Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Seções do tipo “Fale Conosco”, “Ajuda” e “Visita Guiada” são importantes para orientar e esclarecer o visitante em relação à utilização do sítio eletrônico. Entre os pontos importantes na elaboração desse tipo de seção, podemos ressaltar:

  • A.

    Utilizar do recurso de “visita guiada” somente no lançamento do sítio eletrônico, já que, após este período, os visitantes já terão conhecimento da estrutura do sítio.

  • B.

    Dar destaque aos créditos de elaboração do sítio, que dão credibilidade ao conteúdo por associação autoral.

  • C.

    Tornar disponível a seção de ajuda em um formato para download (ex. PDF), permitindo que o usuário tenha uma cópia desse documento em seu desktop, laptop ou dispositivo móvel.

  • D.

    Utilizar diretamente um sistema de ajuda por chat, evitando longas buscas em documentos textuais e valorizando o contato interpessoal.

  • E.

    Apresentar ferramentas e recursos que facilitem a localização e visualização de informações, como “Mapa do sítio” e “Busca”.

A popularização dos dispositivos móveis (como tablets e smartphones) está alterando o paradigma de tornar disponíveis as informações na web, o que tem impacto direto nas boas práticas de webdesign. Sobre esta questão, podemos afirmar que

  • A.

    os recursos do HTML versão 5.0 esbarram nos mesmos problemas de compatibilidade que outras tecnologias pensadas para a navegação em desktops/ laptops, como o Adobe Flash.

  • B.

    a utilização de layouts fl uidos aparece como uma solução viável para a adaptação dos sites à diversidade de resoluções utilizadas por dispositivos móveis, desktop e laptop.

  • C.

    a construção de interfaces para telas de desktops/ laptops e para dispositivos móveis só varia na escala, já que a interação com o mouse pode ser substituída, sem perdas, pela interação em dispositivos “touch”.

  • D.

    a necessidade de adaptação de conteúdo para dispositivos diversos é um incentivo ao desenvolvimento de aplicações baseadas em navegadores web.

  • E.

    tanto nas interfaces para computadores dektop/laptop quanto naquelas para dispositivos móveis, o uso de texturas e gradientes se restringe a aspectos estéticos.

O termo microblog popularizou-se para designar um tipo específi co de serviço em que o usuário ou empresa, após a criação de uma conta e um pequeno perfi l, pode enviar mensagens de textos para outros usuários que estejam interessados em ouvir o que ele tem a dizer, em geral com um limite de caracteres. Entre os mais populares desta categoria, destaca-se o

  • A.

    Orkut.

  • B.

    Facebook.

  • C.

    Twitter.

  • D.

    Instagram.

  • E.

    LinkedIn.

Os blogs (abreviação do termo weblog) são sítios eletrônicos com sistema de publicação simplifi cado, frequentemente gratuitos e que apresentam grande facilidade de gerenciamento, o que levou à sua rápida popularização. Entre suas principais características, podemos citar:

  • A.

    aplicabilidade essencialmente empresarial e institucional.

  • B.

    pouca ou nenhuma interatividade entre produtor e consumidor de conteúdo.

  • C.

    linha editorial centrada na comunicação direta com o leitor.

  • D.

    temática política e frequentemente partidária.

  • E.

    interface orientada a dispositivos móveis (como smartphones e tablets).

São recursos típicos de redes sociais de relacionamento, exceto,

  • A.

    criação de perfi s sobre assuntos de interesse coletivo.

  • B.

    compartilhamento de dados pessoais.

  • C.

    comunicação assíncrona.

  • D.

    comunicação síncrona.

  • E.

    agregação e indexação de vídeos.

Em contexto de mídia, no planejamento de campanha, os termos que dizem respeito a

1. número de pessoas que assistem a cada exibição de um determinado programa e

2. o número total de pessoas atingidas com um conjunto de veiculações de um determinado comercial

são, respectivamente,

  • A.

    audiência e alcance.

  • B.

    alcance e audiência.

  • C.

    frequência e audiência.

  • D.

    frequência e alcance.

  • E.

    audiência e frequência.

Pelas particularidades do veículo, o texto produzido para a televisão tem, entre suas características, a de ser

  • A.

    breve e repleto de adjetivos

  • B.

    longo e próximo ao informal

  • C.

    conciso e próximo ao coloquial

  • D.

    coeso e arranjado em frases longas

  • E.

    formal e arranjado em frases curtas

Apesar de a evolução tecnológica ter introduzido o imediatismo da internet na velocidade da informação, as reportagens com denúncias de grande repercussão no país e que costumam derrubar personalidades importantes da política ainda são uma rotina de veículos impressos e não diários.

Na liderança desse segmento, está a revista

  • A.

    Carta Capital

  • B.

    Época

  • C.

    Exame

  • D.

    IstoÉ

  • E.

    Veja

Por hipermídia entende-se:

  • A.

    a forma de transmitir mensagens de forma segura por redes digitais com o uso de códigos.

  • B.

    o uso de cifras eletrônicas para aumentar a privacidade das informações armazenadas.

  • C.

    o conjunto de protocolos e programas que permitem a transmissão de mensagens.

  • D.

    a forma linear de apresentar e consultar informações.

  • E.

    o conjunto de meios que possibilita acesso a textos, imagens e sons simultânea e interativamente.

Antes da popularização de uma técnica específica de obtenção de arquivo, os dois principais métodos de se ouvir áudio pela Internet eram via streaming ou baixando o arquivo manualmente. Desde o aparecimento dessa forma de arquivo, basta, ao interessado, visitar determinado site de seu interesse e adicionar o feed da página ao programa agregador de áudio. A partir dessa operação, o agregador pesquisará automaticamente todos os feeds adicionados e baixará, também automaticamente, os novos arquivos de áudio. O nome dado a essa forma é:

  • A.

    iTunes.

  • B.

    MP3.

  • C.

    Napster.

  • D.

    MP4.

  • E.

    Podcast.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...