Questões de Comunicação Social do ano 2012

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Em relação ao plano de mídia para uma campanha publicitária, é correto afirmar:

  • A.

    Focal group corresponde à eleição do público que será atingido pelas mensagens da campanha veiculada nos canais eleitos.

  • B.

    Posicionamento são as variáveis econômicas para assegurar vantagens à marca em relação à imagem de marca dos concorrentes.

  • C.

    Tática de mídia é a parte do Plano que traça o caminho para atingir os objetivos delineados, utilizando os meios escolhidos e seguindo um cronograma de veiculação.

  • D.

    Objetivo de mídia refere-se à quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com determinada intensidade de veiculação e durante determinado período.

  • E.

    Estratégia de mídia corresponde ao detalhamento de onde as peças serão veiculadas, do número de inserções, de pessoas atingidas e dos valores que serão investidos.

Em relação às pesquisas que visam a aferição da opinião pública, Pierre Bourdieu defende que:

  • A.

    qualquer pesquisa de opinião supõe que todo mundo pode ter uma opinião.

  • B.

    todas as opiniões têm valor.

  • C.

    o simples fato de se colocar a mesma questão a todo mundo, está implícita a hipótese de que há um consenso sobre os problemas, ou seja, que há um acordo sobre as questões que merecem ser colocadas para se obter um opinião.

  • D.

    nos moldes expostos pela mídia, a opinião pública não existe.

  • E.

    a opinião pública é a somatória das opiniões individuais.

Em relação ao Planejamento de Mídia é correto dizer que

  • A.

    O marketing direto se caracteriza por apresentar testemunhais endossados por apresentadores, ações promocionais dentro de programas, músicas cantadas pela plateira presente ao programa de TV ou rádio e outras ações que não se enquadram nas formas tradicionais de marketing.

  • B.

    Backlight são os painéis laterais dos prédios. Os anúncios podem ser constituídos de impressão digital por ploter em telas de lonas que são estendidas e afixadas na parede do prédio.

  • C.

    Empena é um painel com a impressão do anúncio em ploter em tela ou lona translúcida. Tem qualidade de reprodução fotográfica e boa visibilidade durante o dia e a noite.

  • D.

    Mídia extensiva corresponde a formas de veiculação de mensagem publicitária em meios de comunicação que não pertencem aos meios de comunicação tradicionais (TV, rádio, jornal, revista e cinema), à mídia exterior (outdoor, painéis e mobiliário urbano) ou à internet.

  • E.

    Neopaper é o nome dado a cartaz produzido com papel YUPO, que tem pouca durabilidade, motivo porque deve ser empregado em campanhas de pouca duração. Esses cartazes devem ser afixados em locais protegido das intempéries.

O analista de uma house agency, ao ler o relatório encaminhado pela agência de publicidade contratada, comentou que a pesquisa do Day-after-recall mostrava que o custo do GRP está acima do planejado. Isto é, o analista reclama que

  • A.

    os dados de pesquisa realizada no dia seguinte à veiculação de um comercial de TV para avaliar o nível de recall havia superado o planejamento de custo para atingir 1% da audiência do veículo.

  • B.

    o recall medido pela pesquisa feita após a primeira exposição da peça publicitária não atendia o plano aprovado, que esperava um custo bruto inferior para atingir 1% dos assinantes.

  • C.

    a memorização de detalhes do produto apontado pela pesquisa de recall apresentava um custo exagerado para atingir mil consumidores.

  • D.

    a empresa esperava que pelo menos 1% da audiência tivesse uma resposta de compra do produto, o que não foi comprovado pela pesquisa.

  • E.

    somente 1% dos expectadores submetidos à exposição do comercial do produto conseguiu ter alguma lembrança das suas qualidades, em relação ao concorrente, no dia seguinte à veiculação.

Entre as características das revistas contemporâneas, é necessário destacar a sua função de informar, instruir e divertir. As revistas estabelecem relações com o leitor e oferecem a chamada “prestação de serviço”, fator fundamental para atrair o público. Em relação aos princípios de um projeto de revista, analise as assertivas abaixo.

I. Revista é relacionamento e deve ser pensada para o leitor.

II. O leitor real deve ser comparado ao leitor ideal.

III. Pesquisas de mercado dão dicas sobre caminhos, mas não devem ser “camisas de força”.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

A televisão sempre esteve na agenda dos estudos culturais. De fato, eles foram a primeira escola teórica a reconhecer a presença da TV no cotidiano e a desenvolver um repertório de ideias para uma leitura crítica do meio. Há uma dupla natureza: a televisão como uma tecnologia de comunicação e como um elemento de produção cultural. Sobre a relação entre a televisão e a mídia, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A televisão, como qualquer mídia, tem suas próprias características tecnológicas que enquadram a mensagem. Essas limitações acabaram por criar um estilo próprio da televisão, um tipo particular de produtos.

  • B.

    Os códigos de televisão usados para organizar uma mensagem são estruturas fixas. Eles incorporam antigos estilos e modelos, e a própria tecnologia tende a criar novas formas culturais na televisão, ainda que os programas possam existir sem essas tecnologias.

  • C.

    Não há fronteiras definidas na relação dos códigos da mídia com a vida cotidiana. E, por outro lado, as mensagens da mídia – programas de TV, notícias, propagandas – são criadas por pessoas igualmente vinculadas a esses códigos.

  • D.

    “Ler” televisão é desmontar os códigos e ler os textos da mídia, ver o que eles dizem, mas também como diferentes indivíduos/ grupos fazem diferentes leituras da mesma mensagem.

Sobre a presença de uma citação indireta no texto jornalístico publicado em um site jornalístico, é correto afirmar:

  • A.

    deve ser usada no lead, exclusivamente.

  • B.

    poderá estar presente em qualquer parte do texto.

  • C.

    deverá estar presente apenas no lead, obrigatoriamente.

  • D.

    deverá estar presente apenas no sublead, obrigatoriamente.

  • E.

    não deve ser usada em nenhuma parte do texto, obrigatoriamente.

Em um site jornalístico uma das reportagens possui um link de audioslides.

Assinale a alternativa que pode ser relacionada a audioslides.

  • A.

    Sinônimo de censura prévia.

  • B.

    Formato que une fotos e áudios.

  • C.

    Frisar imagens de vídeo, exclusivamente.

  • D.

    Fotografias em alta resolução, exclusivamente.

  • E.

    Áudio editado de entrevistas de arquivo, exclusivamente.

Sobre o emprego de intertítulos em textos jornalísticos que serão veiculados em um site de fluxo contínuo, é correto afirmar:

  • A.

    Não é obrigatório.

  • B.

    São sinônimo de manchetes.

  • C.

    É obrigatório entre o lead e sublead.

  • D.

    Não devem estar presentes, obrigatoriamente.

  • E.

    Devem ser usados em notícias da editoria de saúde, exclusivamente.

Sobre os links que podem acompanhar a publicação de uma notícia na internet, é correto afirmar:

  • A.

    São usados em suítes, exclusivamente.

  • B.

    Devem ser colocados no lead, obrigatoriamente.

  • C.

    Podem ser inseridos em qualquer parte do texto.

  • D.

    Não devem ultrapassar a dois links de texto, obrigatoriamente.

  • E.

    Não devem conter infográficos, obrigatoriamente.

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