Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quem quer ser tudo para todos acaba sendo nada para ninguém.
Em sentido mercadológico estrito, a afirmativa entre aspas quer dizer que:
o caráter homogêneo dos diversos tipos de público prepondera sobre suas características específicas.
as mensagens dirigidas a públicos massificados permitem atingir o mercado como um todo.
a globalização tende a inibir segmentos e nichos em benefício da massificação de mercados.
o incremento da oferta e a sofisticação das demandas exigem a indiferenciação dos públicos.
a correta segmentação do público é diretamente proporcional à eficácia das ações de marketing.
Elabora-se um Plano de Marketing com a finalidade de:
permitir que gerentes de marketing disponham de ferramentas de comunicação dirigida, a eles facultando contato direto com clientes, tanto para o planejamento de suas estratégias de venda, quanto para o acompanhamento de providências tomadas nesse sentido.
conceder à gerência de marketing um instrumento moderno e eficaz para o desempenho de suas funções empresariais, bem como situá-lo frente a mercados-alvo de interesse imediato, capacitando-o a planejar e delinear estratégias e táticas para o êxito de sua iniciativa.
disponibilizar, para gerentes de marketing, novos meios de planejar, orientar e controlar um mix de marketing capaz de convir a um mercado-alvo, nele criando, por exemplo, um diferencial para o produto ou serviço oferecido pela empresa e o associando a um programa de benefícios.
dar ao gerente de marketing a missão de, mediante o planejamento informado de ações mercadológicas de impacto em um mercado-alvo, elaborar estratégias de médio e longo prazos, visando criar algo que seja considerado especial no âmbito do comércio de bens de consumo.
oferecer ao gerente de marketing um instrumento de análise das oportunidades de marketing, mediante pesquisa e seleção de mercados-alvo, esboço de estratégias e planejamento de programas, bem como organização, implementação e controle de esforços de marketing.
A assessoria de imprensa pode funcionar como uma espécie de braço do marketing no que diz respeito à chamada mídia espontânea. A mídia espontânea se caracteriza por:
iniciativas próprias dos jornalistas, quando recorrem às fontes em busca de informações.
ações voluntárias capazes de atrair a atenção e o interesse do público e da imprensa.
transmissões realizadas sem edição, mediante acordo entre informantes e emissoras.
notícias divulgadas por uma organização e veiculadas na mídia como matéria jornalística.
reportagens produzidas ao vivo, no local e no momento em que os fatos ocorrem.
A história do marketing se conta por sucessivas conquistas que, neste novo século, são as seguintes:
marketing de Neandertal, marketing 1 to 1 e marketing de guerrilha.
marketing organizacional, mouth-to-ear marketing e marketing direto.
marketing de permissão, buzz marketing e marketing viral.
maximarketing, marketing politico e governamental e aftermarketing.
marketing demográfico, marketing político e marketing global.
A respeito do marketing cultural, analise as afirmativas a seguir:
I. A presença de uma instituição em qualquer evento de natureza cultural costuma converter-se em múltiplos resultados, mas os principais benefícios são detectados em curto prazo.
II. Esse tipo de marketing é considerado uma técnica adicional de vendas ou ainda uma forma de economizar anúncios na mídia, embora se trate de um investimento de alto risco.
III. Sem a devida valorização da marca do patrocinador, uma estratégia de marketing cultural pode ser inócua, pois a eficácia de um anúncio repleto de logomarcas é praticamente nula.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
A Associação Americana de Marketing define merchandising como:
conjunto de operações de planejamento e de supervisão da comercialização de um produto ou serviço, nos locais, períodos, preços e quantidades que melhor possibilitarão a consecução dos objetivos de marketing.
veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma ostensiva e aparentemente intencional, em um programa de TV ou de rádio, filme cinematográfico ou espetáculo teatral.
estratégia de marketing destinada a promover um produto ou serviço depois de seu lançamento no mercado, preocupando-se em acompanhar e estudar os contínuos movimentos de reação do consumidor.
técnica de inserir anúncios declaradamente publicitários no contexto de uma encenação preparada de modo exclusivo para esse fim, com o intuito de capturar o momento de maior atenção do espectador.
parte de um plano mais abrangente de marketing, por meio do qual o produto, o serviço e a marca são reiterados na mente do consumidor, em diversas circunstâncias, tendo-se em vista melhores resultados de vendas.
Com base e referência no papel desempenhado pelo marketing no contexto da comunicação organizacional, assinale a afirmativa incorreta.
Endomarketing é um trabalho interno, realizado com a finalidade de aplicar uma visão propriamente mercadológica às rotinas funcionais próprias a uma empresa ou instituição.
Propaganda institucional quer dizer influência que se pretende exercer por meio de criação, reforço ou mudança de concepções e atitudes mentais no que tange a uma instituição, de caráter público ou privado.
Marketing institucional é a atividade responsável pela divulgação pública de idéias e ideais dos dirigentes de uma organização, ficando, do mesmo modo, encarregado de disseminá-los junto ao corpo funcional dessa empresa ou instituição.
Marketing social é a atração de uma empresa ou instituição que desenvolve ações que tenham por objetivo contribuir para a solução de problemas sociais e carências da sociedade em que atue.
Comunicação organizacional designa o conjunto de práticas de comunicação que têm lugar em organizações, estruturando seus relacionamentos, estabelecendo seus objetivos, coordenando suas ações comunicacionais e gerenciando seus recursos.
Ao se proceder a um planejamento estratégico de marketing, a escolha de uma mídia massiva deve ser criteriosamente considerada, à vista da ocorrência possível de um demarketing.
A característica essencial do demarketing é:
dar curso a ações e realizar eventos de marketing que resultem apenas em modestos índices de crescimento.
induzir à aquisição de bens supérfluos com vistas a uma ampliação do mercado consumidor de novos produtos.
compor-se de medidas que, uma vez decididas e implementadas, provoquem um desestímulo à demanda.
permitir que o público externo de uma empresa ou instituição conheça a estratégia mercadológica adotada.
constituir-se em movimento de marketing destinado a aumentar uma demanda tendencial em curso.
O composto mercadológico, composto de marketing ou marketing mix se deixa traduzir por meio de uma fórmula, que se denomina:
4Ps, isto é, conjunto de pontos de interesse aos quais as organizações devem estar atentas, caso desejem atingir objetivos de marketing.
4Cs, isto é, a série de soluções de fidelização de clientes, redução de custos e outras conveniências, além da promoção de eventos de comunicação empresarial.
MPMP ou marketing, propaganda, merchandising e promoção, que, estreitamente associados, dinamizam a relacionamento das organizações com seus públicos.
RPMd ou relações públicas e marketing direto, envolvendo o conceito de público e afirmando que uma ação individualizada é mais eficaz que ações massificadas.
CiM ou comunicação integrada de marketing, que preconiza o uso de ferramentas de comunicação para atingir objetivos estratégicos bem específicos.
Sabe-se que há um compromisso ético e social próprio para as ações de marketing.
Em conformidade a tal conceito, e pela perspectiva do marketing, essa responsabilidade social se justifica porque:
a filantropia corporativa e os investimentos na identidade social de uma instituição fazem supor um planejamento de marketing que, em última análise, resulte em uma tarifa improdutiva, que não beneficie seus stakeholders, mas que satisfaça a sociedade como um todo.
o marketing social, entendido como estratégia e instrumento de divulgação das ações sociais de empresas socialmente responsáveis, pode resultar em fortalecimento da marca, assim como na obtenção de um valor diferencial para seus produtos e serviços.
os diretores corporativos incumbidos do gerenciamento de marketing estão autorizados a dar curso a iniciativas de cunho social somente no que tange à consecução de metas organizacionais, não podendo dispor de seus meios para quaisquer outros fins.
uma vez postas em prática, as ações de marketing social levam à admissão de que uma empresa não deve responder apenas a seus acionistas, devendo então desincumbir-se de obrigações morais, legais e institucionais que assuma perante seus públicos.
na esfera das ações de marketing, o conceito de responsabilidade social requer, tanto para sua construção teórica quanto para sua aplicação prática, uma incorporação ao rol de atividades de gestão comunitária realizadas por uma instituição, seja em âmbito interno, seja externamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...