Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma assessoria de comunicação divulga, para a imprensa em geral, um texto com informações básicas sobre o tema, o personagem central, a data, o horário e o local de uma entrevista coletiva referente a um assunto de interesse nacional. Em relação à tipologia dos press releases, este texto caracteriza um:

  • A.

    comunicado;

  • B.

    aviso de pauta;

  • C.

    release segmentado;

  • D.

    boletim de pauta;

  • E.

    release de cobertura.

As informações enviadas por e-mail sob a forma de press releases e sugestões de pauta têm mais chance de despertar o interesse da mídia quando:

  • A.

    são encaminhadas para o veículo certo, independentemente da editoria;

  • B.

    são encaminhadas para a editoria certa, independentemente do veículo;

  • C.

    a lista de jornalistas destinatários permanece a mesma por muito tempo, devido à alta rotatividade nas redações;

  • D.

    se dirigem ao maior número possível de jornalistas na estrutura de cada redação;

  • E.

    o assessor conhece e respeita os prazos de fechamento de cada veículo.

Para atualizar um mailing list personalizado, o assessor de imprensa deve:

  • A.

    checar o expediente dos veículos;

  • B.

    telefonar para o editor chefe de cada veículo;

  • C.

    enviar e-mails diários à redação, até obter a informação desejada;

  • D.

    distribuir brindes e solicitar retorno;

  • E.

    recorrer aos colegas com os quais possua laços de amizade.

O documento conhecido como “auditoria de imagem” é resultado da análise comparativa entre as informações divulgadas pela assessoria de imprensa e o que foi publicado na mídia. Sua característica principal é a apresentação de um relatório com dados sobre:

  • A.

    o comportamento da imprensa em relação à empresa, durante um período de tempo indeterminado;

  • B.

    as ações de divulgação jornalística de uma empresa, o mercado em que ela atua e a sua concorrência;

  • C.

    os fatores que sintetizam e minimizam o aproveitamento positivo ou negativo do material enviado à imprensa;

  • D.

    a economia das ações de divulgação, comparandose o espaço das notícias com os preços do anúncio publicitário;

  • E.

    as dificuldades dos assessores de imprensa na divulgação da imagem institucional da organização.

A respeito das entrevistas coletivas, analise as afirmativas a seguir 

I – A convocação de uma entrevista coletiva é um recurso útil em situações de emergência e crise, quando as empresas começam a ser procuradas, concomitantemente, por um grande número de profissionais de imprensa. 

II – O anúncio das regras do encontro e sua duração, a apresentação da(s) fonte(s), os questionamentos dos jornalistas e a distribuição de press-kits aos profissionais de imprensa integram o ritual da  entrevista coletiva.

III – Antes ou depois de uma entrevista coletiva, é obrigação dos entrevistados realizarem o atendimento individual a alguns jornalistas, em função dos prazos de fechamento, das diferentes naturezas dos veículos e de sua imagem no mercado.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I estiver correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa III estiver correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Com relação à comunicação dirigida e aos públicos de uma instituição, julgue os próximos itens.

Entre os públicos estratégicos das organizações não se incluem os grupos ambientalistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.

A minoria dos jornalistas brasileiros atua nas assessorias de imprensa das organizações do país.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.

No Brasil, é prática corrente entre os profissionais da área de comunicação trabalhar, simultaneamente, na assessoria de comunicação e no veículo de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.

A imagem do assessor de imprensa depende de sua credibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.

A assessoria de imprensa volta-se à gestão do relacionamento e da informação entre as fontes de informação e a imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...