Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conquistas científicas alcançadas com a chamada Revolução Informacional proporcionaram novas tecnologias da informação e da comunicação. Foi assim que, a exemplo de outros meios de comunicação, também a publicidade ingressou na era da informática, constituindo-se em trunfo comercial válido em mercados de obstinada competição.
No que diz respeito à publicidade veiculada pela Internet, analise as afirmativas que se seguem:
I. O fato de uma instituição pública ou uma empresa privada manterem um site pode ser debitado no rol de suas competências, em inequívoco testemunho de sua atenção e sintonia com relação a imperativos e necessidades de mercado.
II. Não requer demonstração categórica o fato de a publicidade eletrônica ter substancialmente elevado o grau de interatividade com consumidores em potencial, habilitandose, portanto, à coleta de informações segmentadas de modo conforme aos interesses da instituição contratante.
III. A divulgação por meio de banners alçou a um novo patamar a divulgação publicitária na rede, uma vez que essas flâmulas, inseridas em páginas da web, invariavelmente, oferecem um hiperlink para a página do anunciante.
IV. Além de um design sugestivo e esteticamente bem resolvido, um site institucional ou empresarial deve conter informações indispensáveis a seu público, ficando desde logo obrigado a mantê-las permanentemente atualizadas.
V. O recurso ao correio eletrônico serve admiravelmente à divulgação publicitária, na medida em que o grande público, tendo ou não interesse investido na instituição ou na empresa, tem sua curiosidade estimulada, a exemplo do que ocorria com atuação diuturna da mídia massiva.
Assinale:
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e V estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, II, III e V estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas.
Em uma perspectiva consensual e geralista, marketing pode ser definido como o conjunto de atividades destinado a promover relações de troca entre um emissor e um receptor. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. Enquanto o marketing empresarial trabalha os 4Ps (produto, posição, promoção e preço), o político trabalha os 4Cs (candidato, cenário, comunicação e custos).
II. No marketing político ocorre uma interação informativa entre candidato e eleitor.
III. O vetor do marketing político é a base racional que há por trás do voto, uma vez que a emoção não influi na escolha do candidato.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Campanhas de endomarketing são muito utilizadas no contexto das organizações para estimular os funcionários em seu ambiente de trabalho. O veículo mais indicado, entre os relacionados abaixo, para a divulgação desta ação é a(o)
Intranet, por fornecer uma infra-estrutura que facilita a comunicação corporativa.
Internet, pela abrangência global e instantânea.
EDI, pela facilidade de contato direto com fornecedores.
jornal de bairro, por incentivar o relacionamento com a comunidade local.
rádio peão, pela sua característica informal e de alta credibilidade.
Caracterize o Marketing de Relacionamento quanto aos Princípios de Comunicação e Foco, respectivamente.
Alto GRP e manutenção de market share.
Personalizada e longevidade da relação.
Estratégica e curto prazo.
Indireta e transação.
Promocional e relação no momento da venda.
Acerca da aplicação dos gêneros de redação publicitária, com base nos textos I e II, julgue os itens que se seguem.
É correto afirmar que o texto I descreve as características redacionais de um plano de mídia.
Nas instituições governamentais, as estratégias de endomarketing, também conhecidas como comunicação integrada ou mix de gestão de comunicação interna, fazem parte das atribuições dos profissionais de administração de recursos humanos.
A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.
O e-mail marketing é um exemplo de ferramenta de comunicação corporativa utilizada para a divulgação de notícias radiofônicas e televisivas.
A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.
Os serviços de ouvidoria, no âmbito da comunicação governamental, contribuem para fortalecer o vínculo dos veículos de comunicação com o cidadão e a sociedade, desde que as reivindicações e demandas dos públicos sejam efetivamente atendidas. No caso de veículos jornalísticos, o chefe da ouvidoria, obrigatoriamente, ser jornalista profissional.
A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.
Chama-se marketing público os serviços de divulgação de serviços públicos pagos pelo cidadão. Assim, o marketing público pode ser útil a uma instituição governamental, como no caso de recebimento de impostos atrasados, por exemplo.
A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.
As atividades de comunicação institucional, marketing institucional e endomarketing devem levar em conta as características principais da cultura organizacional. Assim, no caso de resistência dos empregados e servidores à metodologia de reuniões, cabe à equipe de comunicação institucional promover cursos e treinamentos para o quadro de pessoal entender a metodologia de reuniões e, assim, reduzir as resistências.
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