Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Alguns princípios básicos na condução do processo de relacionamento do assessor de imprensa com os jornalistas são os seguintes, EXCETO:
Nunca sonegar informações.
Transparência nas relações com a imprensa. Administrar os conflitos.
Pedir para ler a matéria antes de sua veiculação.
Agir como um facilitador, interlocutor e mediador nas relações do jornalista com a instituição e as fontes.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Analise estas afirmativas referentes à postura do entrevistado pela imprensa e assinale com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas:
( ) Ser objetivo nas respostas. Procurar ao máximo responder diretamente o que o jornalista pergunta, para só depois fazer qualquer tipo de ponderação.
( ) Justificar cada afirmação com dados consistentes, usando de forma inteligente os números, percentuais e as estatísticas recolhidas durante a fase de preparação para a entrevista.
( ) Usar vocabulário que possa ser compreendido pelo grande público, usando tecnicismos e anglicismos, que facilitam a comunicação.
( ) Ser didático e paciente, quando a entrevista aborda assuntos técnicos e o(s) jornalista(s) não é (são) especializado(s).
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras:
V-V-F-V.
V-V-V-F.
F-V-F-F.
F-F-V-V.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Considerando que uma das atividades do assessor de imprensa é orientar o assessorado, que será entrevistado pela mídia, todas as seguintes alternativas são corretas, EXCETO:
Verificar se as declarações vão ser transcritas ipsis verbis em forma de diálogo ( pingue-pongue), com perguntas e respostas seguidas.
O entrevistado deve manter o espírito de cooperação e não se limitar a dizer sim, não, talvez, mais ou menos ou pode ser.
O entrevistado pode ter junto de si, ou menos ou mais assessores, pois para o repórter é indiferente. Só há uma condição: o assessor não deve ser daquelas pessoas que impeçam o entrevistado de falar por si próprio.
Uma alternativa para o entrevistado que não sabe o que responder ao repórter pode ser chutar a resposta.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Analise os seguintes itens referentes ao check-list que o jornalista de Assessoria de Imprensa deve fazer diária ou semanalmente:
I. Leitura de jornais, revistas e publicações dirigidas.
II. Escuta de rádio e televisão (se houver).
III. Propagandas veiculadas na TV.
IV. Pautas que podem ser realizadas para os diversos veículos.
A partir desta análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas:
I e II estão corretas.
II e III estão corretas.
I e IV estão corretas.
I, II e IV estão corretas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Analise estas afirmativas referentes à atuação do assessor de imprensa no gerenciamento de crise. Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Uma providência prática em situação de crise empresarial é criar textos-padrão para serem utilizados no caso de crises previstas.
( ) Para administrar a versão da crise devem-se levantar todos os dados com a maior transparência e fixar estratégia de esclarecimento. Podem-se utilizar explicações diretas aos jornalistas e press releases.
( ) Uma boa comunicação não significa apenas press releases, noticiários e entrevistas coletivas.
( ) Para gerenciar a versão da crise deve-se usar sempre uma nota paga.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras
V-V-V-F.
V-V-F-F.
F-V-F-F.
F-V-V-F.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Numa cidade, com população de aproximadamente 30 mil habitantes, uma grande empresa do ramo de Engenharia Química é responsável pela produção de um creme dental que há pouco tempo foi lançado no mercado, mas que já se tem projetado como um grande sucesso de vendas na região. A expectativa inicial do Departamento Comercial da empresa era de obter êxito local para expandir o produto a outras regiões do país, por isso uma extensa campanha publicitária já havia sido iniciada. No entanto, durante o processo de envasamento das substâncias químicas, técnicos da empresa constataram uma reação anormal do produto. Esta mesma mistura já havia sido utilizada para a produção dos últimos 20 lotes de produtos (equivalente a 60 mil caixas), os quais já estavam sendo entregues aos mercados da região.
Haja vista a situação, qual o procedimento correto a ser tomado pela Assessoria de Comunicação da empresa citada, tendo como base seus princípios éticos da profissão?
Para evitar o caos social e não arriscar a imagem da empresa, o plano de comunicação deve ser voltado a um novo produto e o assunto relacionado ao creme dental deve ser mantido em sigilo.
Obter informações sobre a quais mercados chegou o produto supostamente contaminado e o número de vendas em cada localidade para informar o público alvo e informar corretamente a imprensa.
Antecipar-se junto aos veículos de comunicação de massa através da emissão de releases explicando o ocorrido.
Zelar pela imagem da empresa. Informar a população somente através de materiais gráficos, boletins informativos e demais alternativas de comunicação que a empresa pode oferecer, sem avisar a imprensa.
Continuar a divulgação do creme dental como se nada tivesse acontecido.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
No Brasil, a atuação das assessorias de imprensa vai além de sua função básica de administração do trânsito de informações e do relacionamento entre jornalistas e fontes de informação. Esta situação se explica porque:
a área de comunicação organizacional, que tem as suas especificidades, abriu o campo de atuação desses profissionais;
a atividade desses profissionais se voltou para as áreas de Relações Públicas e de administração dos Recursos Humanos;
o mercado entende que esses profissionais podem atuar nos campos específicos do marketing e do patrocínio;
esses profissionais sabem que, maior que a preocupação com imprensa, é sua boa atuação como vendedor;
o surgimento das mídias sociais fez com que a atividade desses profissionais não fosse mais necessária.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
À atividade de uma assessoria de imprensa que consiste em "confirmar o recebimento de um material de divulgação, o aproveitamento de um assunto no noticiário ou a presença dos veículos de comunicação em uma entrevista coletiva dá-se o nome de:
checklist;
multilogue;
follow up;
position paper;
media training.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Assinale a alternativa que define o procedimento correto do assessor de imprensa que acaba de divulgar um press release com informações que demandarão dados complementares por parte dos jornalistas.
Enviar estes dados cerca de uma hora após a remessa do press release original e checar o recebimento apenas no horário de fechamento dos veículos.
Impedir a divulgação desses dados até que dois veículos do mesmo segmento demonstrem interesse por eles.
Priorizar o envio desses dados apenas para a mídia impressa, uma vez que o telejornalismo e o radiojornalismo não necessitam de dados exatos.
Nunca segmentar os dados de acordo com os interesses regionais, mesmo nos casos em que a divulgação ocorre em todo o país.
Organizar os documentos sobre esses dados, para que eles sejam disponibilizados e acessados rapidamente quando forem solicitados por um veículo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Um press release convida a imprensa para uma entrevista coletiva com determinada autoridade e um especialista, avisando que serão divulgados, sob embargo, os dados de uma pesquisa inédita no país. Neste caso, a expressão "sob embargo" significa que:
as reportagens com os dados e as informações da pesquisa devem ser veiculadas apenas depois da entrevista coletiva;
os jornalistas só poderão ter acesso aos dados e informações se comparecem fisicamente à entrevista coletiva;
a divulgação dos dados e informações de interesse da mídia nacional será feita de acordo com o perfil e a linguagem de cada veículo;
os veículos apenas publicarão os dados da pesquisa sob a forma de notas curtas, criando alarmismo sobre a entrevista que ainda será concedida;
o acesso de jornalistas de vários veículos ao mesmo conteúdo é a garantia de que as reportagens veiculadas serão idênticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...