Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Devido ao fracasso das estruturas tradicionais em lidar com certas condições especiais, novas formas de organizar foram idealizadas, às quais se atribui a denominação inovativas” – afirmam Vasconcelos e Hemsle (1986). Assinale a alternativa que caracteriza uma estrutura inovadora e matriarcal de organização.

  • A.

    Estrutura hierárquica bem definida.

  • B.

    Alto nível de especialização.

  • C.

    Unidade de comando.

  • D.

    Baixo nível de especialização.

  • E.

    Comunicação vertical.

“Um planejamento formal pode trazer muitos benefícios para todos os tipos de empresa, grandes e pequenas, novas e maduras” (Kotler, 1998). Assinale a opção que define planejamento estratégico, segundo o referido autor.

  • A.

    Processo de desenvolvimento e manutenção de um ajuste estratégico entre os objetivos e as capacidades da empresa e as oportunidades de mercado.

  • B.

    Estratégia de crescimento que consiste na identificação e no desenvolvimento de novos segmentos de mercado para seus atuais produtos.

  • C.

    Processo que transforma as estratégias e os planos de marketing em ações para atingir os objetivos estratégicos.

  • D.

    Processo de mensuração e de avaliação dos resultados das estratégias e dos planos de marketing para assegurar que os objetivos sejam atingidos.

  • E.

    Análise de sugestões para novos produtos, com o objetivo de localizar as boas ideias e abandonar as fracas assim que possível.

“Diante dela, o cliente busca manter uma boa imagem, procurando aceitação, respeito, interesse ou atração”.Oenunciado faz referência à:

  • A.

    Comunicação institucional.

  • B.

    Opinião pública.

  • C.

    Assessoria de imprensa.

  • D.

    Controle de informação.

  • E.

    Entrevista coletiva.

De acordo com o Manual de Integridade Pública e Fortalecimento da Gestão, “a Administração Pública deve adotar atitude proativa, publicando, na medida do possível, todas as informações referentes à gestão pública e à aplicação dos recursos públicos. Deve, também, oferecer amplo acesso dos cidadãos a essas informações, sem que seja necessário requisitar esses dados ou enfrentar qualquer tipo de obstáculo para obtê-los”.Adescrição caracteriza uma comunicação que tem base no(na):

  • A.

    negligência social.

  • B.

    transparência e no compromisso com a cidadania.

  • C.

    improbidade administrativa.

  • D.

    sustentabilidade.

  • E.

    endomarketing.

A expressão “Comunicação Pública” é utilizada em vários sentidos. Um dos mais utilizados, inclusive no Brasil, designa as ações de comunicação social das várias esferas do poder público. Os seguintes enunciados referem-se a essa acepção.

I. A comunicação pública é uma forma de construir a agenda pública, prestar contas, mobilizar a população para a execução de políticas públicas e promover o debate público.

II. A comunicação promovida pelos governos de quaisquer níveis se utiliza de diversos instrumentos, inclusive de campanhas publicitárias e de utilidade pública.

III. As ações de comunicação desenvolvidas pelos governos tradicionalmente envolvem o uso dos meios de comunicação social (a mídia), mas recentemente passou a utilizar também instrumentos comuns na comunicação corporativa como os 0800, call centers, e as chamadas novas mídias.

Dos enunciados acima,

  • A.

    apenas o I está correto.

  • B.

    apenas o II está correto.

  • C.

    apenas o III está correto.

  • D.

    todos estão corretos.

  • E.

    nenhum está correto.

As atividades de jornalismo, relações públicas e publicidade integram o campo da comunicação social, mas têm especificidades que as distinguem. Entre as opções abaixo, assinale a correta.

  • A.

    O jornalismo é a única das três atividades que envolve responsabilidade social e, por isso, para o seu exercício, é exigido o diploma de curso superior.

  • B.

    O jornalismo é produzido sob a pressão do tempo e por isso pode cometer erros sem ser responsabilizado por suas consequências.

  • C.

    Relações públicas são o esforço deliberado, planifi cado, coeso e contínuo da alta administração, para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização, pública ou privada, e seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente.

  • D.

    A publicidade tem por objetivo vender produtos e serviços, sendo, por isso, a única atividade de comunicação a contar com um código de ética cujo cumprimento é supervisionado pelo Conselho de Autorregulamentação (Conar).

  • E.

    Para poder exercer Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, o brasileiro deve concluir um curso de Comunicação Social em instituição que ofereça as três habilitações.

Segundo o World Wide Web Consortium (W3C), há duas linguagens-base para a construção de páginas Web. Enquanto uma foca na estruturação das páginas, a outra é utilizada para descrever a apresentação das páginas da Web, incluindo fontes. A esta última linguagem dá-se o nome de

  • A.

    XML.

  • B.

    HTML.

  • C.

    XHTML.

  • D.

    CSS.

  • E.

    Webfonts.

À prática que combina a aplicação de esquemas de navegação, organização, rotulagem e busca com o objetivo de facilitar as tarefas do usuário e o acesso intuitivo aos conteúdos dá-se o nome de

  • A.

    Usabilidade.

  • B.

    Webdesign.

  • C.

    Card sorting.

  • D.

    Arquitetura de informação.

  • E.

    Fpattern.

O revisor de textos de um jornal encontrou nas diferentes seções do periódico as frases relacionadas a seguir.

A frase escrita de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa é:

  • A.

    A Defesa Civil disse que houveram muitas vítimas das chuvas.

  • B.

    Candidatos ficaram frente a frente durante o debate.

  • C.

    País freiou o crescimento econômico.

  • D.

    Crise será superada daqui há duas décadas.

  • E.

    Todos integrantes de torcidas organizadas assistem os jogos unidos.

A construção de uma dimensão intersubjetiva é abordada quando se discute a realidade. A imagem reforça uma ilusão do real, que é fácil de perceber porque se credita no “ao vivo” a condição de real. A essência da reality TV é colocar a vida cotidiana na mídia, ou seja, midiatizar o cotidiano. Reality show é todo programa de televisão baseado na vida real, no qual os acontecimentos retratados são fruto da realidade e as pessoas não fazem parte de um enredo ficcional. Em relação a este estilo de produção audiovisual, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Há um componente emocional muito forte. Na cultura da mídia, a fama leva à fama.

  • B.

    Criam-se duas modalidades distintas: o reality show que se baseia em algum talento, e o explora, ou na vida pessoal. Desta forma, não há metalinguagem, que se faz presente em outras produções televisivas.

  • C.

    A autorreferência leva para além dos limites do programa. Ela mostra que o modelo de reality TV se reafirma como um modelo específico de teledramaturgia.

  • D.

    A barreira entre real e ficcional é quebrada. Dilui-se a barreira simbólica existente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...