Questões de Comunicação Social do ano 2012

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Considerando a interface entre as relações públicas e a administração de empresas e organizações, julgue os itens que se seguem.

As ações de relações públicas e as de comunicação administrativa, por serem dissociáveis em seus objetivos, não se integram no composto de comunicação organizacional de uma empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a interface entre as relações públicas e a administração de empresas e organizações, julgue os itens que se seguem.

Cabe ao profissional de relações públicas esclarecer seus assessorados acerca da obrigatoriedade de gratuidade das ações de relações públicas aos seus destinatários (públicos internos e externos da organização).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a interface entre as relações públicas e a administração de empresas e organizações, julgue os itens que se seguem.

Ao profissional de relações públicas compete coordenar esforços em prol da reputação corporativa da organização a que presta serviços, a despeito de as ações de relações públicas independerem das ações de responsabilidades social, financeira e ambiental, que são coordenadas por divisões específicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a interface entre as relações públicas e a administração de empresas e organizações, julgue os itens que se seguem.

As certificações que atestam a responsabilidade social de uma organização não consistem em diferenciais qualitativos que propiciam o acesso ao mercado de capitais, visto que balanço social e balanço contábil apresentam resultados distintos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à formação da reputação corporativa de uma organização, julgue os próximos itens.

A imagem corporativa, um retrato que o público constrói de uma organização, pode ser influenciada pelas experiências do público com a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de imagem institucional, julgue os itens subsecutivos.

A administração pública estadual e a municipal, para a criação de suas identidades visuais, o que inclui marca, logomarca e logotipo, sujeitam-se aos padrões gráficos gerais estabelecidos pelas instruções normativas da Presidência da República relativas à publicidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a relação entre identidade e imagem institucional, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Identidade e imagem institucional são palavras diferentes para explicar o mesmo conceito.

  • B.

    A identidade de uma empresa corresponde a como se dão as relações entre seus funcionários, parceiros e públicos, o que a distingue das demais, enquanto sua imagem seria a visão que se tem dela, que pode ser produto da imaginação, consciente ou inconsciente.

  • C.

    A identidade de uma empresa é a soma de suas características físicas fundamentais, como a estrutura predial, a localização e o que produz, enquanto sua imagem está relacionada à logomarca, cores e design utilizados nas publicações de divulgação.

  • D.

    A identidade é o conjunto de sistemas que identificam a instituição, por meio de recursos visuais, como logomarcas, tipos de caracteres, cores e slogans. Já a imagem está relacionada ao sentimento de percepção da marca.

  • E.

    Identidade é o mesmo que cultura organizacional, enquanto a imagem é a forma como se divulga essa cultura de forma sempre positiva.

Refere-se ao papel, políticas, responsabilidades e funcionamento das organizações, ligadas geralmente à projeção da imagem e à consolidação da identidade de uma organização.

  • A.

    Técnicas de oratória, comunicação não-verbal, dicas estéticas em relação a como se vestir e se arrumar para a ocasião, além de simulações de entrevistas com câmeras e gravadores.

  • B.

    Acompanhamento regular do entrevistado nas ocasiões de entrevista, para posterior avaliação de quanto tempo ele conseguiu ficar no ar ou a quantidade de informações que foram publicadas.

  • C.

    Técnicas de oratória, comunicação não verbal, simulações de entrevistas com câmeras e gravadores, além de avaliações de quanto tempo o assessorado consegue ficar no ar ou a quantidade de informações que são publicadas de acordo com seus interesses.

  • D.

    Conceito de notícia e rotinas produtivas dos veículos de comunicação, identificação de perfis profissionais dos jornalistas, técnicas de oratória, uso da voz, comunicação não-verbal, dicas estéticas em relação a como se vestir e se arrumar para a ocasião, além de simulações de entrevistas com câmeras e gravadores.

  • E.

    Técnicas de aproximação com os gestores dos veículos de comunicação, de relacionamento com os jornalistas mais importantes, além de técnicas de oratória e apresentação pessoal.

O relacionamento de uma organização com a imprensa envolve gestores, assessores de imprensa e jornalistas, além dos próprios veículos de comunicação. Para o relacionamento com a imprensa, é recomendável ao assessor:

  • A.

    Tentar constantemente que sua organização seja notícia, valorizar os veículos de alcance nacional e com maior tiragem, produzir releases periodicamente, atender com agilidade e qualidade.

  • B.

    Conquistar credibilidade, preparar permanentemente fontes e porta-vozes, não se deixar submeter totalmente pela agenda da imprensa, atuar com planejamento, com segmentação, regionalização e individualização, valorizar a pauta, atender com agilidade e qualidade.

  • C.

    Investir na aproximação com os gestores dos veículos de comunicação e no relacionamento com os jornalistas mais importantes, além de produzir releases periodicamente e atender com agilidade e qualidade.

  • D.

    Preparar permanentemente fontes e porta-vozes, produzir releases periodicamente, atender com agilidade e qualidade, avaliar quantitativamente as inserções de seu assessorado na mídia.

  • E.

    Atender com rapidez e agilidade a imprensa ao ser procurado, enviar diariamente releases aos veículos de comunicação de maior abrangência e circulação, preparar permanentemente fontes e porta-vozes.

No caso de crises ou conflitos entre a organização e a imprensa, cabe ao assessor de imprensa:

  • A.

    Agir de forma reativa com agilidade, buscando contatos com os gestores dos veículos de comunicação e com os jornalistas mais acessíveis nas principais redações, para emplacar reportagens positivas sobre a organização.

  • B.

    Atuar de forma neutra, sem tomar partido, e esperar o momento de crise passar para retomar os contatos com os veículos de comunicação e restabelecer um enquadramento positivo sobre a organização.

  • C.

    Agir de forma reativa com agilidade, dar entrevistas pessoalmente para evitar mais desgaste entre os gestores da organização e os repórteres, além de prevenir declarações que possam alimentar a crise.

  • D.

    Evitar as entrevistas, enviando notas oficiais e releases explicativos, para evitar desgaste entre a organização e os repórteres, além de prevenir declarações que possam alimentar a crise.

  • E.

    Atuar como um gestor do conflito, permitindo acesso da imprensa às fontes e informações da organização de forma planejada, ao mesmo tempo em que dialoga com os jornalistas, esclarecendo incorreções ou abordagens equivocadas. Sua atuação, porém, não deve se restringir ao momento de crise, mas na formulação de estratégias comunicativas da organização.

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