Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de técnicas de produção gráfica e de recursos audiovisuais empregados em cerimonial e protocolo, julgue os itens que se seguem.
Atualmente, muitas empresas mantêm blogs, e uma forma de acompanhar o que essas empresas estão fazendo é capturar as informações via RSS.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Olá, Chicago! Se alguém aí ainda duvida que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força da democracia, esta noite é a sua resposta. Considerando o trecho do discurso do presidente recém-eleito dos Estados Unidos da América (EUA) apresentado acima e a aspectos da comunicação social, julgue os itens a seguir.
A comunicação de massa consagrou a estratégia de realização de discurso político em palanques de praças públicas, a qual remonta à utilização da Ágora grega, onde oradores se dirigiam à platéia presente, para expor e debater suas idéias. No entanto, a partir das últimas décadas do século XX, utilizando-se a televisão e outros modernos meios de comunicação, foi criado o palanque eletrônico, onde se realiza um discurso político que difere do apresentado em praças e ruas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O prefeito, dizem os amigos, é um diplomata nato. Para convencer litigantes sobre a conveniência de um armistício ou adversários sobre a necessidade de um acordo, usa táticas parecidas: leva para uma das partes o resultado da conversa que teve com a outra, tratando de transmitir, à primeira, apenas comentários selecionados feitos pela segunda, e, em vez de citar os aspectos em que ambos divergem, enfatiza os pontos que têm em comum. Além disso, coloca na mesa sempre um cenário futuro, que desenha com lógica de engenheiro e paciência oriental. Dessa maneira, procura mostrar que, se, no presente, a conciliação ou o acordo implicam concessões desagradáveis, lá na frente, renderão dividendos muito compensadores. T. Oyama e N. Magalhães. O salvador do DEM. In: Veja, 5/11/2008, p.63. Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes.
No Brasil, o rádio é o recordista em sobrevivência midiática, dado que, apesar de ter surgido nos anos 30/40 do século passado, permanece como um veículo forte de comunicação, mesmo após o surgimento da TV e da Internet. Esse fenômeno justifica-se pelo fato de, ao contrário do que ocorre na TV e na Internet, haver, no rádio, espaço para a realização de políticas de entendimento, servindo-se da intimidade que une locutores e ouvintes e de alguma tecnologia auditiva.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da relação mídia e sociedade, julgue o próximo item.
Igualar o paraatleta olímpico ao atleta olímpico acaba sendo uma maneira, consciente ou não, de se eliminar as diferenças na sociedade, o que corrobora a idéia de que a sociedade divulgada pela grande mídia é feita de igualdades ou, quando muito, de diferenças sem maior importância.
A tabela abaixo apresenta o perfil de alguns dos principais tipos de mídia.
São INCORRETAS as vantagens e limitações relacionadas a
televisão e jornal
mala direta e outdoor
jornal e rádio
rádio e revista.
revista e televisão.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Quanto mais opções de comunicação houver, melhor será para o consumidor, visto que se amplia a oferta para seu conhecimento. Essa variedade de meios de comunicação pode ser exemplificada pela convivência do livro digital com o tradicional livro
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao assunto tratado nesse texto.
Os fatos têm demonstrado que os perigos da exposição de menores à Internet são os mesmos que os da exposição à TV, principalmente porque os dois são veículos cujo acesso ocorre dentro de casa.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao texto de anúncio acima e ao tema por ele suscitado, julgue os próximos itens.
Suponha que banners da empresa que produz o produto anunciado no texto sejam colocados na Internet, em sítios esportivos, lincando o uso da Maxi Goiabinha à prática do esporte, e informações adicionais relativas a nutrientes estejam disponíveis no próprio sítio da empresa. Essa idéia publicitária não vingará, por problemas de custos e pela fugacidade das mensagens virtuais, sendo, nesse caso, mais adequados para a fixação de imagem do produto outros tipos convencionais de mídia.
No texto televisivo, para garantir maior comunicação, deve-se
I - evitar as frases curtas;
II - fazer uso de clichês;
III - adotar a ordem direta;
IV - evitar a repetição;
V - adotar a fragmentação.
Estão corretos os itens
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que, para que se crie uma boa campanha publicitária, sejam necessários seis passos fundamentais, quais sejam: conhecer os conceitos de publicidade, determinar seus objetivos, fazer o briefing, estabelecer a estratégia, selecionar os meios e analisar os resultados, julgue os itens que se seguem.
Ao se selecionar os meios, deve-se analisar as vantagens e desvantagens da veiculação em TV, rádio, outdoor, imprensa escrita, Internet, mailling list e outros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...