Questões de Comunicação Social

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Sobre a função do lead, analise as afirmativas abaixo.

I. A leitura do lead pode seduzir o leitor a ler a matéria até o final.

II. Na construção do lead, o redator deve responder às questões básicas da informação: o quê? quem? quando? e onde?

III. O lead torna possível ao leitor, que dispõe de pouco tempo, tomar conhecimento do fundamental de uma notícia em rápida e condensada leitura.

Das afirmativas da página anterior, está(ão) corretas(s)

  • A.

    I, II e III

  • B.

    I, apenas

  • C.

    I e II, apenas

  • D.

    I e III, apenas

  • E.

    II e III, apenas

São condutas consideradas éticas no que diz respeito às Assessorias de Comunicação, EXCETO:

  • A. Quando necessário acumular atividades em assessoria e redação, o profissional de jornalismo deve atuar em editorias distintas às áreas de abrangência da assessoria.
  • B. O profissional deve averiguar sobre a correção das informações divulgadas, mas não pode ser responsabilizado já que estas informações vêm de terceiros.
  • C. O assessor deve procurar divulgar fatos novos, que sejam relevantes e interessantes a ponto de se transformarem em notícias
  • D. Ele deve ter consciência de que cada informação divulgada torna-se de domínio público, podendo ser averiguada e checada por qualquer pessoa
  • E. O profissional deve estipular valores de cobrança por serviços prestados como assessoria, que estejam em sintonia com o mercado, não estabelecendo preços muito altos nem muito abaixo dos praticados.

O marketing cultural é um instrumento de comunicação empresarial que tem como principal objetivo:

  • A. minimizar os custos com anúncios na mídia.
  • B. funcionar como uma técnica adicional de vendas.
  • C.

    promover um novo produto ou serviço.

  • D.

    divulgar a marca em determinado segmento.

  • E.

    conquistar e aumentar a simpatia pela empresa.

Analise as afirmativas a seguir, classificando-as como verdadeiras ou falsas. Em seguida, marque a alternativa correspondente:

( ) A ética começa pelo respeito à cidadania e pelo próprio cidadão, tendo como desafio a manutenção de uma comunicação livre de censuras.

( ) Resguardar o sigilo de uma fonte é considerada uma ação ética no jornalismo brasileiro.

( ) A imparcialidade é alcançada através da ética já que esta necessita da existência da personalidade do sujeito.

( ) O direito de informar assim como o dever, limita-se a outros direitos que devem, também ser respeitados.

  • A. V, V, F, V
  • B. V, F, V, F
  • C. F, V, F, V
  • D. V, V, F, F
  • E. V, V, V, V

Existem muitas semelhanças entre a confecção de um jornal vendido em bancas e os que são voltados para o público interno de uma empresa ou órgão público. Uma das diferenças está na:

  • A. definição de um projeto gráfico.
  • B. escolha de uma periodicidade.
  • C. aprovação do texto pela fonte.
  • D.

    separação de espaços para os gêneros jornalísticos.

  • E. criação de um comitê de redação.

Leia atentamente as questões que se seguem:

"A imagem de uma empresa constitui um dos seus patrimônios mais valiosos" (Publifolha, 2001).

Pertinente a Relações Públicas é correto afirmar que:

I - As Relações Públicas compreendem o modo como as mensagens são passadas entre a empresa e os consumidores.

II - Cabe ao profissional de Relações Públicas cuidar da imagem pública da empresa.

III - As Relações Públicas reúnem um conjunto de habilidades e estratégias que fortalecem a imagem de uma empresa.

IV - O bom uso das Relações Públicas intensifica as relações da empresa com seu público.

Estão corretas:

  • A. I, II, III apenas.
  • B. II, III apenas.
  • C. I, III apenas.
  • D. I, II, III, IV.
  • E. III, IV apenas.

De acordo com o código de ética do jornalista, é dever deste profissional:

  • A. Permitir o direito de resposta às pessoas envolvidas ou mencionadas em sua matéria, quando não ficar demonstrada a existência de equívocos ou incorreções.
  • B. Pugnar pelo exercício da soberania nacional nos aspectos político, econômico e social, mesmo sem a prevalência da vontade da maioria da sociedade.
  • C. Pugnar pelo exercício da soberania nacional nos aspectos político, econômico e social, mesmo sem a prevalência da vontade da maioria da sociedade.
  • D. Ser responsável por toda informação que divulga, independente de alguma alteração feita por terceiros.
  • E. Divulgar um fato de caráter mórbido e contrário aos valores humanos.

Desenvolver um programa eficaz exige abordar-se a estrutura de várias direções (Lesly, 2002). Entende-se que o exemplo da organização dos assuntos públicos por tópicos encontra-se no item:

  • A.

    Estratégico, emergente, existente.

  • B.

    Processo, possibilidade, oponentes, resultados.

  • C.

    Processo, possibilidade, oponentes, resultados.

  • D.

    Reputação por acurácia e justiça, posição de grupos ativistas, discussões significativas.

  • E.

    Meio ambiente, meio social e cultural, meio tecnológico, meio político, meio econômico.

No universo das instituições, não se tem cogitado muito sobre conceitos como política de comunicação ou ações de comunicação. Limitado por essa deficiência do comando desta ou daquela empresa, nas quais a comunicação compõe, politicamente falando, um elemento de reação ao ambiente e não um vetor do pensamento organizacional, o comunicador vê seu trabalho reduzido a operar mídias e a transmitir mensagens que sejam do interesse da administração.

Em harmonia com o referido pensamento, uma política de comunicação deveria:

  • A.

    suscitar impactos políticos de grande repercussão, de modo a atrair as atenções do público e da mídia para as realizações da empresa;

  • B.

    dar curso a processos mentais criadores desde que provenham de profissionais que, numa empresa, se ocupem de projetos de comunicação;

  • C.

    sintonizar a empresa com a sociedade e o mercado, fortalecendo ainda os relacionamentos públicos e a imagem organizacional;

  • D.

    atualizar procedimentos de modernização e realinhamento, por parte da direção da empresa, tendo em vista rumos e metas da organização;

  • E.

    dar corpo e curso à idéia de que uma estratégia de administração da empresa pode, na maior parte dos casos, subsumir uma visão organizacional.

"Os empregados constituem naturalmente o corpo mais importante de embaixadores da boa vontade de uma organização" (Andrade, 2003). Essa afirmação é referente a:

  • A. Relações com o público em geral.
  • B. Relações com a imprensa.
  • C. Relações com o público interno.
  • D. Relações com a comunidade.
  • E. Relação com os órgãos públicos.
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