Questões de Comunicação Social do ano 2012

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Para o pesquisador M.F.Westphal, há um tipo de pesquisa qualitativa usada por cientistas sociais e pesquisadores de mercado com objetivos diferentes. Os primeiros pretendem observar o processo através do qual participantes especialmente selecionados respondem às questões da pesquisa para que, posteriormente, possam os dados serem teoricamente interpretados. A pesquisa de mercado busca propostas imediatas e custos reduzidos. Através do trabalho com grupo procura-se apreender a psicodinâmica das motivações, para imediata obtenção de lucro. Esse tipo de investigação científica com grupos é chamado de

  • A.

    Satisfação de Cliente.

  • B.

    Segmentação.

  • C.

    Imagem.

  • D.

    Comportamento do Consumidor.

  • E.

    Grupos Focais.

Acerca de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.

O grupo focal é uma ferramenta de pesquisa quantitativa que auxilia a identificação de tendências e do foco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.

A pesquisa de opinião pública é um tipo de pesquisa pouco utilizado na área de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há um método de pesquisa mais adequado para avaliar: conceitos e atributos de novos produtos; gerar hipóteses sobre opiniões, costumes, crenças, valores, experiências, atitudes e estilos de vida; gerar ideias criativas para o desenvolvimento de campanhas de propaganda; gerar informação útil para estruturar um questionário de pesquisa; e ajudar a interpretar informações oriundas de uma pesquisa quantitativa. Trata-se do Método de

  • A.

    Pesquisa em Profundidade.

  • B.

    Focus Grupo.

  • C.

    Pesquisa de Audiência.

  • D.

    Pesquisa Ad Hoc.

  • E.

    Painéis de Consumidor.

A respeito de métodos e técnicas de pesquisa, indique a opção incorreta.

  • A.

    A entrevista em profundidade não permite testar hipóteses, dar tratamento estatístico às informações, definir a amplitude ou a quantidade de um fenômeno.

  • B.

    A observação participante realizada para investigar fenômenos de comunicação em comunidades ou regiões também é chamada de etnografi a de mídia, etnografi a de audiência ou etnografi a de recepção. A observação participante é uma metodologia utilizada para descobrir os comportamentos, usos e interpretações que faz o público dos meios de comunicação social.

  • C.

    O estudo de caso não deve ser confundido com pesquisa qualitativa, pois também pode incluir ou ser limitado a evidências quantitativas.

  • D.

    Grupos focais são um tipo de pesquisa qualitativa que tem como objetivo perceber os aspectos valorativos e normativos que são referência de um determinado grupo. O maior interesse do pesquisador, neste tipo de pesquisa, é compreender o grupo para generalizar os resultados para a sociedade.

  • E.

    A auditoria de imagem é um instrumento ou metodologia para avaliar a presença e a imagem de uma organização junto a determinados públicos ou à opinião pública. Como conjunto de técnicas ou metodologias, busca aferir a percepção que os públicos têm da organização.

As variáveis de mídia fazem parte do planejamento, onde se cruzam vários fatores importantes para o sucesso de uma campanha. O planejamento é um trabalho que junta o custo de uma campanha, com a criatividade e o tempo da mesma. O raciocínio básico de mídia pode ser reduzido nas variáveis abaixo, exceto:

  • A.

    Alcance.

  • B.

    Distribuição.

  • C.

    Frequência.

  • D.

    Continuidade.

No gerenciamento da reputação, os recursos da organização, se raros, de valor, de difícil imitação e de substituição imperfeita, são influentes para a

  • A. análise semiótica.
  • B. vantagem competitiva.
  • C. variante imagética.
  • D. visão diferenciada.
  • E. retenção monológica.

O primeiro passo na organização de um evento é a definição do conceito, o que significa

  • A. convidar as personalidades e confirmar sua presença.
  • B. definir o que será o evento e qual é a sua ideia básica.
  • C. contratar o pessoal de apoio que trabalhará no evento.
  • D. mandar imprimir um convite diferenciado e chamativo.
  • E. reservar um local exótico para a realização do evento.

Entre as técnicas de soluções de conflitos com comunidades, várias estratégias podem ser tomadas. A sensibilidade às solicitações da comunidade e aos assuntos emergentes em tempo oportuno constitui-se como estratégia de:

  • A. diálogo e paciência.
  • B. saber ouvir.
  • C. liderança visível.
  • D. receptividade.
  • E. cumprir promessas.

O planejamento de um evento possui três etapas, a saber: pré-evento, o evento em si e o pós-evento. São atividades exclusivas da etapa de pré-evento:

  • A. distribuição de folders, definição do mestre de cerimônia e clipagem.
  • B. confirmação dos convidados, checagem do som e divulgação interna.
  • C. contratação de recepcionistas, seleção de vídeo institucional e avaliação.
  • D. livro de registro de presença, envio de carta de agradecimento e divulgação interna.
  • E. listagem de convidados, comunicação para a diretoria e instalação de som e vídeo.
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