Questões de Comunicação Social do ano 2012

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No Brasil, a grande imprensa está concentrada em poucos e grandes grupos empresariais, que controlam diferentes mídias e veículos. Outro fenômeno que deve ser notado pelo assessor de imprensa é:

  • A.

    A crescente nacionalização dos meios, que faz com que os assessores possam adquirir os mailings de todos os veículos para disparar seus releases com mais frequência, buscando abranger todo o território.

  • B.

    A maior centralização dos contatos de mídia, que facilita o acesso via gestores dos veículos, para atingir todos os públicos de maneira massificada.

  • C.

    A crescente massificação, que requer conteúdos de fácil entendimento e multimidiáticos, que possam ser aproveitados em várias mídias.

  • D.

    O fortalecimento do teor comercial dos contatos e relacionamentos entre organizações e imprensa, criando produtos que atendam aos interesses de todos. As publicações comerciais se travestem de notícia e ajudam a aumentar a credibilidade das organizações.

  • E.

    A crescente segmentação, que requer a formatação de conteúdos visando públicos específicos, atraindo anunciantes focados nos mesmos segmentos. Isso exige personalização dos contatos com editores específicos de cada área.

Os contatos estratégicos de uma assessoria de imprensa devem ser:

  • A.

    Comerciais, para acertar acordos de cooperação; diplomáticos, para entregar brindes e presentes a editores e gerentes de redação; operacionais, para atualizar-se sobre nomes, funções, telefones e e-mails; técnicos, para atualizar-se sobre processos, interesses editoriais e horários de fechamento; de pauta, para sugerir temas de reportagens.

  • B.

    Operacionais, para se atualizar sobre nomes, funções, telefones e e-mails; de pauta, para sugerir temas de reportagens; encontros entre fonte e jornalista, para estreitar laços sem visar publicações imediatas; diplomáticos, para acertar acordos de cooperação comercial com os gestores do veículo.

  • C.

    Operacionais, para se atualizar sobre nomes, funções, telefones e e-mails; de pauta, para sugerir temas de reportagens; diplomáticos, para entregar brindes e presentes a editores e gerentes de redação; comerciais, para acertar acordos de cooperação com os gestores.

  • D.

    Operacionais, para atualizar nomes, funções, telefones e e-mails; técnicos, para atualizar-se sobre processos, interesses editoriais e horários de fechamento; de pauta, para sugerir temas de reportagens; de prospecção, para sentir como a organização é percebida ou a conjuntura política; encontros entre fonte e jornalista, para estreitar laços sem visar publicações imediatas.

  • E.

    Periódicos, com regularidade e frequência para que a organização não saia de pauta; generalizados, enviando materiais a todos os veículos e editores sem distinção; comerciais, estabelecendo contato direto com os gestores dos veículos para parcerias comerciais; jornalísticos, com envio constante de sugestões de pauta para todas as editorias de cada veículo.

Sobre as entrevistas coletivas, é CORRETO afirmar:

  • A.

    São a forma mais utilizada e prática para divulgar um tema, reunindo jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo. Requerem ambiente adequado e preparação da fonte para o atendimento, além da distribuição de material adicional em press kit.

  • B.

    São a forma mais utilizada para divulgar um tema que requer várias fontes, dando entrevista ao mesmo tempo aos inúmeros veículos de imprensa. Indicadas para a divulgação de projetos, contratos ou lançamentos que envolvam várias corporações, ou entidades privadas e estatais. Requerem ambiente adequado e preparação da fonte para o atendimento, além da distribuição de material adicional em press kit.

  • C.

    Só devem ser organizadas em casos extraordinários, quando há necessidade de reunir jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo, para passar informações de interesse público imediato, ou para a divulgação de projetos, contratos ou lançamentos de grande abrangência. Estão em desuso, por demandarem muito tempo e mobilização.

  • D.

    Deixaram de ser realizadas com o advento das novas tecnologias, já que é possível entrevistar várias fontes em vídeoconferência e transmitir ao vivo para os veículos de imprensa. Ainda se utiliza o envio de press kit para complementar as informações.

  • E.

    Devem ser realizadas com regularidade no caso de grandes corporações. São uma oportunidade de estreitar laços com os jornalistas, distribuir brindes e proporcionar o encontro das fontes com a imprensa, para fortalecer o relacionamento a longo prazo.

Com relação às atribuições e atividades do assessor de imprensa, assinale a opção correta.

  • A.

    A assessoria de imprensa é parte da estratégia, tanto no nível interno como externo, da comunicação das organizações.

  • B.

    A atividade dos assessores é controlada pelas redações, que funcionam como filtro e contratam esses serviços.

  • C.

    O assessor de imprensa apresenta, de forma implícita, os fatos a partir do ponto de vista da organização assessorada.

  • D.

    A assessoria de imprensa é instrumento estratégico para aumentar a visibilidade dos leitores.

  • E.

    A assessoria de imprensa é a forma prevista pela Constituição Federal para a divulgação dos feitos de uma organização.

Assinale a opção correta no que concerne à atuação do assessor de imprensa em entrevistas coletivas.

  • A.

    O planejamento de entrevista coletiva requer checklist apurado, contendo as providências importantes, como o ensaio do assessorado com relação a eventuais perguntas embaraçosas.

  • B.

    A prática de embargo faz parte de acordo tácito entre assessor e jornalistas, de modo que nenhuma das partes faça referências, nas entrevistas, a conteúdos não estipulados previamente.

  • C.

    Jornalistas não credenciados devem ser impedidos de participar de entrevistas coletivas, para evitar a redução no tempo cronometrado para cada pergunta e resposta.

  • D.

    É lícito que o assessor de imprensa exija, antecipadamente, cópia das questões elaboradas pelos jornalistas, pois o assessorado tem o direito de prevenir-se ou mesmo eximir-se de responder às perguntas indesejáveis.

  • E.

    Em entrevista coletiva monotemática, deve-se exigir credenciamento prévio, presença de jornalistas especializados e manutenção do tema proposto pelo assessor.

Assinale a opção correta acerca da notícia institucional.

  • A.

    O fato de as assessorias produzirem press kits com informações essenciais confere credibilidade às fontes institucionais junto às redações.

  • B.

    Ao produzir notícias para a imprensa as assessorias de comunicação transformam ocorrências institucionais em acontecimentos públicos.

  • C.

    Qualquer informação institucional, desde que respeite os quesitos de legitimidade e verdade, deve ser transformada em notícia pela mídia.

  • D.

    Mesmo sendo as notícias institucionais marcadas por limitações das organizações, as assessorias condicionam o modo de produzir notícias às rotinas das redações.

  • E.

    As assessorias de imprensa integram, nas redações, a cadeia de produção de notícias institucionais exclusivas.

Com relação a house organ, assinale a opção correta.

  • A.

    Os movimentos de defesa ambiental impulsionaram a divulgação de informação com relação à atuação das organizações em áreas como meio ambiente e qualidade de produtos e serviços.

  • B.

    O jornal de empresa destinado ao público interno deve ser organizado informalmente, de modo a proporcionar a comunicação imediata com os trabalhadores e seus familiares.

  • C.

    O noticiário, em house-organ, reproduz políticas institucionais e utiliza a linguagem de relatórios e de documentos oficiais, com o objetivo de buscar alinhamento vocabular das equipes nas organizações.

  • D.

    As primeiras publicações empresariais surgiram na década de 30 do século XVIII, com o intuito de se contrapor à imprensa sindical.

  • E.

    No Brasil, o primeiro jornal empresarial foi produzido, em 1950, pela multinacional Ford, representante da indústria automobilística.

Desde a última década, o tema gestão de crise tem sido frequente em currículos e publicações. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Em momentos trágicos para uma empresa, os habituais press releases, comunicados e notas oficiais à população devem ser suspensos até o total esclarecimento dos fatos.

  • B.

    Profissionais de comunicação não estão agindo de forma pessimista quando propõem a uma empresa que, em momentos de tranquilidade, simule situações catastróficas e respectivas providências a serem ensaiadas e incluídas em um plano de gestão de crise ou de contingência.

  • C.

    Em situações de tragédia, uma das providências imediatas é a publicação de notas de esclarecimento, conjugada à ampliação de espaços publicitários e de pacotes de promoções.

  • D.

    Após um acidente de graves consequências para a reputação de uma empresa, o melhor conselho a ser dado por um assessor de imprensa aos seus assessorados é a do low profile, ou seja, quanto menos exposição pública, melhor.

  • E.

    Aproximar ao máximo os contatos com a imprensa colaborativa e oferecer aos seus dirigentes um bom agendamento publicitário são providências corretas, pois os programadores de inserções na mídia comercial não fazem distinção entre clientes que passam ou não por uma crise.

Há muitos motivos que levam uma empresa, ou uma instituição, a contratar uma Assessoria de Comunicação. Entre eles podese apontar:

I. o fortalecimento da imagem do assessorado, buscando a criação de uma massa crítica a partir do que é divulgado na mídia.

II. a defesa do assessorado ou esclarecimento ao público em geral sobre problemas ou acusações anteriormente publicados.

III. a atuação preventiva visando uma blindagem por problemas ou crises que já se sabe que vão acontecer.

IV. a reestruturação do setor produtivo, pois ele é de suma importância para o desenvolvimento da empresa em todos os seus escalões.

V. a administração do setor de Recursos Humanos, que deve investir na formação profissional do seu quadro de colaboradores.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, V e IV.

  • E.

    I, II e III.

No que se refere à área da Comunicação Social, quando uma Assessoria de Comunicação inicia o atendimento de uma empresa, é fundamental fazer um levantamento sobre

  • A.

    o assessorado, buscando todas as informações sobre seus pontos fortes e fracos, além de dados sobre a concorrência.

  • B.

    a parte contábil da empresa para evitar futuros problemas com relação aos pagamentos a serem recebidos.

  • C.

    sua atuação no mercado financeiro, pois assim poderá orientá-la melhor em suas futuras aplicações.

  • D.

    o comportamento dos dirigentes da empresa, verificando se todos agem de acordo com a ética empresarial.

  • E.

    os seus investimentos destinados à publicidade e à propaganda, visando assim a facilitar o trabalho da assessoria de imprensa.

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