Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Adriano D. Rodrigues (Estratégias da comunicação. Portugal: Editorial Presença, 2001) considera o campo dos media um espaço relativamente recente na história, que surge no ocaso do monopólio da igreja para definir e regrar toda a experiência social. A partir desse processo, outros campos, como a ciência e a política, podem se desenvolver com autonomia em relação ao campo religioso. É dessa nova realidade que surge o campo dos media, também com suas próprias regras, tomando para si uma parte das funções dos outros campos. Acerca disso, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.

Um dos aspectos a que o diagramador ou encarregado do planejamento visual de uma publicação tem de prestar atenção são as zonas de visualização de uma página. Nas páginas dos jornais e revistas atuais, impressas em forma de mosaico, o olho humano tende:

  • A. a fazer o percurso que vai do canto superior esquerdo ao canto inferior direito, chamados respectivamente de Zona Primária e Zona Secundária.
  • B. a percorrer livremente a página, sem fixar-se em zona específica.
  • C. a fixar-se imediatamente na zona morta da página.
  • D. a fazer o percurso que vai do canto superior direito ao canto inferior esquerdo, chamadas respectivamente de Zona Reticular e Zona de Descanso.
  • E. a percorrer o caminho da direita para a esquerda, identificadas respectivamente como Zona Primária e Zona Secundária.

A evolução no perfil do (a) secretário (a) levou as organizações a repensarem este papel de seus colaboradores. Hoje o perfil profissional do (a) secretário (a) desejado nas organizações é:

  • A. o profissional centrado, limitado às técnicas secretariais, neutro nas decisões e cumpridor de suas tarefas.
  • B.

    o profissional ágil, reflexivo, cumpridor das normas do setor e discreto.

  • C.

    polivalente, negociador, comprometido e participativo.

  • D.

    negociador, estrategista de marketing interno e de recursos financeiros para a empresa, além de competente.

Os meios de comunicação não fogem à neurose da velocidade da informação, motivo pelo qual procuram estar sempre em luta contra o relógio para ganhar sempre a pole position. A grande dúvida é se esta corrida contra o tempo e a obsessão pelo furo de reportagem não estariam comprometendo a qualidade da informação, ao invés de permitir uma melhor apuração dos fatos e qualidade do texto, considerando que o acesso às informações é bem mais rápido. Escolha entre as alternativas qual a mais compatível com a realidade descrita:

  • A.

    Antes da informática, o jornalista precisava sair às ruas em busca de informação ou disputar linhas telefônicas, um tanto escassa. Mesmo assim, ele arranjava tempo para produzir um bom texto e apurar bem os fatos e suas causas. Hoje, o jornalista, dispõe de acessos fáceis ao mundo da informação, aos bancos de dados, de informações e de conhecimento, motivo pelo qual ele reúne mais e melhores condições para produzir uma reportagem completa e um ótimo texto.

  • B.

    Os meios de comunicação de massa devem acompanhar as mudanças, transformando seus produtos em espetáculos para atrair clientes, reduzindo o conteúdo e inovando as formas.

  • C.

    A televisão acompanha com perfeição a velocidade da informação, motivo pelo qual o jornal, o rádio e mesmo a web precisam seguir os seus passos.

  • D.

    Neste novo cenário do espetáculo da informação, os jornais precisam reduzir seus textos, tornando-os extremamente objetivos. É que o leitor moderno não tem mais tempo para leitura de notícias.

As fontes mais usadas na impressão do corpo dos textos de jornais são aquelas que:

  • A. não possuem serifa, porque estas prejudicam a legibilidade.
  • B. possuem serifa, porque estas, quando impressas em caixa alta, como ocorre na maioria dos textos dos jornais, tendem a aumentar o grau de legibilidade.
  • C. possuem serifa, porque estas, quando impressas em caixa baixa, costumam aumentar o grau de legibilidade.
  • D. imitam um texto manuscrito, para transmitir a impressão de familiaridade ao leitor.
  • E. são bastante encorpadas e pouco arejadas, pois, ao criarem o efeito bold,destacam-se mais.

Capitular é:

  • A. a identificação de cada seção de um jornal.
  • B. a letra maiúscula que abre cada um dos parágrafos das notícias.
  • C. o ato de dividir o texto jornalístico em capítulos.
  • D. um título que indica o início de um novo capítulo da notícia.
  • E. a letra usada no início das composições, em tamanho superior ao do texto, para dar um efeito visual especial.

O resumo da notícia, colocado na primeira página ou na capa de um caderno, com esclarecimento sobre a seção ou página em que pode ser lida, é denominado

  • A.

    crônica.

  • B.

    editorial.

  • C.

    resenha.

  • D.

    chamada.

  • E.

    comentário.

Dos pontos de vista gráfico e editorial, o box representa:

  • A. um quadro na mancha gráfica, destacado com um fio ou retícula, em cujo interior são impressas normalmente informações complementares a um texto maior, como dados históricos, estatísticas etc., ou para destacar uma notícia curta.
  • B. um quadro na mancha gráfica destinado a destacar ainda mais a matéria principal da página.
  • C. um quadro destinado a realçar a foto de um jornal que, por padrão, sempre virá dentro do box.
  • D. um espaço dentro da mancha gráfica, destinado exclusivamente a criar um efeito visual.
  • E. um espaço pouco valorizado no planejamento gráfico, tornando-se uma reserva de espaço em branco.

Com relação à estrutura do lead, analise as afirmativas abaixo.

I. O lead, em geral, é constituído do primeiro parágrafo.

II. O lead apresenta, sucintamente, o assunto ou destaca o fato essencial.

III. Corpo ou lead da notícia é a introdução ou abertura de uma notícia ou reportagem. Das afirmativas acima, está(ão) corretas(s)

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, apenas

  • C.

    I e II, apenas

  • D.

    I e III, apenas

  • E.

    II e III, apenas

Sobre a infografia no jornalismo on-line podemos afirmar que:

  • A. os mapas são necessariamente infográficos simulatórios e exploratórios porque permitem a manipulação da realidade por meio da representação.
  • B. os infográficos atuam como informações complementares ou principais, com o objetivo de facilitar a comunicação, detalhar e ampliar a compreensão das informações.
  • C. a combinação de códigos icônicos e verbais nos infográficos não tem caráter informativo, posto que seu papel é atrair a atenção do leitor on-line para o texto principal.
  • D. a fotografia nunca compõe um infográfico, pois os elementos visuais on-line são criações de arte.
  • E. as características do suporte on-line de veiculação de informação, como a linearidade narrativa e a interatividade, ampliam o potencial da infografia no jornalismo on-line.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...