Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São meios de se conectar a outras pessoas na internet. Os sites geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário - uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar:

  • A.

    Redes Sociais

  • B.

    Redes Internacionais

  • C.

    Redes Urbanas

  • D.

    Redes Supervisionadas

Dadas as afirmações abaixo sobre texto para rádio,

I. A linguagem radiofônica deve primar pela adjetivação.

II. A linguagem radiofônica se baseia na oscilação de voz.

III. Timbre, entonação e ritmo são elementos para sugerir imagem no rádio.

IV. As entrevistas em radiojornalismo são chamadas sonoras.

verifica-se que estão corretas

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II e IV, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Com referência aos gêneros radiofônicos, podemos afirmar que estão corretas as afirmações abaixo, exceto:

  • A.

    vários programas são gêneros híbridos.

  • B.

    podemos dividir entre gêneros reais e ficcionais.

  • C.

    os gêneros radiojornalísticos fazem parte dos gêneros radiofônicos.

  • D.

    não há classificação de gênero; são todos híbridos.

  • E.

    talk-show e um gênero radiofônico.

São verdadeiras as afirmações sobre gêneros televisivos, exceto:

  • A.

    a primeira distinção é entre ficção e realidade.

  • B.

    os gêneros jornalísticos são da ordem da realidade.

  • C.

    a dramaturgia é da ordem ficcional.

  • D.

    os reality shows são da ordem da realidade.

  • E.

    como no rádio, há gêneros híbridos.

Os textos para TV podem ser, assim, classificados:

  • A.

    “puxada” de VT, nota pelada, nota coberta e "misto" (com todos os elementos dos outros).

  • B.

    nota coberta e “puxada” de VT.

  • C.

    nota coberta e nota pelada.

  • D.

    “puxada” de VT, nota pelada e nota coberta.

  • E.

    somente “puxada” de VT para introduzir as matérias.

Três fatores são determinantes na definição do formato de uma publicação impressa:

  • A.

    idade do leitor, distribuição e tiragem.

  • B.

    largura definida, custo e formato do papel de entrada na máquina.

  • C.

    usabilidade, distribuição e padrão gráfico.

  • D.

    custo, usabilidade e estética.

  • E.

    tamanho do filme, formato de entrada na máquina e tipo de publicação.

Assinale a afirmação falsa.

  • A.

    Cortina – breve texto lido pelo apresentador no início ou próximo ao final do programa.

  • B.

    Fusão – quando o som original vai diminuindo de intensidade à medida que uma nova inserção sonora é introduzida na transmissão.

  • C.

    Sobreposição – audição simultânea de dois ou mais sons.

  • D.

    Característica – música que identifica o programa no início e no fim de cada bloco e no início e no fim de cada programa.

  • E.

    Vinheta – usada de forma semelhante à característica ou cortina, identifica a emissora, o programa, o apresentador ou o patrocinador.

Não é uma ferramenta de gestão de mídias sociais:

  • A.

    Klout.

  • B.

    Twitter Fall.

  • C.

    Social Br.

  • D.

    SocialBakers.

  • E.

    PostRank Analytics.

No processo da comunicação, os veículos utilizados podem ser classificados como de comunicação massiva e de comunicação dirigida. O primeiro tipo é capaz de levar uma mensagem, rapidamente, a um grande número de pessoas. O segundo, estabelece uma comunicação mais limitada, orientada e frequente. De acordo com Teobaldo de Souza Andrade (1993), o veículo de comunicação dirigida é dividido em quatro grupos, entre eles, os aproximativos. Identifique-os:

  • A.

    correspondência; mala direta; manuais; publicações; relatórios; periódicos.

  • B.

    congressos e convenções; conferências; conversas; entrevistas; discursos.

  • C.

    praça de esportes; auditório; biblioteca; museus; ambulatórios.

  • D.

    álbum seriado; fitas magnéticas; alarmes; pinturas; diagramas.

  • E.

    quadro de avisos; cartaz/banner; caixa de sugestões; comunicado de imprensa.

O mais importante componente do novo sistema de comunicação, a mídia de comunicação de massa, embora difundida em diferentes ritmos pelos diversos países, com grandes ou com os maiores efeitos educacionais, publicitários e políticos é:

  • A.

    o rádio;

  • B.

    a televisão;

  • C.

    o livro;

  • D.

    o jornal;

  • E.

    o Estado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...