprometendo a qualidade da informação, ao invés de permitir uma melhor apuração dos fatos e qualidade do texto, considerando que o acesso às informações é bem mais rápido. Escolha entre as alternativas qual a mais compatível com a realidade descrita:
Antes da informática, o jornalista precisava sair às ruas em busca de informação ou disputar linhas telefônicas, um tanto escassa. Mesmo assim, ele arranjava tempo para produzir um bom texto e apurar bem os fatos e suas causas. Hoje, o jornalista, dispõe de acessos fáceis ao mundo da informação, aos bancos de dados, de informações e de conhecimento, motivo pelo qual ele reúne mais e melhores condições para produzir uma reportagem completa e um ótimo texto.
Os meios de comunicação de massa devem acompanhar as mudanças, transformando seus produtos em espetáculos para atrair clientes, reduzindo o conteúdo e inovando as formas.
A televisão acompanha com perfeição a velocidade da informação, motivo pelo qual o jornal, o rádio e mesmo a web precisam seguir os seus passos.
Neste novo cenário do espetáculo da informação, os jornais precisam reduzir seus textos, tornando-os extremamente objetivos. É que o leitor moderno não tem mais tempo para leitura de notícias.
As fontes mais usadas na impressão do corpo dos textos de jornais são aquelas que:
Capitular é:
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O resumo da notícia, colocado na primeira página ou na capa de um caderno, com esclarecimento sobre a seção ou página em que pode ser lida, é denominado
crônica.
editorial.
resenha.
chamada.
comentário.
Dos pontos de vista gráfico e editorial, o box representa:
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Com relação à estrutura do lead, analise as afirmativas abaixo.
I. O lead, em geral, é constituído do primeiro parágrafo.
II. O lead apresenta, sucintamente, o assunto ou destaca o fato essencial.
III. Corpo ou lead da notícia é a introdução ou abertura de uma notícia ou reportagem. Das afirmativas acima, está(ão) corretas(s)
I, II e III
I, apenas
I e II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
Sobre a infografia no jornalismo on-line podemos afirmar que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...