Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Comunicação Pública é a comunicação formal que realiza a troca e o compartilhamento de informações de utilidade pública, colabora na manutenção do lugar social, e cuja responsabilidade é das instituições públicas (Zémmor, La Communication Publique, 1995: 5). Considerando esse ponto de vista, o objetivo que NÃO faz parte da Comunicação Pública é

  • A.

    estabelecer uma relação de diálogo de forma a permitir que o serviço público atenda às necessidades do cidadão de maneira mais precisa.

  • B.

    apresentar e promover cada um dos serviços oferecidos pela administração pública.

  • C.

    tornar conhecidas as instituições interna e externamente.

  • D.

    desenvolver campanhas de informação e ações de comunicação de interesse geral.

  • E.

    tornar o debate público desnecessário com a discussão feita pelo próprio poder.

Considere:

I. Apêndice: Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

II. Anexo: Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

III. Colofão: Indicação, no final do livro ou folheto, do nome do impressor, local e data da impressão e, eventualmente, outras características tipográficas da obra.

IV. Epígrafe: Texto em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.

V. Posfácio: Matéria informativa ou explicativa, posterior à conclusão do texto que, de alguma forma, altere ou confirme seu conteúdo.

De acordo com as normas da ABNT para livros e folhetos, estão corretas APENAS as definições:

  • A.

    III, IV e V.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I, III e V.

  • D.

    IV e V.

  • E.

    II, III, IV e V.

Os sinais de revisão  significam, respectivamente,

  • A.

    abrir parágrafo, abrir espaço e ordenar letras.

  • B.

    reduzir espaço, aumentar entrelinha e transpor palavras.

  • C.

    aumentar entrelinha, abrir espaço e ordenar letras.

  • D.

    abrir espaço, abrir parágrafo e transpor palavras.

  • E.

    transpor palavras, abrir espaço e abrir parágrafo.

Com relação à comunicação dirigida e aos públicos de uma instituição, julgue os próximos itens.

Os conceitos de comunicação dirigida e de comunicação de massa são intercambiáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à comunicação pública.

As funções da comunicação pública não se restringem aos objetivos e às estratégias da administração estatal, estando também relacionadas ao debate público, à tomada de consciência do cidadão e aos anseios da sociedade por mudanças.

  • C. Certo
  • E. Errado

A estrutura de comunicação em órgãos públicos deve ser profissionalizada. Isso significa que:

  • A. Deve ter um comando único para preservar a harmonia das linguagens, contando com serviços de assessoria de imprensa, relações públicas, publicidade e propaganda, de forma articulada.
  • B.

    Todos os prestadores de serviço devem ser concursados.

  • C.

    Toda a estrutura deve ser montada por meio de licitação.

  • D.

    Não são admitidos cargos em comissão.

  • E.

    As áreas de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade e propaganda devem agir de forma independente para realizar diagnósticos mais precisos.

A respeito do tema liderança, é correto afirmar que o líder

  • A.

    situacional não assume responsabilidade, não toma direção efetiva das coisas e prefere deixar que a situação seja “naturalmente” resolvida.

  • B.

    indeciso é aquele que assume a liderança em momentos que favorecem o seu estilo; o seu comportamento se molda a diferentes situações; possui um estilo adequado para cada problema.

  • C.

    emergente é aquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir o grupo aos objetivos diretamente relacionados a uma situação específica.

  • D.

    liberal é o que se preocupa com participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo e pondera antes de agir.

  • E.

    democrático participa o mínimo possível do processo administrativo; dá total liberdade ao grupo para traçar diretrizes; apresenta apenas alternativas, não soluções.

  • A.

    branding

  • B.

    segmento

  • C.

    posicionamento

  • D.

    marketing

  • E.

    target

  • A.

    O Modelo Harvard estabelece uma lista de diversos fatores a serem analisados em relação aos cinco elementos que definem a concorrência no setor.

  • B.

    A Análise de Cenários fundamenta-se na descrição detalhada de possíveis ambientes futuros no que se refere à economia, sociedade, política e tecnologia, dentre outros.

  • C.

    O Modelo de Porter consiste na avaliação equilibrada das características ambientais internas (pontos fortes e fracos) e externas (ameaças e oportunidades).

  • D.

    No Modelo BCG, o eixo posição de negócios é fruto da análise de diversos fatores: participação no mercado, crescimento da participação, capacidade de produção e capacidade gerencial.

  • E.

    O Modelo GE/McKinsey trabalha com a matriz de crescimento versus participação, e a posição de produtos ou unidades estratégicas de negócios. Em um quadro estabelece uma classificação, de acordo com o confronto entre as matrizes em estrela, abacaxi, vaca leiteira e oportunidade.

O fluxo de negócios é a troca permanente de produtos por dinheiro, e a deste por sua vez, por matérias primas que irão produzir novamente os mesmos produtos para serem consumidos novamente. Esse fluxo de negócios é subdividido em quatro grupos distintos, que são:

  • A.

    Produção, Distribuição, Financiamento, Controle.

  • B.

    Controle, Preço, Produção, Produto.

  • C.

    Financiamento, Produção, Produto, Praça.

  • D.

    Distribuição, Controle, Preço, Financiamento.

  • E.

    Produto, Financiamento, Distribuição, Praça.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...