Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Devido ao fracasso das estruturas tradicionais em lidar com certas condições especiais, novas formas de organizar foram idealizadas, às quais se atribui a denominação inovativas afirmam Vasconcelos e Hemsle (1986). Assinale a alternativa que caracteriza uma estrutura inovadora e matriarcal de organização.
Estrutura hierárquica bem definida.
Alto nível de especialização.
Unidade de comando.
Baixo nível de especialização.
Comunicação vertical.
Um planejamento formal pode trazer muitos benefícios para todos os tipos de empresa, grandes e pequenas, novas e maduras (Kotler, 1998). Assinale a opção que define planejamento estratégico, segundo o referido autor.
Processo de desenvolvimento e manutenção de um ajuste estratégico entre os objetivos e as capacidades da empresa e as oportunidades de mercado.
Estratégia de crescimento que consiste na identificação e no desenvolvimento de novos segmentos de mercado para seus atuais produtos.
Processo que transforma as estratégias e os planos de marketing em ações para atingir os objetivos estratégicos.
Processo de mensuração e de avaliação dos resultados das estratégias e dos planos de marketing para assegurar que os objetivos sejam atingidos.
Análise de sugestões para novos produtos, com o objetivo de localizar as boas ideias e abandonar as fracas assim que possível.
Diante dela, o cliente busca manter uma boa imagem, procurando aceitação, respeito, interesse ou atração.Oenunciado faz referência à:
Comunicação institucional.
Opinião pública.
Assessoria de imprensa.
Controle de informação.
Entrevista coletiva.
De acordo com o Manual de Integridade Pública e Fortalecimento da Gestão, a Administração Pública deve adotar atitude proativa, publicando, na medida do possível, todas as informações referentes à gestão pública e à aplicação dos recursos públicos. Deve, também, oferecer amplo acesso dos cidadãos a essas informações, sem que seja necessário requisitar esses dados ou enfrentar qualquer tipo de obstáculo para obtê-los.Adescrição caracteriza uma comunicação que tem base no(na):
negligência social.
transparência e no compromisso com a cidadania.
improbidade administrativa.
sustentabilidade.
endomarketing.
A expressão Comunicação Pública é utilizada em vários sentidos. Um dos mais utilizados, inclusive no Brasil, designa as ações de comunicação social das várias esferas do poder público. Os seguintes enunciados referem-se a essa acepção.
I. A comunicação pública é uma forma de construir a agenda pública, prestar contas, mobilizar a população para a execução de políticas públicas e promover o debate público.
II. A comunicação promovida pelos governos de quaisquer níveis se utiliza de diversos instrumentos, inclusive de campanhas publicitárias e de utilidade pública.
III. As ações de comunicação desenvolvidas pelos governos tradicionalmente envolvem o uso dos meios de comunicação social (a mídia), mas recentemente passou a utilizar também instrumentos comuns na comunicação corporativa como os 0800, call centers, e as chamadas novas mídias.
Dos enunciados acima,
apenas o I está correto.
apenas o II está correto.
apenas o III está correto.
todos estão corretos.
nenhum está correto.
As atividades de jornalismo, relações públicas e publicidade integram o campo da comunicação social, mas têm especificidades que as distinguem. Entre as opções abaixo, assinale a correta.
O jornalismo é a única das três atividades que envolve responsabilidade social e, por isso, para o seu exercício, é exigido o diploma de curso superior.
O jornalismo é produzido sob a pressão do tempo e por isso pode cometer erros sem ser responsabilizado por suas consequências.
Relações públicas são o esforço deliberado, planifi cado, coeso e contínuo da alta administração, para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização, pública ou privada, e seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente.
A publicidade tem por objetivo vender produtos e serviços, sendo, por isso, a única atividade de comunicação a contar com um código de ética cujo cumprimento é supervisionado pelo Conselho de Autorregulamentação (Conar).
Para poder exercer Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, o brasileiro deve concluir um curso de Comunicação Social em instituição que ofereça as três habilitações.
Segundo o World Wide Web Consortium (W3C), há duas linguagens-base para a construção de páginas Web. Enquanto uma foca na estruturação das páginas, a outra é utilizada para descrever a apresentação das páginas da Web, incluindo fontes. A esta última linguagem dá-se o nome de
XML.
HTML.
XHTML.
CSS.
Webfonts.
À prática que combina a aplicação de esquemas de navegação, organização, rotulagem e busca com o objetivo de facilitar as tarefas do usuário e o acesso intuitivo aos conteúdos dá-se o nome de
Usabilidade.
Webdesign.
Card sorting.
Arquitetura de informação.
Fpattern.
O revisor de textos de um jornal encontrou nas diferentes seções do periódico as frases relacionadas a seguir.
A frase escrita de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa é:A Defesa Civil disse que houveram muitas vítimas das chuvas.
Candidatos ficaram frente a frente durante o debate.
País freiou o crescimento econômico.
Crise será superada daqui há duas décadas.
Todos integrantes de torcidas organizadas assistem os jogos unidos.
A construção de uma dimensão intersubjetiva é abordada quando se discute a realidade. A imagem reforça uma ilusão do real, que é fácil de perceber porque se credita no ao vivo a condição de real. A essência da reality TV é colocar a vida cotidiana na mídia, ou seja, midiatizar o cotidiano. Reality show é todo programa de televisão baseado na vida real, no qual os acontecimentos retratados são fruto da realidade e as pessoas não fazem parte de um enredo ficcional. Em relação a este estilo de produção audiovisual, assinale a alternativa incorreta.
Há um componente emocional muito forte. Na cultura da mídia, a fama leva à fama.
Criam-se duas modalidades distintas: o reality show que se baseia em algum talento, e o explora, ou na vida pessoal. Desta forma, não há metalinguagem, que se faz presente em outras produções televisivas.
A autorreferência leva para além dos limites do programa. Ela mostra que o modelo de reality TV se reafirma como um modelo específico de teledramaturgia.
A barreira entre real e ficcional é quebrada. Dilui-se a barreira simbólica existente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...