Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Comunicação Pública é a comunicação formal que realiza a troca e o compartilhamento de informações de utilidade pública, colabora na manutenção do lugar social, e cuja responsabilidade é das instituições públicas (Zémmor, La Communication Publique, 1995: 5). Considerando esse ponto de vista, o objetivo que NÃO faz parte da Comunicação Pública é
estabelecer uma relação de diálogo de forma a permitir que o serviço público atenda às necessidades do cidadão de maneira mais precisa.
apresentar e promover cada um dos serviços oferecidos pela administração pública.
tornar conhecidas as instituições interna e externamente.
desenvolver campanhas de informação e ações de comunicação de interesse geral.
tornar o debate público desnecessário com a discussão feita pelo próprio poder.
Considere:
I. Apêndice: Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.
II. Anexo: Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.
III. Colofão: Indicação, no final do livro ou folheto, do nome do impressor, local e data da impressão e, eventualmente, outras características tipográficas da obra.
IV. Epígrafe: Texto em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.
V. Posfácio: Matéria informativa ou explicativa, posterior à conclusão do texto que, de alguma forma, altere ou confirme seu conteúdo.
De acordo com as normas da ABNT para livros e folhetos, estão corretas APENAS as definições:
III, IV e V.
I e II.
I, III e V.
IV e V.
II, III, IV e V.
Os sinais de revisão significam, respectivamente,
abrir parágrafo, abrir espaço e ordenar letras.
reduzir espaço, aumentar entrelinha e transpor palavras.
aumentar entrelinha, abrir espaço e ordenar letras.
abrir espaço, abrir parágrafo e transpor palavras.
transpor palavras, abrir espaço e abrir parágrafo.
Com relação à comunicação dirigida e aos públicos de uma instituição, julgue os próximos itens.
Os conceitos de comunicação dirigida e de comunicação de massa são intercambiáveis.
Julgue os próximos itens, relativos à comunicação pública.
As funções da comunicação pública não se restringem aos objetivos e às estratégias da administração estatal, estando também relacionadas ao debate público, à tomada de consciência do cidadão e aos anseios da sociedade por mudanças.
A estrutura de comunicação em órgãos públicos deve ser profissionalizada. Isso significa que:
Todos os prestadores de serviço devem ser concursados.
Toda a estrutura deve ser montada por meio de licitação.
Não são admitidos cargos em comissão.
As áreas de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade e propaganda devem agir de forma independente para realizar diagnósticos mais precisos.
A respeito do tema liderança, é correto afirmar que o líder
situacional não assume responsabilidade, não toma direção efetiva das coisas e prefere deixar que a situação seja naturalmente resolvida.
indeciso é aquele que assume a liderança em momentos que favorecem o seu estilo; o seu comportamento se molda a diferentes situações; possui um estilo adequado para cada problema.
emergente é aquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir o grupo aos objetivos diretamente relacionados a uma situação específica.
liberal é o que se preocupa com participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo e pondera antes de agir.
democrático participa o mínimo possível do processo administrativo; dá total liberdade ao grupo para traçar diretrizes; apresenta apenas alternativas, não soluções.
branding
segmento
posicionamento
marketing
target
O Modelo Harvard estabelece uma lista de diversos fatores a serem analisados em relação aos cinco elementos que definem a concorrência no setor.
A Análise de Cenários fundamenta-se na descrição detalhada de possíveis ambientes futuros no que se refere à economia, sociedade, política e tecnologia, dentre outros.
O Modelo de Porter consiste na avaliação equilibrada das características ambientais internas (pontos fortes e fracos) e externas (ameaças e oportunidades).
No Modelo BCG, o eixo posição de negócios é fruto da análise de diversos fatores: participação no mercado, crescimento da participação, capacidade de produção e capacidade gerencial.
O Modelo GE/McKinsey trabalha com a matriz de crescimento versus participação, e a posição de produtos ou unidades estratégicas de negócios. Em um quadro estabelece uma classificação, de acordo com o confronto entre as matrizes em estrela, abacaxi, vaca leiteira e oportunidade.
O fluxo de negócios é a troca permanente de produtos por dinheiro, e a deste por sua vez, por matérias primas que irão produzir novamente os mesmos produtos para serem consumidos novamente. Esse fluxo de negócios é subdividido em quatro grupos distintos, que são:
Produção, Distribuição, Financiamento, Controle.
Controle, Preço, Produção, Produto.
Financiamento, Produção, Produto, Praça.
Distribuição, Controle, Preço, Financiamento.
Produto, Financiamento, Distribuição, Praça.
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