Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Seções do tipo Fale Conosco, Ajuda e Visita Guiada são importantes para orientar e esclarecer o visitante em relação à utilização do sítio eletrônico. Entre os pontos importantes na elaboração desse tipo de seção, podemos ressaltar:
Utilizar do recurso de visita guiada somente no lançamento do sítio eletrônico, já que, após este período, os visitantes já terão conhecimento da estrutura do sítio.
Dar destaque aos créditos de elaboração do sítio, que dão credibilidade ao conteúdo por associação autoral.
Tornar disponível a seção de ajuda em um formato para download (ex. PDF), permitindo que o usuário tenha uma cópia desse documento em seu desktop, laptop ou dispositivo móvel.
Utilizar diretamente um sistema de ajuda por chat, evitando longas buscas em documentos textuais e valorizando o contato interpessoal.
Apresentar ferramentas e recursos que facilitem a localização e visualização de informações, como Mapa do sítio e Busca.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A popularização dos dispositivos móveis (como tablets e smartphones) está alterando o paradigma de tornar disponíveis as informações na web, o que tem impacto direto nas boas práticas de webdesign. Sobre esta questão, podemos afirmar que
os recursos do HTML versão 5.0 esbarram nos mesmos problemas de compatibilidade que outras tecnologias pensadas para a navegação em desktops/ laptops, como o Adobe Flash.
a utilização de layouts fl uidos aparece como uma solução viável para a adaptação dos sites à diversidade de resoluções utilizadas por dispositivos móveis, desktop e laptop.
a construção de interfaces para telas de desktops/ laptops e para dispositivos móveis só varia na escala, já que a interação com o mouse pode ser substituída, sem perdas, pela interação em dispositivos touch.
a necessidade de adaptação de conteúdo para dispositivos diversos é um incentivo ao desenvolvimento de aplicações baseadas em navegadores web.
tanto nas interfaces para computadores dektop/laptop quanto naquelas para dispositivos móveis, o uso de texturas e gradientes se restringe a aspectos estéticos.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O termo microblog popularizou-se para designar um tipo específi co de serviço em que o usuário ou empresa, após a criação de uma conta e um pequeno perfi l, pode enviar mensagens de textos para outros usuários que estejam interessados em ouvir o que ele tem a dizer, em geral com um limite de caracteres. Entre os mais populares desta categoria, destaca-se o
Orkut.
Facebook.
Twitter.
Instagram.
LinkedIn.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Os blogs (abreviação do termo weblog) são sítios eletrônicos com sistema de publicação simplifi cado, frequentemente gratuitos e que apresentam grande facilidade de gerenciamento, o que levou à sua rápida popularização. Entre suas principais características, podemos citar:
aplicabilidade essencialmente empresarial e institucional.
pouca ou nenhuma interatividade entre produtor e consumidor de conteúdo.
linha editorial centrada na comunicação direta com o leitor.
temática política e frequentemente partidária.
interface orientada a dispositivos móveis (como smartphones e tablets).
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
São recursos típicos de redes sociais de relacionamento, exceto,
criação de perfi s sobre assuntos de interesse coletivo.
compartilhamento de dados pessoais.
comunicação assíncrona.
comunicação síncrona.
agregação e indexação de vídeos.
Em contexto de mídia, no planejamento de campanha, os termos que dizem respeito a
1. número de pessoas que assistem a cada exibição de um determinado programa e
2. o número total de pessoas atingidas com um conjunto de veiculações de um determinado comercial
são, respectivamente,
audiência e alcance.
alcance e audiência.
frequência e audiência.
frequência e alcance.
audiência e frequência.
Pelas particularidades do veículo, o texto produzido para a televisão tem, entre suas características, a de ser
breve e repleto de adjetivos
longo e próximo ao informal
conciso e próximo ao coloquial
coeso e arranjado em frases longas
formal e arranjado em frases curtas
Apesar de a evolução tecnológica ter introduzido o imediatismo da internet na velocidade da informação, as reportagens com denúncias de grande repercussão no país e que costumam derrubar personalidades importantes da política ainda são uma rotina de veículos impressos e não diários.
Na liderança desse segmento, está a revistaCarta Capital
Época
Exame
IstoÉ
Veja
Por hipermídia entende-se:
a forma de transmitir mensagens de forma segura por redes digitais com o uso de códigos.
o uso de cifras eletrônicas para aumentar a privacidade das informações armazenadas.
o conjunto de protocolos e programas que permitem a transmissão de mensagens.
a forma linear de apresentar e consultar informações.
o conjunto de meios que possibilita acesso a textos, imagens e sons simultânea e interativamente.
Antes da popularização de uma técnica específica de obtenção de arquivo, os dois principais métodos de se ouvir áudio pela Internet eram via streaming ou baixando o arquivo manualmente. Desde o aparecimento dessa forma de arquivo, basta, ao interessado, visitar determinado site de seu interesse e adicionar o feed da página ao programa agregador de áudio. A partir dessa operação, o agregador pesquisará automaticamente todos os feeds adicionados e baixará, também automaticamente, os novos arquivos de áudio. O nome dado a essa forma é:
iTunes.
MP3.
Napster.
MP4.
Podcast.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...